O segundo dia do Campeonato Estadual Sub-17, neste sábado (01.08), definiu as finalistas do naipe feminino no torneio realizado pela Federação Paranaense de Voleibol (FPV), em Guarapuava. A final da segunda etapa será entre as equipes do Martin Luther/Marechal Cândido Rondon e Círculo Militar/Dom Bosco, domingo (02.08), às 11h15, no ginásio Joaquim Prestes, com entrada gratuita.
O equilíbrio deu a tônica da rodada decisiva. Foram dois jogos parelhos, com ralis disputados, ataques e defesas consistentes, advertências e muita vibração nos bancos de reservas, ingredientes que deram um sabor mais apimentado às decisões. Literalmente: houve sangue, suor e lágrimas nas duas partidas decisivas. Os duelos entre capital e interior prometem pegar fogo nas decisões dos primeiro e terceiro lugares.
Na primeira semifinal, um repeteco da final da primeira etapa que aconteceu em Toledo. Num jogo com quase 2h40 de duração, a equipe de Marechal chegou à final após derrotar o atual campeão, Clube Curitibano, por 3 sets a 2, parciais de 23/25, 25/21, 29/31, 25/22 e 15/12. Na partida, destaque para a superação da equipe finalista, que duas horas antes de encarar o forte time da capital veio de outro tie break, desta vez contra as meninas do Círculo Militar/Dom Bosco.
Para o treinador rondonense Miro dos Santos, esta foi a vitória da superação. “As meninas mostraram que estão com muita vontade de vencer esta etapa. Mesmo com nossa central machucada e sem a Gabi, um desfalque importante, conseguimos chegar à final. As meninas formam um grupo maravilhoso e hoje fizeram um belo jogo, um dos mais disputados dos últimos tempos. Nossos duelos contra o Curitibano sempre são muito vibrantes e isso com certeza dá uma apimentada a mais no jogo”, disse Miro, que dedicou a vitória à atleta Gabriela Lazzari, atacante que não pôde acompanhar o grupo porque ficou em Marechal recuperando-se de uma cirurgia no joelho.
Durante a partida a ponteira Milena, do Clube Curitibano, numa tentativa de salvar uma bola no fundo da quadra, acabou ferindo um dos dedos da mão, o que demandou cuidados especiais para conter o sangramento. O time sentiu a ausência da atleta, que retornou à quadra no quarto set mas não conseguiu evitar a derrota de seu time. Mesmo com o resultado negativo, os pais das meninas do Curitibano, que vieram a Guarapuava em caravana de Curitiba especialmente para torcer por suas garotas, aplaudiram e incentivaram suas filhas até o fim.
A outra partida semifinal também só foi decidida na alta temperatura tie break. E novamente o Joaquinzão presenciou uma energizante partida de voleibol entre capital e interior. Desta vez foras as curitibanas do Círculo Militar/Dom Bosco que venceram o Toledo/Avotol por 3 sets a 2 em mais de duas horas de jogo. Com o resultado, o Círculo carimbou o passaporte para a final feminina, o que deixou o treinador interino Eduardo Lindner satisfeito.
“Hoje fizemos um jogo muito difícil, onde o saque e a defesa do adversário foram muito bem, principalmente no primeiro set. Depois conseguimos melhorar o nosso saque, colocamos mais pressão no jogo e aí tudo começou a melhorar para nós. Sacamos bem e dificultamos o trabalho das centrais de Toledo, que jogaram muito bem. Agora estamos na final e tenho certeza que será um bom jogo contra Marechal”, disse Eduardo, que na semifinal substituiu o treinador Gilson Brun.
A decisão de 3º e 4º colocados, entre o Clube Curitibano e Toledo, acontece às 9h30 de domingo no ginásio da AABB. As decisões de 5º a 7º colocadas estão sendo disputadas num triangular final onde as donas da casa, que terminaram a fase de grupo na terceira colocação do grupo A, jogaram hoje contra Palotina, quarto colocado do B, e venceram por 2 sets a 0.
Na outra partida, que encerrou a rodada de sábado na AABB, Palotina encarou Medianeira e quem levou a melhor, pela segunda vez no dia, foi Medianeira, por 2 sets a 1. No domingo, abrindo a rodada, Guarapuava e Medianeira jogam às 8h30, na AABB, para definir quem termina na quinta colocação.
MASCULINO
Pelo naipe masculino quem lidera o grupo único é a equipe do Ponta Grossa/Neo Master, que neste sábado derrotou o Círculo Militar do Paraná, adversário direto pela primeira colocação por 3 sets a 0, parciais de 25/20, 25/11 e 27/25 em 1h15 de partida.
Com o resultado, Ponta Grossa chega aos 12 pontos e, invicto – foram 4 vitórias em 4 jogos –, encara a equipe do Toledo/Avotol neste domingo, às 9h30. Se confirmar o favoritismo e vencer, o time do treinador Dalmo Souza vai comemorar novamente o título, já que PG sagrou-se campeão da primeira etapa, em Toledo.
A segunda colocação do naipe masculino é do Círculo Militar, com nove pontos. Em terceiro, no critério de desempate, aparece Toledo com seis. Com a mesma pontuação que os toledanos, na quarta colocação, está o Umuarama/Colégio Global. Em quinto vem Medianeira com três e, na sexta colocação, a equipe da AVM/São Jorge do Patrocínio, que encerraram a rodada de sábado no duelo que terminou em 3 sets a 1 para Medianeira.
A segunda etapa vai encerrar no domingo com os jogos decisivos entre Umuarama x Medianeira às 8h, AVM/São Jorge do Patrocínio x Círculo Militar/Dom Bosco às 11h e, finalmente, Ponta Grossa x Toledo, também às 11h, no Joaquinzão. As outras duas partidas acontecem no ginásio da AABB.Assessoria de Imprensa FPV
Diego Pereira
41 3363-4653
41 9218-3107