Com o encerramento da rodada do Estadual Sub-15 neste sábado (29.08), foram definidas as equipes finalistas do naipe feminino na segunda etapa do campeonato realizado pela Federação Paranaense de Voleibol (FPV), em Marechal Cândido Rondon.
Na primeira semifinal, a equipe da Prefeitura de Palotina levou a melhor sobre as donas da casa do Martin Luther/Sicoob e venceram a partida por 3 sets a 1, parciais de 25/23, 2522, 22/25 e 25/19 em 1h40 de jogo. Segundo o treinador de Palotina, Marcio Braga, o resultado é uma surpresa para a equipe e até mesmo para ele. “Temos no nosso elenco apenas uma atleta 2001 (com 14 anos) e o restante todas são 2002. Sinceramente não esperávamos chegar à final, mas no decorrer do campeonato vimos que seria possível. O time foi ganhando confiança a cada jogo e agora vamos esperar nosso adversário para decidir a etapa”, disse Márcio antes de saber o resultado da outra semifinal.
Os destaques individuais da equipe de Palotina foram a central Isabella, que virou a maioria das bolas quando exigida, numa atuação de gala para que sua equipe conquistasse a boa vitória sobre as donas da casa. A central Julia também fez excelente partida e comandou as ações de bloqueio da sua equipe. Do lado de Marechal, destaque para a ponteira Gabi, exigida a todo momento pela levantadora e com bom aproveitamento nos ataques pelas pontas e no meio de rede.
Na outra semi, o clássico da capital colocou frente a frente as treinadoras Kátia Bini do Clube Curitibano e Cami Andreassy, do Círculo Militar. Por 3 sets a 2 quem fez a festa foi o Clube Curitibano que num jogo de paciência venceu com parciais de 22/25, 25/22, 25/11, 18/25 e 15/9 em 2h10 de jogo e vai decidir a etapa contra Palotina.
Segundo a treinadora Katia, a equipe se comportou bem durante toda a competição e isso fez a diferença na hora da semifinal. “Estarmos na final representa a superação do nosso time. Estamos com dois desfalques muito importantes, as duas principais meio de rede não puderam vir conosco, mas as meninas deram tudo de si e conseguimos o melhor resultado, mesmo tendo que adaptar algumas posições. Todas estão de parabéns e o resultado que tivemos aqui hoje é fruto do trabalho de toda a equipe de treinadores do Clube Curitibano”, disse Katia, referindo-se aos técnicos Dieter e Luiz Lima.
A decisão do terceiro lugar entre Marechal Cândido Rondon e Círculo Militar será às 8h15 no Martin Luther. Logo após, a final entre Palotina e Clube Curitibano vai começar às 10h, no mesmo local.
DECISÕES DE 5º A 8º
A definição da quinta colocada foi entre as equipes do Guarapuava/Guadalupe Madeiras e Impulsão/Ecocataratas/Cascavel. Quem levou a melhor por 2 sets a 1 foram as cascavelenses. Com o resultado o time do Oeste ficou na quinta posição da etapa e as guarapuavanas, em sexto.
Na decisão do sétimo lugar foi o Santa Mônica, de Curitiba, quem fez a festa. Também por 2 sets a 1, as curitibanas derrotaram o CEDUC/Palotina e ficaram com o sétimo lugar do torneio.
MASCULINO
Pelo naipe masculino são quatro equipes participando do torneio estadual. Neste sábado quatro jogos movimentaram a rodada com dois jogos por equipe. Na abertura da rodada, pela manhã, o Círculo Militar/Dom Bosco encarou a equipe do Toledo/Avotol e venceu por 3 sets a 0. No começo da tarde os curitibanos jogaram contra o Guarapuava/Vôlei Base e venceram novamente, pelo mesmo placar.
Nas outras duas partidas da rodada, Nova Esperança também venceu os dois duelos por 3 sets a 0. No primeiro derrotou Gurapuava e, no segundo, Toledo. As duas equipes (Círculo e Nova Esperança) seguem na liderança do grupo único com 6 pontos cada.
Nesse domingo (30.08) os dois times se encaram às 8h15, no ginásio Ney Braga, na decisão para ver quem termina em primeiro do grupo. Logo depois, às 12h, na partida de encerramento do campeonato, os dois times voltam a jogar, desta vez no ginásio Martin Luther, para definir quem fica com o título da segunda etapa. Caso o Círculo Militar/Dom Bosco vença, a equipe do técnico Eduardo Lindner será declarada campeã do Estadual Sub-15 sem necessidade de participar da fase final, já que os curitibanos já levaram a primeira etapa realizada em Guarapuava, em abril.
O jogo entre Toledo e Guarapuava, que vai definir o terceiro colocado da etapa, começa às 9h45 de domingo, no Ney Braga.Â
– -Â