O mês de setembro promete ser um dos mais agitados do ano para o voleibol paranaense e até o final do ano devem acontecer pelo menos 13 competições entre torneios nacionais, estaduais e regionais realizados pela Federação Paranaense de Voleibol (FPV), Secretaria de Estado do Esporte (SEES) e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). As equipes que estão participando dos campeonatos vão competir em diversas categorias, da petiz à adulta, com mobilização de mais de dois mil participantes entre atletas, comissões técnicas e dirigentes.
“Nosso calendário cheio mostra o quanto as entidades ligadas ao voleibol, em conjunto com o Governo do Estado, estão trabalhando pelo voleibol do Paraná e pelo esporte como um todo. Temos equipes representando o nosso estado a nível nacional nas Olimpíadas Escolares, nos JUBs, além das finais dos Abertos, Estadual Adulto e do Estadual da Juventude, o mais importante da base, sem contar as disputas no Campeonato Regional, que movimenta mais de 30 equipes. Entendemos que o voleibol é a modalidade mais vitoriosa do país e no Paraná estamos fazendo voleibol de alto nível. Como temos bons campeonatos, não será surpresa se revelarmos novos talentos para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro”, comemora Jandrey Vicentin, superintendente da FPV.
Em setembro as competições devem durar o mês inteiro e, somando todas, os times terão apenas nove dias de folga entre um jogo e outro. Essa correria exige muito preparo físico e disposição por parte das equipes, já que alguns campeonatos estão na reta final e podem decidir o campeão já nas próximas rodadas.
Até o final do ano as principais competições para o voleibol paranaense, são: o 6º GP do Campeonato Estadual Adulto em Curitiba e a fase final, em outubro, em sede a ser definida, o Campeonato Estadual da Juventude em Umuarama, a categoria B das Olimpíadas Escolares Brasileiras em Poços de Caldas (MG), a Fase Final dos Jogos Abertos do Paraná em Maringá, Jogos Universitários Brasileiros em Foz do Iguaçu, Final do Estadual da Juventude, Fase Final dos Jogos da Juventude do Paraná, categoria A das Olimpíadas Escolares Brasileiras em Cuiabá (MT) e a Fase Final dos Parajap’s em Londrina, entre outros eventos desportivos.
Confira abaixo as principais competições que vão acontecer no mês de setembro:
Olimpíadas Escolares
Organizada pelo COB, a categoria B das Olimpíadas Escolares Brasileiras para alunos de 12 a 14 anos das escolas particulares e públicas do país, vai acontecer de 5 a 15 de setembro em Poços de Caldas (MG), cidade famosa pelas atrações turísticas e pelos produtos artesanais que compõem a gastronomia mineira.
As equipes que vão representar o voleibol paranaense na competição são as do Colégio Martin Luther de Marechal Cândido Rondon no feminino e do Colégio Global de Umuarama, no masculino. As duas escolas garantiram a vaga ao se sagrarem campeãs dos Jogos Escolares do Paraná que aconteceu no mês de junho, em Francisco Beltrão, região Sudoeste do Paraná, e que reuniu mais de 4 mil atletas em nove dias de competição.
O voleibol estreia nas OEB no dia 10 e até lá traremos a tabela completa das partidas que as equipes do Paraná vão disputar na competição.
Campeonato Estadual Adulto
O último Grand Prix antes da fase final do torneio vai acontecer de 31 de agosto a 2 de setembro no Ginásio Palácio de Cristal do Círculo Militar do Paraná, em Curitiba, e vai reunir as equipes do gruopo B masculino e do grupo feminino que ainda estão em busca das quatro vagas para a fase final do torneio. A competição terá a cobertura ininterrupta da FPVTV, canal que transmite ao vivo pela internet os jogos realizados pela Federação de Voleibol. Para assistir os jogos, basta acessar o site da FPV, www.voleiparana.com.br. Para rever as transmissões das etapas anterior, acesse www.mid.tv.br.
Os jogos pelo grupo A já chegarm ao fim e os quatro classificados são Amavôlei/Banco Bonsucesso/Santa Rita Saúde de Maringá, Colégio Nobel/Eskibike/AMVP também de Maringá, Foz do Iguaçu/SMEL/Brasas English Course e o Montinorte/Virtual Age/Cianorte.
A fase final do torneio mais importante do voleibol paranaense vai acontecer entre 14 e 16 de setembro em sede a ser definida.
Campeonato Estadual da Juventude
A terceira etapa do Estadual da Juventude vai acontecer em Umuarama, Noroeste do Paraná, entre 6 e 9 de setembro e levando em conta as etapas anteriores, esta promete jogos de boa qualidade técnica e com alto índice de rivalidade. O torneio vai reunir as principais equipes do Estado em busca do título do último Grand Prix antes da fase final do toneio, entre 19 a 21 de outubro. Participam do torneio os atletas que ainda não excederam os 18 anos de idade e que competem nas equipes do Estado do Paraná.
O Campeonato Estadual da Juventude é uma das competições mais valorizadas do Estado pois mostra como está a preparação dos atletas que disputam a base do voleibol paranaense. Além disso, o campeonato também é transmitido ao vivo pela FPVTV para todo o planeta, o que valoriza e dá visibilidade às equipes, comissões técnicas e atletas que participam do torneio. Nas partidas finais os melhores atletas, escolhidos pelos técnicos, recebem o Troféu Paulãozinho, importante incentivo para os que estão em quadra.
A etapa final do torneio possivelmente será disputada em Cianorte e vai reunir as quatro melhores equipes, no masculino e feminino, em busca do título mais importante do voleibol de base do Estado.
Campeonato Regional
O primeiro turno do Campeonato Regional teminou há poucos dias e os campeões de cada categoria já são conhecidos. Nesta semana começou o segundo turno para a categoria mirim, com jogos entre as equipes do Expoente/Paraná Clube, Colégio Estillo, Círculo Militar e SMEL/Araucária.
A partir da próxima semana já devem começar os enfrentamentos entre as equipes que estão disputando o torneio nas categorias infanto juvenil, juvenil, adulto, sub21, pré-mirim e mirim nos naipes masculino e feminino.
Mais informações sobre o Regional podem ser obtidas aqui.
Jogos Abertos do Paraná
Os Jogos Abertos do Paraná (JAPs) representam a maior competição esportiva do Estado. São mais de 15 modalidades em disputa que reúnem os melhores atletas em busca da tão sonhada medalha de ouro.
As equipes de voleibol que vão disputar o torneio estão desde já se preparando para fazer bonito na cidade de Maringá, que vai receber a divisão A da competição de 21 a 27 de setembro.
Na divisão B, disputada no início do mês de agosto em Foz do Iguaçu, a equipe de Cianorte ficou com o título no masculino e, no feminino, quem levou a melhor foi Campo Mourão.
– –