Por assessoria, Thaise Oliveira
O final de semana foi de muita festa nas quadras paranaenses, principalmente para o clube Círculo Militar do Paraná. Participando de quatro campeonatos da Série A na mesma data, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro em Toledo e São José dos Pinhais, no último sábado (01) a equipe de Curitiba foi campeã em três categorias, Sub-14 feminino e Sub-15 e Sub-17 masculino. Além dos títulos estaduais, o clube ainda contou com 13 premiações individuais.
Após garantir a primeira colocação na primeira fase sem perder nenhum confronto, as atletas do Sub-14 voltaram a comandar as quadras no returno, em Toledo. Com excelentes atuações, o time feminino do Círculo Militar engatou a sequência de vitórias, todas por 2 sets a 0, e terminou o campeonato com a melhor pontuação (35). O Colégio Martin Luther/Sicred/Marechal ficou em segundo lugar com 27 pontos e o Clube Curitibano em terceiro com 24.
“Desde o início sabíamos que a entrega e dedicação teriam que nos acompanhar a cada treino. O fato de termos sido campeãs no ano passado tornou o trabalho ainda mais intenso e focado, mas elas compraram a ideia e se esforçaram muito por essa medalha. Evoluímos muito como grupo de uma etapa para outra, sacamos muito bem e como resultado do trabalho, conquistamos o bicampeonato estadual. Tenho muito orgulho das atletas que elas estão se tornando, mas, também, das mulheres que estamos ajudando a formar, com valores, respeitando umas às outras e trabalhando por um objetivo em comum”, disse a técnica Camila Silva.
RESULTADOS CAMPEONATO PARANAENSE SUB-14
No Sub-15 a trajetória foi um pouco diferente, em São José dos Pinhais. Dono da melhor campanha na primeira fase, o Círculo Militar garantiria o título direto caso terminasse em primeiro no returno, o que não aconteceu. Quem teve melhor atuação na segunda etapa foi a AVP/Dental Uni/Curitiba e o título foi decidido entre as duas equipes em uma partida final. Como era esperado, a disputa foi intensa sendo levada para o tie-break. Ao final, quem comemorou foi o Círculo com vitória por 2 sets a 1 (25/14, 18/25 e 17/15). O bronze ficou com o Santa Mônica Clube de Campo.
“A conquista foi extremamente difícil. Jogamos a primeira etapa sem saber exatamente onde poderíamos chegar e fomos crescendo na competição. Para a segunda etapa tivemos mais dificuldades que foram bravamente superadas pelos atletas que entregaram o 100% dentro e fora da quadra, mesmo com uma derrota nos jogos da chave a equipe não se abateu. A maneira como a partida final aconteceu valorizou extremamente a conquista. Após estar perdendo de 15×14 no tie-break conseguimos a virada para 17×15. Alguns estudos como filmagens e estatísticas foram fundamentais, sem eles o caminho com certeza seria mais difícil”, comentou o técnico Eduardo Lindner.
RESULTADOS CAMPEONATO PARANAENSE SUB-15
No Sub-17, também na terra do avião, outra emoção. Depois de uma grande disputa na primeira fase, São José dos Pinhais e Círculo voltaram a se enfrentar no estadual e, assim como na fase classificatória, fizeram um jogo muito acirrado de cinco sets. Com a vitória por 3 a 2 (23/25, 25/21, 25/13, 17/25 e 15/04), o Círculo Militar do Paraná conquistou o título da competição. PM Tamboara venceu a AVP/Dental Uni Curitiba e terminou em terceiro.
“Primeiramente gostaria de agradecer ao apoio e confiança dos pais dos atletas, que são os grandes incentivadores dos atletas e do esporte. Ressaltar a estrutura do clube e seus colaboradores, o círculo conta com excelentes profissionais, preparadores físicos, fisioterapeuta, estagiários da área do voleibol e o setor administrativo. Agradecimento especial ao técnico Ricardo Muniz Bientinez com quem aprendo todos dias para se tornar um profissional cada dia melhor. São 15 anos trabalhando juntos. E ao estagiário Nicolas de Oliveira Santos que se dedica exaustivamente em prol do desenvolvimento dos atletas na rotina do dia a dia”, disse o comandante.
RESULTADOS CAMPEONATO PARANAENSE SUB-17
Além dos títulos, os atletas do clube foram destaques nas três categorias, de acordo com a votação dos técnicos. No Sub-14, Julia Luppi (levantadora), Clara Lawrenz (ponteira e mais valiosa atleta) e Mariana Cortes (central). No Sub-15, Henrique Gasparin (líbero), Guilherme Belon (levantador), Raul Silva (oposto) e Arthur Baumgartem (ponteiro e mais valioso atleta). No Sub-17, Gustavo Bachmann (líbero), João Baumgartem (levantador e mais valioso atleta) e Thiago Ribeiro (oposto).
Sobre os resultados conquistados, Lindner afirma ser fruto de um trabalho intenso e coletivo. “O Círculo Militar do Paraná é um clube formador. O trabalho para descobrir os atletas e evoluir para que cheguem ao nível competitivo não é fácil. O histórico de resultados do clube vem confirmar que estamos no caminho correto. Jogar boas competições relacionadas a número de jogos e qualidade técnica, contar com colaboradores em várias áreas ligadas ao esporte, fisioterapeutas, preparadores físicos e administrativos, organização estrutural e dedicação ao extremo são fatores que contribuem para que os resultados apareçam. Em nossa instituição valorizamos o atleta que treina semanalmente para representar o clube”, finalizou.
Os Campeonatos Paranaenses Sub-14, Sub-15 e Sub-17, Série A, são realizados pela Federação Paranaense de Voleibol (FPV) com patrocínio da Penalty.