De Curitiba, Thiago Chas
Partidas importantes e decisivas, isso é o que pôde ser presenciado no ginásio do Círculo Militar do Paraná, em Curitiba. Os confrontos deste sábado (27.10) decidiram o futuro das equipes do Campeonato Paranaense Sub-16 Série A masculino. Os quatro melhores da primeira fase fizeram a semifinal e os quatro últimos disputaram a permanência na série A da competição.
As duas primeiras decisões do dia foram intensas, com muita entrega e um extremo equilíbrio entre os adversários. Vila Velha/Caramuru Vôlei enfrentou PM Nova Esperança/Homenet Telecom, melhor para os pontagrossenses que venceram a partida no tie break por 3 sets a 2, com parciais de 25/22, 25/06, 22/25, 19/25 e 15/1. A partida levou quase duas horas para ser decidida e, com o resultado, a equipe de Nova Esperança desce de divisão do campeonato.
Em seguida foi a vez de outro jogo decidido no tie break e com mais de duas horas de duração. A equipe de PM Toledo/Avotol disputou contra PM Foz do Iguaçu/Pousada Cataratas a permanência na elite do estado na categoria. Após muita intensidade, a equipe da fronteira levou a melhor e garantiu a vitória com parciais de 23/25, 25/19, 25/23, 17/25 e 15/07. Com o resultado negativo, a PM Toledo/Avotol cai para a série B do campeonato.
As partidas de semifinal mostraram novamente que as equipes do estado do Paraná estão muito semelhantes no que se refere à qualidade técnica. Mesmo em jogos terminados 3 sets a 0, como foi o caso da vitória do Círculo Militar do Paraná/ARBS sobre a AVP/Dental Uni/Curitiba, as parciais mostram que em todo tempo a partida esteve com o vencedor em aberto. A equipe anfitriã venceu com parciais de 25/16, 25/21 e 25/21, e com isso conquistou uma das vagas para a grande final do campeonato. Um êxito para o técnico Eduardo Lindner que, pela manhã, havia sido campeão com seu time Sub-14.
A outra semifinal ficou por conta da PM Tamboara e Santa Mônica Clube de Campo. A equipe curitibana começou vencendo o primeiro set por 25/23, mas sofreu um revés nos dois sets seguintes, em que a equipe de Tamboara foi mais eficiente nos ataques, virando a partida. Conseguindo a recuperação no quarto set, o Santa Mônica levou o jogo para o tie break e conseguiu vencer por 3 sets a 2, com parciais de 25/23, 21/25, 18/25, 25/16 e 15/10. Com o resultado, a equipe vai disputar o troféu de campeão da competição.
A grande final acontece neste domingo (28.10), no ginásio Palácio de Cristal, em Curitiba, com transmissão da FPVTV no YouTube a partir das 8h30, com a decisão de quinto lugar. Logo em seguida, às 9h30, acontece a disputa de terceiro lugar entre AVP/Dental Uni/Curitiba e PM Tamboara. A partida que vale o título será as 11h entre Círculo Militar do Paraná/ARBS e Santa Mônica Clube de Campo.
O Campeonato Paranaense Sub-14 e Sub-16 da Série A masculino é uma realização da Federação Paranaense de Voleibol (FPV) com o patrocínio da Penalty e da Copel Telecom. Mais informações desta e de outras competições estão disponíveis no site www.voleiparana.com.br.
Assessoria de imprensa FPV
[email protected]
www.flickr.com/voleiparana
www.facebook.com/voleiparana
Instagram @voleiparana