De Toledo PR, Kelvin Polasso
O Campeonato Paranaense Masculino Série A Sub-19, chegou ao fim neste sábado (23), na cidade de Toledo, com destaque para o título da equipe Maringá Unifamma Amavolei. A fase final da competição estadual foi disputada nos ginásios de esportes Alcides Pan e Hugo Zeni.
A rodada decisiva da Série A Sub-19 teve início na parte da manhã, com as disputas das semifinais. Na primeira semifinal vitória do Círculo Militar do Paraná por 03 sets a 01, sobre o AVP Curitiba. No segundo jogo semifinal foi a vez do time de Maringá carimbar a sua classificação para a final ao vencer o time de Pinhais por 03 x 01.
A decisão foi disputada no final da tarde deste sábado. Antes na partida de fundo, vitória do AVP Curitiba por 03 x 00, diante do selecionado da cidade de Pinhais. Com esse resultado, o AVP Curitiba ficou com a medalha de bronze.
A grande final teve início às 17h30 no Ginásio de Esportes Alcides e começou com enorme equilíbrio. O primeiro set foi decidido nos detalhes, terminando com a vitória de Maringá por 27/25. No segundo set o equilíbrio persistiu, mas a vitória foi novamente para o time da ‘Cidade Canção’, que acabou perdendo o terceiro set. No entanto o time maringaense acertou alguns pontos em seu jogo e fechou a partida em 03 sets a 01 e assim conquistou o título estadual.
O técnico do selecionado de Maringá, João Alexandre Ribeiro ‘Kiko’, se emocionou após o término da partida e disse ser reflexo de todo um trabalho. “Essa emoção é fruto de um trabalho e de toda a dedicação que tivemos durante todo o ano. São treinamentos e vários sacrifícios diários, que foram recompensados hoje, com essa conquista mais do que merecida”, pontuou o treinador.
Disputa pela permanência
Duas partidas agitaram a manhã deste sábado na cidade de Toledo, valendo a permanência na Série A em 2020. Depois de duas partidas disputadíssimas as vitórias foram para Medianeira e Foz do Iguaçu, que seguem na primeira divisão.
No primeiro jogo vitória de Foz do Iguaçu para cima de Londrina por 03 sets a 01. Na outra partida o vencedor foi o time de Medianeira, que mesmo com toda a torcida contra, derrotou a equipe de Toledo por 03 sets a 01.
O levantador e capitão do time de Foz do Iguaçu, Augusto Correia, enalteceu o empenho da equipe no jogo que definiu a permanência do time na primeira divisão. “Nós trabalhamos muito o ano todo, tendo como objetivo a manutenção na série A e com muito empenho alcançamos o objetivo. Entendo que hoje a vontade e a dedicação foram fundamentais para sairmos com a vitória, pois entramos mais ligados no jogo do que a equipe de Londrina”, pontuou o atleta.
Outro a valorizar uma vitória que manteve a sua equipe na primeira divisão foi o treinador de Medianeira, Volmir Bognini ‘Magrão’. “Os meninos estão de parabéns pela partida de hoje contra Toledo. Todos foram muito bem e buscaram o resultado desde a primeira bola e isso é fantástico. Mesmo perdendo para Toledo no dia anterior a gente acertou a equipe e conquistou essa vitória na casa deles. O mais importante do resultado é que mesmo sem um grande apoio nos mantemos por mais uma temporada entre os melhores times do Paraná”, destacou.
Melhores do Campeonato
Ainda na noite deste sábado (23) foram premiados os melhores atletas do Campeonato. Os prêmios por posição e também para o MVP da competição foram distribuídos para jogadores de três equipes diferentes.
Pinhais recebeu um dos prêmios, enquanto o Círculo Militar do Paraná teve dois atletas premiados. O time de Maringá teve quatro atletas premiados, com destaque para Kayque de Souza eleito um dos melhores ponteiros e também o MVP do Campeonato Paranaense Série A Sub-19.
“Eu tinha como meta ser um dos melhores da minha posição no Campeonato e alcancei esse objetivo, pois acredito que quando você traça uma meta e a coloca como objetivo é possível alcançá-la. No entanto eu não esperava ganhar o MVP, mas acredito que isso tenha sido algo natural que veio com o trabalho e dedicação durante toda a temporada”, concluiu Kayque.
O voleibol continua a todo vapor em Toledo neste domingo (24), com a disputa pelo 3º lugar e final do Campeonato Paranaense Sub-19 Feminino Série B. As 09h no Ginásio de Esportes Hugo Zeni PM Santa Helena e PM Guarapuava Colégio Aliança CCBEU se enfrentam pelo 3º lugar. Às 10h30 no mesmo local será a vez de PM Toledo/Prati-Donaduzzi/Avotol e Arapongas Imperatriz Semijóias medirem forças, valendo o título da competição.
Resultados sábado (23/11)
Círculo Militar do Paraná/ARBS 03 x 01 AVP/UTFPR, Dental UNI/Curitiba – Semifinal
Maringá/Unifamma/Amavolei 03 x 01 PM Pinhais – Semifinal
PM Medianeira/Colégio Mondrone 03 x 01 PM Toledo/Prati-Donaduzzi/Avotol – Disputa pela permanência
PM Foz do Iguaçu/SMEL 03 x 01 VR Londrina – Disputa pela permanência
AVP/UTFPR, Dental UNI/Curitiba 03 x 00 PM Pinhais – 3º e 4º lugar
Maringá/Unifamma/Amavolei 03 x 01 Círculo Militar do Paraná/ARBS – Final
Classificação final
1º Maringá/Unifamma/Amavolei é
2º Círculo Militar do Paraná/ARBS
3º AVP/UTFPR, Dental UNI/Curitiba
4º PM Pinhais
5º PM Medianeira/Colégio Mondrone
6º PM Foz do Iguaçu/SMEL
7º VR/Londrina
8º PM Toledo/Prati-Donaduzzi/Avotol
Melhores do Campeonato
Levantador: Eduardo Pimentel – Maringá/Unifamma/Amavolei
Líbero: Luiz Ricardo da Silva – Maringá/Unifamma/Amavolei
Ponteiro 01: Kayque de Souza – Maringá/Unifamma/Amavolei
Ponteiro 02: Eduardo Ayala – Círculo Militar do Paraná/ARBS
Central 01: Matheus Riwieskin – Círculo Militar do Paraná/ARBS
Central 02: Gabriel Trindade – PM Pinhais
Oposto: Patrick Pereira – Maringá/Unifamma/Amavolei
MVP: Kayque de Souza – Maringá/Unifamma/Amavolei
O Campeonato Paranaense Série A Masculino Sub-19 é uma realização da Federação Paranaense de Voleibol (FPV), com patrocínio da Penalty.