Duas equipes paranaenses estão na final da 15ª Taça Paraná de Voleibol, a maior competição de clubes de base do Brasil que desde a última terça-feira acontece em São José dos Pinhais, com quase 130 equipes participantes. As finais acontecem neste domingo (15.11), a partir das 8h com a disputa do bronze, em cinco ginásios diferentes.
Na categoria infantil feminina foi a equipe do Clube Curitibano quem conquistou a sonhada vaga na decisão nacional, enquanto na infanto masculina quem carimbou o passaporte para tentar o ouro foi a equipe do Positivo/AVTB, de Telêmaco Borba, município da região dos Campos Gerais do Estado. Coincidentemente, nas duas semifinais as equipes do Paraná derrotaram o Minas Tênis Clube, de Minas Gerais.
As duas equipes chegaram à final após duas semifinais bastante disputadas, mas com histórias bem diferentes. As meninas do Curitibano ganharam por 3 sets a 0 (25/17, 25/22 e 25/18) do Minas, num jogo em que a aplicação tática da equipe da capital, comandada pelo técnico Luiz Lima, fez a diferença. Segundo o treinador, elas conseguiram fazer exatamente o que foi proposto após longo estudo da comissão técnica sobre o adversário.
“Estamos muito felizes com a nossa campanha e o clima da equipe está o melhor possível. Começamos o campeonato com a intenção de chegar às finais e tínhamos confiança nisso. Durante o percurso tivemos duelos muito interessantes, mas na semifinal elas conseguiram impor o jogo inteiro levando em conta a estratégia que implantamos, de acordo com o que tínhamos analisado do adversário com os vídeos e estudos que fazemos. Nunca vi minha equipe tão concentrada naquilo que tinham de fazer em quadra e foi isso que fez esse placar. Minas é muito forte e foi um grande adversário”, reconhece Luiz, que avisa. “Amanhã espero que tudo corra bem de novo e que elas entrem concentradas. Tenho certeza que será um belo jogo e que vamos com muita vontade de vencer”, afirma Luiz.
Do lado da equipe de Telêmaco Borba a animação também não deixa a desejar. Classificados pela primeira vez para a final da competição mais importante do voleibol de base brasileiro, a equipe do treinador Aldo Gaudêncio suou para vencer o Minas por 3 sets a 2 (parciais de 20/25, 25/20, 21/25, 25/12 e 15/13), numa virada incrível que veio após mais de duas horas de jogo. Depois de sair perdendo o primeiro set a equipe correu atrás e por duas vezes esteve atrás do placar, até que no quarto set jogou tudo que sabe e a confiança tomou conta do time.
Telêmaco é, disparado, uma das equipes mais vibrantes de toda a competição e toda essa vibração do quarto set contagiou a equipe toda, que num tie-break duríssimo acabou conquistando a tão esperada vaga para a final da Taça Paraná, que tanto orgulha o interior do estado.
“É um time de guerreiros. A Taça Paraná é o primeiro campeonato nacional que conseguimos disputar o ouro, desde que o projeto foi implantado na cidade. Faz dois anos que estamos nos preparando para isso, treinando de segunda a sábado. E agora chegou a hora, amanhã vamos com tudo para esta final. Mais do que nunca a equipe está fechada, os atacantes muito entrosados com o levantador e digo convicto que estamos apresentando o melhor voleibol desde o início do projeto”, disse Aldo, que destaca a união da equipe como o ponto mais forte.
“A união da equipe para vir para cá é o nosso ponto forte. Para vir para cá eles buscaram o patrocínio, e estão dando muito valor a isso. A satisfação de participar está sendo muito bom para eles. Mas ainda nada acabou. O Sinodal é bem entrosado, o time joga há muito tempo junto e apresentaram vôlei de qualidade, com um levantador muito inteligente. Mas nós estamos preparados. Queremos muito voltar para casa com o oro e se for pra ser nosso, será. Garanto que fácil para eles não vai ser” admite Aldo.
A equipe do Clube Curitibano fará a final contra o Fluminense, às 9h15, no ginásio Afonso Pena. Telêmaco Borba enfrente o Colégio Sinodal, do Rio Grande do Sul, também às 9h15 no ginásio Colônia. Ambos os jogos têm entrada gratuita.
Na decisão da medalha de bronze, mais três equipes paranaenses serão protagonistas. Na decisão do terceiro lugar infanto feminino, a equipe do Círculo Militar/Dom Bosco de Curitiba, que foi derrotada pelo Mackenzie por 3 sets a 1 na semifinal, vai encarar as gaúchas do Sogipa às 8h, na APCEF. Pelo naipe masculino, é a AVP/Dental Uni/Curitiba que vai disputar o bronze contra o Minas, também na infanto. Na semifinal, a AVP foi derrotada pelo Sinodal por 3 sets a 0 e disse adeus à chance de conquistar o ouro e fazer uma final genuinamente paranaense contra Telêmaco. Na cagegoria mirim feminia, a equipe de Palotina fará a decisão do terceiro lugar contra o Flamengo. Tanto Palotina como as flamenguistas perderam a semifinal por 3 sets a 2, de virada.ÂÂ
– –