O município de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, recebe neste fim de semana (7 e 8 de novembro) a final masculina da divisão especial do Campeonato Estadual Adulto da Federação Paranaense de Voleibol, o mais importante campeonato da modalidade no Estado. Para ficar com o título, a valiosa equipe da casa do ASPMA/Araucária precisa vencer o aguerrido Foz/Pisossul/COC no sábado (7) para forçar o terceiro jogo, no domingo (8). Os jogos acontecem no ginásio CSU, às 16h00 no sábado, e, se necessário, a partida de domingo será às 15h.
Na primeira partida entre as duas equipes, disputada em Foz do Iguaçu no final de outubro, quem levou a melhor foi Foz, que por 3 sets a 1 impôs a segunda derrota para Araucária em toda a competição. Na ocasião, Foz saiu perdendo o primeiro set, mas com o apoio da torcida e com as cobranças do técnico Marcos Antunes, os iguaçuenses conseguiram impor o ritmo e controlaram o jogo até a virada. Naquela partida, o levantador César, de Foz do Iguaçu, foi eleito o melhor atleta da partida.
A delegação de Foz do Iguaçu sai amanhã (sexta-feira) da tríplice fronteira com destino à Capital. Segundo o treinador Marcão, a equipe está preparada e ciente das dificuldades que têm pela frente. “Estamos preparadíssimos para a decisão, o time está empolgado, mesmo estando acostumados com isso e sabendo da tarefa difícil que temos pela frente. Ter vencido o primeiro jogo não nos deixa aliviados, até mesmo pelos momentos que passamos ao longo do campeonato. Perdemos seis pontos, mas recuperamos muito bem. Araucária fez uma campanha excelente, ganhou da gente na fase classificatória e não foi nada fácil. Ter a vantagem do último jogo em casa muda muita coisa por isso sabemos que será um jogo bem diferente do que tivemos em Foz. Mas temos boas peças de reposição e muita vontade de ganhar o título, e isso supera toda e qualquer dificuldade”, explica Marcão.
Foz chegou à final classificado em segundo lugar da chave masculina, com 14 pontos em 12 jogos. Araucária, por sua vez, fez uma campanha brilhante e perdeu apenas um jogo na fase classificatória. A equipe do treinador Everson Ribeiro somou 32 pontos em 12 jogos, e terminou a fase classificatória na liderança absoluta da competição. São estes números que aumentam a expectativa do comandante, sobretudo porque esta é a primeira vez que a equipe masculina de Araucária chega com condições de ficar com o título de campeão paranaense adulto.
“A expectativa é a melhor possível e estamos treinando forte para reverter a derrota que sofremos no primeiro jogo em Foz. Apesar de perdermos, foi um grande jogo. Eles fizeram um jogo muito acima do que apresentaram nas outras fases e essa foi uma surpresa para nós. Mas já trabalhamos muito em cima do vídeo do primeiro jogo para não cometer as mesmas falhas. Estamos preparando o time para os dois jogos e vamos bastante confiantes nas vitórias sábado e domingo. Com o apoio da nossa torcida vamos trazer este título inédito para Araucária”, disse o confiante Everson, considerando a possibilidade de haver as duas partidas.
Depois do Paranaense, a equipe araucariense vai se preparar para outro grande desafio: a participação na Superliga B. “Estamos confirmados e até já pagamos a inscrição. Agora estamos correndo atrás de patrocinadores, pois existem muitas exigências que o campeonato estadual não nos obriga, mas no da CBV sim. Estamos com alguns atletas contratados e, possivelmente, fecharemos o ano com bons reforços, de boa qualidade técnica. Estamos recorrendo a alguns reforços pontuais, porque temos uma boa base na equipe”, disse Everson, que revela. “Superliga é outra coisa e além disso, temos que respeitar a regra dos atletas juvenis. Por isso estaremos na Taça Paraná buscando reforços para jogar a Superliga. Vamos observar a categoria do juvenil para de lá trazer alguns garotos para jogar a competição”, avisa.Â
– –