Por assessoria FPV
O final de semana foi decisivo no Campeonato Paranaense para as categorias Sub-15 feminino, Sub-17 feminino e Sub-16 masculino. Entre os dias 18 e 21 de setembro os times da Série B destas categorias entraram em quadra para disputar a segunda etapa e os jogos da fase final do estadual, que definiu os classificados para a Série A em 2026.
Cada competição foi realizada em uma cidade neste final de semana e movimentou 29 equipes ao todo. Em Santa Helena, no oeste do Paraná, os meninos do Sub-16 disputaram as duas vagas na elite. Também no oeste, mas em Palotina, as meninas do Sub-15 fizeram a fase final. Já em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foram disputados os jogos decisivos do Sub-17 feminino. Após 150 jogos nas três categorias, confira como foi cada uma das etapas e os seis classificados para a elite em 2026:
Festa das donas da casa no Sub-17
Em São José dos Pinhais, 10 equipes disputaram a fase final do Campeonato Paranaense Sub-17 Feminino, Série B, entre os dias 18 e 20 de setembro. Com apenas uma derrota na primeira etapa, para o Londrina Vôlei, as donas da casa chegaram embaladas para buscar uma vaga na elite da categoria.
Apesar do revés, o São José dos Pinhais/ Aiel se classificou para a fase final com a segunda melhor campanha. Na semifinal as donas da casa tiveram pela frente o Clube Curitibano. O encontro na primeira etapa foi marcado pelo equilíbrio e definido apenas no tie-break, com vitória do São José. Desta vez, valendo uma vaga na elite, as meninas da Grande Curitiba fizeram valer o fator casa e venceram por 3 a 1.

Para coroar a campanha do acesso, o São José dos Pinhais encontrou o Londrina na decisão e teve a oportunidade da revanche. Com muita disposição em quadra, as meninas de São José não deram chances às adversárias e garantiram o título com um 3 a 0 (25/17 25/18 25/23). Confira como ficou a classificação final:

Palotina e Maringá garante vaga na elite do Sub-15 feminino
A etapa final do Campeonato Paranaense Sub-15 Feminino, Série B, foi disputada em Palotina e também teve festa das donas da casa na grande final. Como apoio da torcida, o time do oeste chegou para a segunda etapa com apenas uma derrota na competição. Para aumentar a expectativa do acesso, o PM Palotina/ Pro Esporte ganhou todos os jogos da segunda etapa neste final de semana, entre os dias 19 e 21 de setembro.
Com os resultados da fase de classificação, o Palotina avançou para as semifinais com a segunda melhor campanha, atrás apenas do Authentic Vôlei Maringá. Completando as equipes da fase final, Cambé Vôlei e Santa Mônica se classificaram na terceira e quarta posição, respectivamente, e garantiram jogos emocionantes nas semifinais.
Os dois jogos que valiam vaga na final e, consequentemente o acesso, foram definidos apenas no tie-break. O Palotina bateu o Cambé com um 15 a 9 no set decisivo. Já o Authentic Vôlei Maringá teve um duelo ainda mais equilibrado com o Santa Mônica, com a vitória no tie-break por 15 a 13.
Com as vagas na Série A de 2026 garantidas, Palotina e Authentic Maringá fizeram a grande final em mais um duelo equilibrado. Porém, se na primeira fase as meninas de Maringá levaram a melhor, desta vez, foram as donas da casa que celebraram a vitória e o título. O resultado final foi 2 a 1 para o Palotina (25/22 22/25 15/6).

Confira a classificação final:

Título para Londrina no Sub-16 masculino, Série B
As nove equipes do Campeonato Paranaense Sub-16 Masculino, Série B, disputaram a etapa final entre os dias 19 e 21 de setembro em Santa Helena. Com a quinta posição na etapa classificatória, os donos da casa ficaram de fora das semifinais e viram os quatro classificados fazerem uma disputa emocionante pelas duas vagas na Série A.
Com apenas dois pontos de diferença entre o líder, PM Ribeirão do Pinhal, e o quarto colocado, Vôlei Clube Cascavel, os jogos decisivos foram emocionantes e equilibrados. No duelo entre o primeiro e o quarto, melhor para o Ribeirão do Pinhal que aplicou 3 a 1 no time do oeste. Já na outra semifinal, 3 a 1 para o AAEF Londrina diante do Associação Capanema Vôlei.

Na grande final, os meninos do Londrina enfrentaram o Ribeirão do Pinhal, que tinham vencido o duelo entre os times na primeira fase. Porém, desta vez, a festa no final foi do time de Londrina, que aplicou um 3 a 0 (25/16 25/21 25/14). Confira a classificação final:

Os campeonatos Paranaense Sub-16 Masculino, Série B, Paranaense Sub-15 Feminino, Série B, e Paranaense Sub-17 Feminino, Série B, são promovidos pela Federação Paranaense de Voleibol, com patrocínio da Itaipu Binacional e da Penalty.