Por Thaís Mendes, Paraná Esporte
Paraná é duplamente campeão no voleibol dos Jogos da Juventude 2022, em Aracaju. As duas equipes, masculina e feminina, entraram em quadra nesse domingo (11), para a disputa das grandes finais do vôlei, categoria 15 a 17 anos e se consagraram campeões brasileiros com direito a torcida na arquibancada.
O Paraná se sentiu em casa nos jogos de voleibol feminino e masculino em Aracaju. Isso porquê a torcida se fez presente em todos os jogos e na final não poderia ser diferente. Familiares, amigos e moradores que foram até o ginásio, fizeram uma linda festa com direito a batuque e tamborim.
O primeiro a gritar “é campeão “ foi a equipe masculina. O primeiro set foi apertado e Paraná fez diferença no saque, vencendo por 25×23. No segundo, após abrir uma vantagem, São Paulo encostou no placar , mas o Paraná reagiu vencendo por 25×18. No terceiro foi a vez de São Paulo fechar os 25 pontos contra 22 do Paraná. Então veio o quarto set ainda mais tenso e disputado, mas o Paraná, além de contar com a torcida teve a calma nos momentos decisivos vencendo o set por 25×23, se consagrando o mais novo campeão dos Jogos da Juventude Brasileiro, em Aracaju (SE).
“Não só pra mim, mas para toda equipe é uma sensação muito boa vencer esse brasileiro. Nossa equipe é nova, treinamos há mais ou menos um ano juntos, então é muito importante”, comentou Giovanny Galhar, capitão da equipe.
Na outra final, as meninas do Paraná enfrentaram o Rio de Janeiro. As paraenses fizeram sete pontos seguidos, 7 a 0 até o primeiro pedido de tempo das cariocas. Desestabilizadas, as cariocas até tentaram buscar, mas era a noite das paranaenses que venceram por 3×0, com parciais de 25×23 ,25×17 e 25×18 . As duas equipes já se enfrentam nesse campeonato e o Rio levou a melhor, mas a final a história foi outra.
“Nós perdemos o primeiro jogo contra elas por falta de entrosamento nosso mesmo. Depois nós estudamos muito elas e conforme foi baixando a adrenalina e fomos nos conhecendo melhor, vencemos e foi uma sensação muito boa vencer, ser campeãs logo em cima da equipe que nós perdemos no primeiro jogo”, explicou a capitã vitoriosa Anielly Fernandes Santos.
Os Jogos da Juventude Brasileiro é uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro, e segue até o dia 17 de setembro, em Aracaju (SE).
Fotos: Thaís Mendes/Paraná Esporte