De São José dos Pinhais, Thiago Chas
Uma final com apenas uma certeza, que entraria para a história do Campeonato Paranaense Adulto Série A Feminino. De um lado, a jovem equipe do Vôlei Marechal, que chega na final em sua primeira participação na elite do vôlei estadual. Do outro, São José dos Pinhais, que buscava o título inédito na noite desta quarta-feira (27.11) jogando em casa, no Ginásio Ney Braga. Com uma linda festa da torcida, a equipe são-joseense venceu a partida por 3 sets a 0, com parciais de 25/11, 25/17 e 25/15, e levantou o troféu de campeão.
O técnico da equipe são-joseense, Alexsandro Paiva, valoriza a história do time que estreou em 2013 no Paranaense com uma equipe formada apenas com atletas da base e, mesmo assim, conseguiu a sexta colocação. “No ano seguinte da nossa estreia, de forma surpreendente, fizemos a final contra Maringá. De lá pra cá a gente veio escrevendo uma história muito bonita no vôlei e, pela primeira vez, conquistamos um título da Série A. A base dessa equipe é a mesma que começou lá atrás, fizemos um campeonato bastante regular sabendo jogar dentro e fora de casa, conseguimos uma virada heroica na semifinal contra Foz e a equipe só foi crescendo. A gente mereceu, a temporada foi quase perfeita, trabalhamos bastante e toda a equipe está de parabéns”, finaliza, quase sem voz, o técnico campeão.
Emocionada, a capitã de São José dos Pinhais, Fabíola Santore, uma das atletas que está desde o começo da equipe e vivenciou todo o caminho pra chegar até o inédito título, destaca a festa que a torcida fez lotando o ginásio e empurrando até o final. “Eu acredito que tudo acontece como deve ser. A gente batalhou muito para esse dia e o resultado só vem porque a gente tem um time unido de verdade e comprometido com nossos objetivos. Este ano trabalhamos muito, construímos uma história ponto a ponto, jogo a jogo e não tinha uma maneira mais bonita de coroar todo esforço do que esse título”, comenta Fabíola.
Do outro lado, o técnico do Vôlei Marechal, Claudemiro Vieira dos Santos (Miro), engrandece a segunda colocação de sua equipe que, em seu primeiro ano disputando a Série A e contando com uma base de atletas sub-19, chegou na grande final. “Nós temos um projeto vencedor, não tínhamos um projeto adulto, apenas de base, e vamos trabalhar mais ainda para no ano que vem brigar novamente pelo título, contando com mais experiência e mais bagagem para disputar o campeonato. A equipe de São José está de parabéns, é uma grande equipe que vai representar nosso estado na Superliga B, vamos torcer por eles”, reconhece o técnico, que ainda salienta o evento como um todo. “Também preciso dizer que não tivemos só uma partida de voleibol, tivemos um grande evento aqui, com a casa lotada e apresentações. Parabenizo a equipe e a organização, isso só valoriza o título, o campeonato e a gente também”, finaliza Miro.
Após a cerimônia de premiação de ambas as equipes, aconteceu a entrega dos destaques individuais do campeonato. A escolha é feita por votação das comissões técnicas de todas as equipes participantes. Confira abaixo a relação completa:
Melhor Líbero: Rayanne Pichorim – São José dos Pinhais
Melhor Levantadora: Cibele Carbonar – São José dos Pinhais
Melhor Ponteira 1: Maria Cecília de Paula – São José dos Pinhais
Melhor Ponteira 2: Dayanne Santos – Vôlei Marechal
Melhor Central 1: Jéssica Drapalski – São José dos Pinhais
Melhor Central 2: Leticya Franco – Vôlei Marechal
Melhor Oposta: Stefany Grecco – São José dos Pinhais
Melhor atletas (MVP): Amanda Danielli – Maringá/Prorelax/Amavôlei
Confira a classificação final:
1º – São José dos Pinhais
2º – Vôlei Marechal
3º – Maringá/Prorelax/Amavôlei
4º – Foz do Iguaçu
5º – AREC/Curitiba/ASRC