Colégio Global de Umuarama, finalista do voleibol nos Jogos Escolares do Paraná. (foto: Diego Pereira)
Duas partidas definiram os finalistas do voleibol masculino, na tarde desta sexta-feira (24.07), nos 62º Jogos Escolares do Paraná (JEPs). A final do maior campeonato esportivo escolar da América Latina vai reunir as equipes do Colégio Global de Umuarama e o João Mondrone de Medianeira, sábado (25.07), a partir das 9h30. Os jogos serão disputados no ginásio Madre Josafata, no centro de Apucarana, região Norte do Estado.
Na primeira semifinal, o Colégio Global de Umuarama derrotou o Dom Bosco Ahú de Curitiba por 3 sets a 0, parciais de 25/16, 25/18 e 25/15 em 1h10 de jogo. Depois da partida, o treinador Amaury Nogueira comemorou a quarta final de Jogos Escolares da sua equipe.
â??Hoje foi muito pegado, o adversário impõe respeito mas nossa equipe estava no dia dela. No jogo promovi algumas mudanças táticas porque sei que o Eduardo (treinador adversário) estuda muito as equipes. Com a mudança mudou o sistema de marcação deles e acho que foi aà que conseguimos vencerâ?, explica Amaury, que avisa. â??Esta será nossa quarta final de Jogos Escolares e estamos muito confiantes. Fomos campeões da categoria B em 2012 e, na A, fizemos a duas últimas finaisâ?.
Equipe de Medianeira conquistou a vaga para a final dos Jogos Escolares. (foto: Diego Pereira)
No outro jogo, a equipe do Colégio Estadual João Mondrone de Medianeira, na região Oeste do Paraná, derrotou por 3 sets a 0, parciais de 25/22, 28/26 e 25/16 em 1h25 de partida, a equipe do Colégio Estadual Dr. DuÃlio Beltrão de Tamboara, revelação do campeonato.
Após o jogo o treinador Magrão comentou a vitória. â??Hoje foi um bom jogo, muito movimentado e difÃcil mas o time se saiu bem. Encaixamos os saques e o passe saiu, mas houve alguns pontos que ainda precisam ser arrumados. Amanhã é final e acredito que nosso time tem totais condições de chegar ao tÃtulo da competiçãoâ?, disse Magrão.
A decisão do terceiro lugar será entre as equipes de Curitiba e Tamboara, às 8h30, no Madre Josafata.
Limpeza do ginásio é destaque no voleibol
Sêo José, o zelador mais caprichoso do Paraná (foto: Diego Pereira)
A limpeza do ginásio Madre Josafata, local que recebeu a abertura e os jogos de vôlei dos JEPs, merece destaque. Em todos os dias de disputa o que mais chamou a atenção no local foi a higiene de todas as áreas do ginásio, dos sanitários à área de jogo.
O responsável por tamanha assiduidade é o senhor José Adilson de Almeida, 53, porteiro e zelador do ginásio há mais de seis anos. Fanático por futebol, o corintiano disse que jogou bola até os 32 anos, quando teve que parar por problemas no joelho.
Mineiro natural de Poté, está morando em Apucarana há 8 anos. Segundo ele, o trabalho é uma extensão da casa das pessoas. â??Se gosto da minha casa limpa, também gosto do meu local de trabalho assim. Dedico-me porque quero que todos que venham até aqui sintam-se em casa e possam desfrutar de um local limpo. Tem coisa melhor que isso?â?, pergunta José.
Em todos esses dias não foi raro vê-lo limpando com álcool gel todos os corrimões e varrendo com um vassourão as arquibancadas, que chegam a brilhar, literalmente, de tão limpas. â??Esta questão da limpeza veio ainda mais à tona depois da Copa do Mundo, quando vi a torcida do Japão limpando os estádios após os jogos. Isso me inspirou para fazer aqui tambémâ?, explica.
Sobre os Jogos Escolares, Sêo José já escolheu até um time favorito. â??Estou achando excelente a cidade receber este grande evento, esporte sempre é maravilhoso, ainda mais nessa idade da garotada. Principalmente ontem e hoje já vi que o nÃvel aumentou. Mas estou mesmo impressionado com a equipe de Umuarama. O treinador é o melhor que já vi, ele não deixa o time para baixo e cobra muito a molecada. Gostei do estilo deles e vou torcer para que eles cheguem à finalâ?, disse o pé quente José.
– –
Fonte: Jogos Escolares do Paraná