
O campeonato mais importante do voleibol paranaense começa a ser decidido neste sábado (17.10), em Curitiba, com a primeira partida das finais entre UniBrasil e Maringá/Famma/Amavolei, valendo o título feminino da divisão especial do Campeonato Estadual Adulto. O jogo de ida da competição realizada pela Federação Paranaense de Voleibol (FPV) vai acontecer no ginásio da Secretaria do Esporte Estado (Rua Pastor Manoel Virgínio de Souza, 1020), no bairro Tarumã, às 14h30, com entrada franca.
A primeira partida acontece na casa da UniBrasil porque o time do treinador China classificou-se em segundo lugar da chave feminina, com 30 pontos. Em 16 jogos, as curitibanas conseguiram 10 vitórias e acumularam 6 derrotas. O time conta com experientes jogadoras em seu elenco, cujo ponto forte é o volume de jogo, com um ataque e defesa muito bem postados e atletas com passagem por equipes da elite do voleibol brasileiro. Mesmo assim não foi fácil chegar à classificação. Até a última rodada, a UniBrasil brigava com São José dos Pinhais para decidir quais das duas equipes enfrentariam a forte equipe de Maringá, que com pelo menos duas rodadas de antecedência já estava classificada à final.

Sobre a primeira partida em casa, o técnico China disse que seu time respeita muito a equipe visitante, mas desta vez não quer perder a chance de ser campeão após bater na trave algumas vezes. “Depois de três anos voltamos a fazer uma final de campeonato paranaense adulto, que é um dos mais relevantes do país. É importante para mim, para as atletas e para a instituição este título. Temos um projeto de seis anos que traz resultados, mas até agora não ganhamos o estadual adulto. Ficamos com dois vices recentemente e agora estamos muito confiantes numa série de vitórias contra Maringá”, disse China.
No jogo em que se enfrentaram em Curitiba no segundo turno, Maringá e UniBrasil fizeram duas das melhores partidas de toda a competição, disputadas do começo ao fim, envolvendo muita adrenalina dentro e fora de quadra. No primeiro jogo, uma partida de tirar o fôlego de qualquer um, terminado em 3 sets a 2. No segundo, um 3 a 0 com duas parciais de 26/24. Como o duelo anterior entre as equipes foi apimentado, aquela partida pode ser uma mostra do que está por vir na decisão do Campeonato Paranaense de Voleibol.

Já o líder isolado Maringá, do técnico Dema, terminou a fase classificatória com 39 pontos na tabela. Foram 13 vitórias e apenas 3 derrotas durante todo o ano. A regularidade da equipe é o ponto forte do valioso time maringaense, que conta com atletas de qualidade no elenco e com a experiência e cobrança do treinador Dema, sempre empurrando o time do banco. Caso ganhe a série de dois jogos vencedores, Maringá será tricampeã paranaense, firmando-se cada vez mais como uma das maiores campeãs do voleibol paranaense.
A segunda partida decisiva será em Maringá, dia 24 de outubro, no ginásio do Colégio Regina Mundi. Caso haja necessidade de uma terceira partida, o campeão paranaense será definido no domingo, dia 25, no mesmo local.
– -ÂÂ