De Nova Esperança, Thiago Chas
Nova Esperança respirou voleibol nos últimos três dias. A cidade situada na região noroeste do estado sediou a primeira etapa do Campeonato Paranaense Sub-16 masculino Série A, com partidas incríveis e bastante disputadas. Três ginásios foram palcos em que o público pôde ver muita entrega, garra, companheirismo e tudo de melhor que o esporte pode proporcionar.
Um dos destaques da competição foi a equipe da PM Medianeira/Colégio Mondrone, que surpreendentemente venceu todas as partidas que disputou e garantiu a primeira colocação ao término dessa etapa. “Ficar em primeiro colocado foi uma surpresa e um resultado excelente. A equipe jogou bem, estava bem equilibrado, tiveram alguns jogos que oscilou um pouco, mais pelo cansaço físico mesmo. Agora vamos para a próxima etapa com o objetivo de se manter na primeira colocação”, analisou o técnico medianeirense, Volmir Begnini.
A disputa para ficar entre os quatro colocados será acirrada na segunda etapa, pois a diferença de pontuação entre as equipes mostra que a grande maioria segue vivo na briga pelo título da elite estadual da categoria.
O técnico da equipe anfitriã, e também Secretário Municipal de Esportes, Márcio Silva, destaca a importância de o município ser sede de uma competição de tamanho significado. “É a primeira vez que a gente sedia uma competição importante como essa e a nossa preocupação era atender o pessoal com qualidade. Acho que a gente conseguiu fazer isso, apesar do pouco tempo de preparação que tivemos. Sediar essa competição é muito importante para o nosso projeto também, que é um projeto que desenvolvemos há alguns anos, e estamos sempre buscando a evolução. Isso atrai o público, movimenta o comércio e isso é muito importante para o nosso município. Outro ponto importante é para as nossas crianças, o pessoal do mini-vôlei e das iniciações se sentem muito mais motivados e estimulados quando se tem uma competição desse nível acontecendo na cidade. Estamos sempre de portas abertas para receber demais competições”, finaliza Márcio.
O campeonato retorna entre os dias 16 e 18 de agosto, com sede ainda a ser definida, para as últimas rodadas e o cruzamento final para decidir o campeão estadual de 2019.
Confira abaixo como ficou a classificação após o término da etapa de Nova Esperança:
PM Medianeira/Col. Mondrone – 14 pontos
Círculo Militar do Paraná/ARBS – 11 pontos
Santa Mônica Clube de Campo – 10 pontos
PM Tamboara – 10 pontos
AVP/Dental Uni/Curitiba – 8 pontos
PM Nova Esperança/Homenet Websites – 7 pontos
ABV Beltrão – 0 pontos
PM Foz do Iguaçu/SMEL – 0 pontos
Formato de disputa
A competição será dividida em duas etapas com as oito equipes jogando entre si. Na primeira serão cinco rodadas classificatórias. Já na segunda etapa mais duas rodadas vão classificar as quatro melhores campanhas para a semifinal e depois final. Os seis primeiros colocados têm vagas garantidas na Série A em 2020, já o sétimo e oitavo colocados serão rebaixados para a Série B. A segunda etapa será realizada entre os dias 16 a 18 de agosto, com sede ainda indefinida.