Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 07.08.2019
A cidade de Miguel Pereira (RJ) irá respirar vôlei de praia pelo segundo ano seguido, recebendo de quinta-feira (08.08) a domingo (11.08) a etapa de uma estrela do Circuito Mundial 2019, da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). O município já tinha sediado o torneio em 2018, com sucesso de público, e novamente terá a arena montada na região do Lago do Javary, agora com capacidade ampliada para três mil pessoas.
Os torneios do Circuito Mundial são classificados em importância pelo número de estrelas, de uma a cinco (máximo), de acordo com a premiação e pontuação distribuídas. Assim, a parada em Miguel Pereira não renderá pontos na corrida olímpica brasileira e tem como principal objetivo oferecer a oportunidade às duplas que ainda buscam crescer no ranking internacional, mas não possuem ranking para disputa dos eventos principais.
Além dos times brasileiros, estão inscritas duplas de 10 países: Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Guatemala, Japão, Moçambique, Noruega, República Tcheca e Venezuela. As duplas precisam confirmar a inscrição no congresso técnico, na véspera das disputas.
O torneio é composto por 16 times no torneio masculino e outros 16 no torneio feminino. Os 12 mais bem colocados no ranking de entradas começam já da fase de grupos, na sexta-feira, enquanto outros quatro times saem das disputas do classificatório, espécie de pré-torneio que é realizado na quinta-feira para definir os donos das últimas vagas.
O Brasil possui oito duplas inscritas no torneio masculino e oito no feminino. Entre os homens, Harley/Luciano (DF/ES), Jô/Léo Vieira (PB/DF), Arthur Lanci/Adrielson (PR) e Hevaldo/Vinicius (CE/ES) partem da fase de grupos. Já Rafael /Renato (PB), Eduardo Davi/Maia (PR/RJ), Averaldo/Bruno (TO/AM) e Anderson Melo/Jefferson (RJ/CE) buscam a vaga no classificatório.
No feminino, estão garantidas na fase de grupos, pelo ranking de entradas, as duplas Tainá/Victoria (SE/MS), Juliana/Josi (CE/SC), Andressa/Diana (PB/RJ) e Izabel/Aline (PA/SC). Já Vitória/Val (RJ), Rafaela/Flávia Moura (PA/RJ), Teresa/Solange (CE/DF) e Pity/Fabrine (BA) buscam a vaga no classificatório.
As duplas se enfrentam na primeira fase divididas em quatro grupos de quatro times, com os primeiros de cada chave indo direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros jogam uma rodada eliminatória a mais, da repescagem. A etapa de Miguel Pereira é a 15ª de nível uma estrela na temporada 2019 do tour, rende 200 pontos no ranking mundial e um prêmio de cerca de R$ 3,5 mil aos times campeões.
A competição contará também com um polo gastronômico e música ao vivo, para que os torcedores possam aproveitar todo período na região da arena.
Em 2018, os títulos da etapa em Miguel Pereira ficaram com as romenas Adriana-Maria Matei e Beata Vaida que superaram na final as brasileiras Aline e Diana (SC/PR) por 2 sets a 0. No masculino, Vinícius e Luciano (ES) levaram o ouro com triunfo por 2 sets a 1 contra a dupla Bernat/Harley (RJ/DF), em decisão totalmente verde e amarela.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro