
Â
O Ginásio Oscar Pereira, em Ponta Grossa, recebeu neste sábado (07) as semifinais do Campeonato Estadual Sub-17, organizado pela Federação Paranaense de Voleibol (FPV). De um lado da chave Círculo Militar/Dom Bosco, de Curitiba, contra Toledo/Avotol; do outro Águia/Neo Master/Café Lontrinha/Ponta Grossa frente ao Umuarama/Global, em jogos válidos pela semifinal do torneio.
Â
Na primeira partida, o Círculo Militar carimbou vaga na final com vitória por 3 sets a 0. No entanto, engana-se quem acha que a folga no placar final traduz facilidade. O jogo foi bastante equilibrado. Nos dois primeiros sets, os curitibanos e toledanos se revezavam na ponta do placar, com supremacia do Círculo nos momentos finais: 25 a 23 nos dois primeiros sets. No terceiro, a equipe da capital soube aproveitar o abatimento dos adversários e fechou em 25 a 15.Â
Â
Apesar da classificação à final, o técnico do Círculo Militar, Ricardinho, exige evolução para a disputa da medalha de ouro. “Nós fizemos um bom campeonato até aqui, mas hoje não conseguimos repetir nossas melhores atuações. Soubemos aproveitar as chances nos momentos cruciais, porém precisamos de mais concentração na final”.Â
Â

Â
Pelo lado do Toledo, o objetivo é de superação em busca do bronze. “Foi um jogo equilibrado, que foi decidido nos detalhes nos dois primeiros sets. Precisamos ter um pouco mais de atitude nos momentos cruciais e não se abater nas dificuldades”, avalia o técnico André Van de Sand.Â
Â
No jogo de fundo, Ponta Grossa pôs à prova o favoritismo, já que mantinha invencibilidade sem ter perdido nenhum set na competição. De início o jogo foi equilibrando, porém, os ponta-grossenses conseguiram abrir vantagem no fim dos dois sets e fizeram 2 a 0 com as parciais: 25 a 21 e 25 a 17. No terceiro , Umuarama reagiu e fechou em 25 a 19. No entanto, Ponta Grossa retomou no quarto set o voleibol de qualidade das primeiras etapas do paranaense e venceu de forma avassaladora: 25 a 10 e vaga garantida na final em casa.
Â
“Foi muito bacana poder vencer aqui, com a torcida apoiando, só que não podemos nos acomodar como aconteceu no terceiro set. Temos que estar sempre focados, principalmente para poder buscarmos o títilo”, avalia o técnico interino Jean Carlos Bobato. Ele substitui Dalmo Souza, que passa por tratamento de saúde. “Vamos em busca do título por ele”, crava Bobato.
Â
Pelo lado do Umuarama fica a certeza do dever cumprido. “O nível técnico de Ponta Grossa é superior ao nosso. No terceiro set conseguimos até fazer a diferença, mas estamos satisfeitos. Vamos em busca do bronze neste que será meu último jogo com a equipe”, revela o treinador Amauri Castro.
Â
A final e a disputa do terceiro lugar acontecem neste domingo (08), também no Ginásio Oscar Pereira, em Ponta Grossa. O bronze sai do jogo entre Toledo e Umuarama, às 9h, enquanto o ouro vai para quem vencer o duelo entre Ponta Grossa e Círculo Militar, às 10h30.
Â
– –
Â
Federação Paranaense de Voleibol
Assessoria de Imprensa
41 3363-4653
41 9218-3107
Colaboração e fotos:Â Emmanuel Fornazari/PG
NULL