Por assessoria FPV
A 24ª edição da Taça Paraná, maior competição de voleibol de base da América Latina, será realizada entre os dias 26 de outubro e 1º de novembro, em São José dos Pinhais. Como já é tradição, o estado paranaense contará com equipes em todas as categorias – Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-19. Ao todo, serão 370 equipes participantes, sendo 43 do Paraná.
A nova edição da Taça Paraná terá uma categoria a mais em relação a 2024. No ano passado, as disputas aconteceram nas categorias Sub-14, Sub-16 e Sub-18. Já na edição 2025 participarão 5.500 atletas das categorias: Sub-13 (2013/2014 e 2015), Sub-15 (2011 e 2012), Sub-17 (2009 e 2010) e Sub-19 (2007 e 2008).
As disputas da 24ª Taça Paraná serão realizadas nos naipes masculino e feminino, totalizando mais de 1,5 mil jogos. Para receber todas as delegações, as partidas serão realizadas em 22 ginásios, sendo que cinco deles ficam em Curitiba, cidade-vizinha a sede da competição.
“Durante o campeonato, São José dos Pinhais será a ‘capital do voleibol de base’ e as grandes promessas da modalidade estarão presentes no torneio que é conhecido como ‘um evento para campeões’”, destacou a organização dos jogos.
Times paranaenses na Taça Paraná
Apesar de carregar o nome do estado, a competição de base reúne equipes de todas as regiões do Brasil e times internacionais já estiveram em quadra na disputa. Na edição de 2025 serão 370 equipes de 11 estados, além do Distrito Federal, e também do Chile.
“Para o município, a Taça Paraná vai além das questões esportivas, é o momento em que o turismo, o comércio e a economia são extremamente fomentados, trazendo ótimos benefícios à cidade e ao estado”, ressaltou a organização.
Entre os 43 representantes paranaenses, 32 equipes são filiadas à Federação Paranaense de Voleibol e participam de competições oficiais ao longo da temporada. Estão na lista equipes tradicionais como ACEL/ Chopinzinho, Araucária, AVP Palmas, Clube Curitibano, Santa Mônica, Círculo Militar, Toledo, Foz do Iguaçu, Castro, AAAEF Londrina e entre outros. Medianeira participaria da competição, porém, em razão do lamentável acidente envolvendo integrantes de sua comissão técnica neste domingo, quando se deslocavam para São José dos Pinhais, acabou cedendo a vaga. Com isso, o Santa Set Vôlei, também representante do Paraná, foi convidado a assumir a participação na disputa.
Dois clubes chamam a atenção por contarem com equipes inscritas em todas as categorias e nos dois naipes. Tanto o Círculo Militar do Paraná, quanto o Rede Esportes, estarão com atletas em quadra nas competições Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub19.

Veja todos os paranaenses inscritos na Taça Paraná 2025:
Filiados – 32 equipes
- ACEL/ Chopinzinho
- Araucária Vôlei
- AsaVôlei/Santa Helena
- Associação Vila Velha
- Authentic Vôlei/Maringá
- AVP Palmas
- AVP Curitiba
- Cambé
- Castro Vôlei
- Circulo Militar do Paraná
- Clube Curitibano
- Club dos 30/ Marialva
- Duque de Caxias
- Fazenda Vôlei
- AAAEF Londrina
- Pato Vôlei
- Pinhais
- Piraquara Vôlei
- Nova Esperança
- Palotina
- Ribeirão do Pinhal
- Rede Esportes
- Santa Mônica
- São José dos Pinhais
- Toledo/ Avotol
- Tuiuti
- Vôlei Clube Cascavel
- Jacarezinho
- Guaraniaçu
- Ideal Vôlei Futuro
- São Miguel do Iguaçu
- Foz do Iguaçu
Não filiados – 11 clubes
- Cia do Vôlei
- Club Olímpico
- GS Vôlei
- MPJ Vôlei
- FARB
- Almirante Tamandaré
- Storm Volley
- Nova Londrina
- Vôlei Sul
- Riacho Doce Smel
- Santa Set Vôlei
Confira aqui todas as informações da Taça Paraná.