Defesa e ataque: equipe de Palotina foi eficiente em todos os fundamentos na final do campeonato (foto: Diego Pereira)
Uma virada incrÃvel definiu a equipe campeã do naipe feminino do voleibol na categoria B (12 a 14 anos) dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), neste sábado (25.07), em Apucarana. Num jogo digno dos grandes duelos do esporte de base, o Colégio CecÃlia Meireles de Palotina, região Oeste do Estado, conquistou o tÃtulo do campeonato ao derrotar o Colégio Dom Bosco Ahú, de Curitiba, pelo placar de 3 sets a 2, com parciais de 18/25, 12/25, 25/18, 25/18 e 15/10 em 2 horas de jogo.
Após perder os dois primeiros sets o time campeão não se entregou e, logo no começo do terceiro, o treinador Márcio Braga organizou a defesa e o time encaixou o passe, que fez a diferença na distribuição do jogo, e dificultou a vida da defesa curitibana. O destaque do campeonato foi a ponteira Isabella Laurindo, de Palotina, que foi muito bem na final e anotou mais de 40 pontos no jogo.
Isabella Laurindo, atleta destaque do voleibol feminino na categoria B dos Jogos Escolares do Paraná 2015 (foto: Diego Pereira)
No quarto set novo domÃnio palotinense. Desta vez, além do passe encaixando e as defensoras indo firme nas bolas, o saque do CecÃlia Meireles também foi primordial e abalou o passe do Dom Bosco. Nesta etapa, só neste fundamento, a equipe marcou 7 pontos. Até que veio o tie break e logo no começo Palotina já abriu 7 a 2. A partir daà as meninas de Curitiba tiveram que correr atrás do placar para conter a â??fome de bolaâ? das oponentes. Não conseguiram.
Para o treinador campeão foi difÃcil conter a emoção ao fim do jogo. â??Elas foram maravilhosas, jogaram muito bem e com certeza foi o melhor jogo da competição. Time de guerreiras que não se entregou e quando precisamos das nossas forças, correspondemosâ?, disse Márcio, que comemorou muito o primeiro tÃtulo do Colégio CecÃlia Meireles nos Jogos Escolares do Paraná e, também, a vaga para representar o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude, em Fortaleza, de 3 a 12 de setembro. O evento é realizado pelo Comitê OlÃmpico Brasileiro (COB).
Como sempre, em qualquer equipe do mundo, a chateação toma conta de quem perde. Mesmo assim o treinador Gilson Brun, do Dom Bosco, saiu satisfeito com a medalha de prata. â??Ã? aquilo que eu falei, a emoção toma conta e aà tudo pode acontecer. Perdemos e ficamos em segundo, paciência. Ano que vem estaremos novamente aqui e as meninas também jogam outras competições. O voleibol não paraâ?, disse Brun.
Decisão de 3º
Na partida que definiu a terceira colocada dos Jogos Escolares, a equipe do Colégio Positivo de Telêmaco Borba venceu o Souza Neves, de Rolândia, por 2 sets a 0 com parciais de 25/12 e 25/11, em 42 minutos de jogo.
Um dos destaques da equipe borbense, a jovem Bárbara Lemr, 13, que normalmente joga como lÃbero mas em Apucarana jogou de oposta (o regulamento da categoria B dos JEPs não permite a utilização daquela posição), também comemorou a boa colocação do seu time na competição.
â??Acho que nós fizemos o que pudemos. Existem dias de vitórias e de derrotas e infelizmente desta vez não conseguimos o tÃtulo. Mas não é isso que vai fazer nosso time desistir do sonhoâ?, afirma Bárbara.
– –
Fonte: Jogos Escolares do Paraná