Por assessoria, Thaise Oliveira
A categoria de base da Unilife/Maringá tem garantido ótimos resultados em quadra na temporada. Além de conquistar dois títulos nacionais nos Jogos da Juventude Brasileiro, em Aracaju (SE), os times maringaenses, feminino e masculino, comemoraram títulos dentro do estado: Jogos Escolares, Jogos da Juventude e Paranaense Sub-19, Série A.
Na última semana, as duas equipes encerraram os Campeonatos Paranaenses Sub-19, Série A, da melhor maneira. Em Cascavel, o time masculino sagrou-se campeão invicto após vencer Nova Esperança por 3 sets a 0 (25/18, 25/22 e 25/15). Durante a competição, foram 19 jogos disputados, todos com vitória da Unilife/Maringá. Comprovando a ótima campanha, além de liderar as três etapas, o grupo perdeu apenas dois sets, em um tie-break contra AABB/Cascavel (25/15, 25/21, 16/25, 26/28, 15/8) na fase classificatória.
Já o time feminino surpreendeu na etapa final. Na primeira, em Toledo, a equipe terminou na 4ª colocação, com 17 pontos em oito jogos, e o líder foi Marechal com 21. Na segunda, em Paranaguá, Maringá assumiu a vice-liderança com 37 pontos, quatro a menos que o Clube Curitibano.
Nas quartas de final, Maringá eliminou São José dos Pinhais após vencer o confronto por 3 sets a 1 (25/17, 25/14, 15/25 e 25/13). Na semi, outro 3 a 1 (16/25, 25/22, 25/23 e 26/24), contra o Clube Curitibano. A final, diante o Colégio Martin Luther/Sicoob/Marechal, uma partida bem equilibrada vencida por 3 a 0 com parciais de 25/21, 25/23 e 25/20.
“Foram duas conquistas muito importante. O Campeonato Paranaense Série A traz tudo que há de melhor no voleibol paranaense. Todas as equipes que investem na base e tem o trabalho consolidado estão presente na Série A. Ter vencido nos dois naipes mostra toda sequência do trabalho desenvolvido em Maringá. O campeonato feminino foi muito equilibrado, com no mínimo cinco equipes com total condição de brigar pelo título, e nós conseguimos na reta final encaixar bem a equipe e vencer jogos decisivos e nos consagramos campeões. No masculino demonstramos uma consistência durante todo o campeonato e o título veio de forma invicta”, disse Aldori Junior.
Aldori ainda falou sobre a conquista dos outros campeonatos na temporada. “Consolidando todo esse trabalho vencemos as três principais competições do estado dentro do naipe masculino e feminino. Campeões dos Jogos da Juventude, dos Jogos Escolares e do Paranaense Sub-19, Série A. Isso é de alegria imensa para todos os técnicos e gestores do projeto. E para abrilhantar mais o ano da nossa base, vencemos os Jogos da Juventude Brasileiro (em Aracaju) no masculino e feminino o que mostra, ainda mais, a força do voleibol dentro do nosso estado”.
Com boas campanhas também no Campeonato Paranaense Adulto, Série A, o qual lidera no feminino e é o terceiro no masculino, além da participação na Superliga feminina, o técnico Aldori falou da importância de ter um grupo forte em todas as categorias auxiliando no desenvolvimento dos atletas visando o futuro do voleibol estadual e nacional. “Maringá é uma cidade apaixonada pelo esporte. Tendo a Superliga como referência você cria expectativa de crescimento de jovens por meio do esporte. A Superliga vem com uma equipe mais sólida, para brigar pelos playoffs. Ter as atletas da base presentes no dia a dia podendo avaliar, três já integram a equipe adulta, mostra que o esporte realmente transforma vidas e esse sonho passa de ser apenas algo distante, mas algo mais próximo para as nossas jovens atletas que sonham em se profissionalizar e conquistar o futuro através do voleibol”, finalizou.
Confira todos os resultados das duas equipes no Paranaense Sub-19, Série A.
Além dos títulos coletivos, alguns atletas maringaenses foram eleitos os melhores em suas posições e premiados individualmente.
Seleção do Campeonato Paranaense Sub-19 feminino, Série A.
Líbero: Ana Bento (Marechal)
Levantadora: Isabella Constantine (Clube Curitibano)
Oposta: Manoela Forlin (Clube Curitibano)
Ponteiras: Sabrina de Paula (Unilife/Maringá) e Luana Gadza (Clube Curitibano)
Central: Isabella Ramos (São José dos Pinhais) e Maria Eduarda Mota (Unilife/Maringá)
Mais valiosa atleta: Ana Bento (Marechal)
Seleção do Campeonato Paranaense Sub-19 masculino, Série A.
Líbero: Henrique Moreira (Círculo Militar do Paraná)
Levantador: Kauã Silva (Unilife/Maringá)
Oposto: Paulo Silva (Nova Esperança)
Ponteiros: Matheus Vasconcelos (Unilife/Maringá) e Fábio Silva Junior (Nova Esperança)
Centrais: João Tavares (Unilife/Maringá) e João Damasceno (Nova Esperança)
Mais valioso atleta: Kauã Silva (Unilife/Maringá)
O Campeonato Paranaense Sub-19, Série A, é uma realização da Federação Paranaense de Voleibol (FPV) com patrocínio da Penalty.