Encerrou nesta segunda-feira (07.09) a seletiva da seleção paranaense infantil masculina (Sub-16) e feminina (Sub-15), em Ponta Grossa e Curitiba, que vai definir os atletas selecionados para disputar as Copas Semi Mielinski e Potengi Lucena, respectivamente, em Saquarema (RJ), entre 13 e 17 de outubro. Esta será a primeira vez que Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) vai realizar uma competição nacional para esta categoria.
Em Curitiba o treinamento da seleção feminina aconteceu no ginásio do Círculo Militar e reuniu 30 meninas de diversos clubes do Paraná. Desde o último sábado o treinador Gilson Brun e a comissão técnica estão avaliando as atletas e, segundo ele, o grupo já está praticamente fechado, faltando apenas algumas definições que ele espera acertar no último treino, na tarde de hoje.
“Foram dias intensos, de muito trabalho para nós e para as meninas. É com certeza um grupo muito responsável, muito bom, que representa o que temos de melhor hoje no voleibol paranaense para esta categoria. No treino pudemos observar muito bem isso: na hora dos coletivos, quando trabalhamos o volume de jogo, observamos que elas foram muito bem. Elas sabem que devem pensar o jogo e que teremos grandes desafios pela frente”, explica Gilson, que completa.
“Hoje (segunda) a tarde ainda teremos mais atividades, mas já posso adiantar que eu, a Camila (assistente técnica) e o Miro (supervisor) ficamos muito satisfeitos. É claro que quando definirmos as 12 teremos ainda mais trabalho para ajustar o time. É um grupo muito heterogêneo, com meninas de vários clubes, meninas muito boas com filosofias diferentes e que estão nos dando um trabalho enorme para definir quem viaja para o Rio de Janeiro”, avisa.
Durante a semana a comissão técnica da seleção e a Federação Paranaense de Voleibol (FPV) vão divulgar a lista definitiva de atletas da Seleção Paranaense Infantil, em ambos os naipes.
SELEÇÃO MASCULINA
A comissão técnica da seleção masculina formada pelo supervisor Ricardinho, pelo assistente André Van de Sand e pelo treinador Dalmo Souza encerrou na manhã desta segunda-feira o treinamento que define os 12 convocados para a seleção que vai disputar a Copa Semi Mielinski.
Para a seletiva a comissão técnica escalou 23 jovens atletas de diversos clubes do Paraná, que ficaram reunidos desde sábado em Ponta Grossa. Segundo o treinador Dalmo, além de identificar novos talentos do vôlei paranaense, a seletiva mostrou que o Estado está fazendo um bom trabalho no que se refere às categorias de base. “Pelo nível técnico que eles apresentaram durante o período de treinamento posso dizer que será complicado definir o grupo que vai disputar o campeonato nacional. Temos um grupo muito homogêneo, mostrando que o Paraná está fazendo um trabalho de base muito bem feito, valorizando a formação tática. Com certeza temos material humano para formar uma equipe bem competitiva”, avisa Dalmo.
Durante os treinos, o técnico optou por criar situações de jogo para ver como os atletas sairiam. “Como tinha um período curto com eles fizemos a avaliação da forma de jogo. Foram muito coletivos, com situação de jogo, e assim nós pudemos ver o desempenho deles dentro de quadra. Não que tenha nos surpreendido, mas a avaliação ficou acima da nossa expectativa. Com o time que vamos montar acho que vamos representar bem o nosso Estado”, disse Dalmo.Â
– -Â