Por assessoria FPV
Após sediar a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, Maringá volta a ser palco de uma competição nacional de voleibol. Entre os dias 28 de março a 2 de abril, a cidade canção recebe o Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS), Divisão Especial, Sub-16 masculino e Sub-18 feminino. Os jogos serão realizados nos ginásios Chico Neto e Valdir Pinheiro e alguns serão transmitidos pela FPVTV, no YouTube.
Considerado um dos favoritos na categoria Sub-18, devido o ótimo retrospecto nas últimas edições, o Paraná será comandado pelo técnico Miro Santos, de Marechal Cândido Rondon, auxiliado por Marcos Assunção, de Toledo, na busca pelo título inédito da competição. No último CBS, realizado em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, a equipe chegou à final contra Minas Gerais, mas se tornou vice-campeã. Em 2019 e 2020, ambos em Saquarema (RJ), o grupo garantiu o terceiro lugar.
No Sub-16 masculino, o time segue sob comando do técnico Eduardo Lindner, do Círculo Militar do Paraná, que tem André Van de Sand, de Toledo, como auxiliar. Para este ano, o time vem se preparando intensamente para a difícil missão de quebrar o jejum que dura 15 anos, quando ergueu o troféu em Patos de Minas (MG). Na edição anterior, a equipe terminou na 5ª colocação, em Saquarema.
CAMPEONATOS BRASILEIROS DE SELEÇÕES 2023
CBS SUB-16 MASCULINO
Grupo A: Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Amazonas e Espírito Santo
Grupo B: Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão e Roraima
COMPOSIÇÃO
Técnico: Eduardo Lindner (Círculo Militar do Paraná)
Assistente: André Van de Sand (PM Toledo/Avotol)
Levantadores: Enzo Rossani Lorenzon (AVP/Dental Uni/Curitiba) e Guilherme Dias Belon (Círculo Militar do Paraná)
Líbero: Henrique Gasparin Cassou (Círculo Militar do Paraná) e Pedro Belotto Figueiredo Maciel (AVP/Dental Uni/Curitiba)
Ponteiros: Arthur Baumgartem Guimarães (Círculo Militar do Paraná), Felipe Tramontin (Assoc. Vila Velha), George Henrique Sabeh Isernhagen (Sta Mônica CC) e Miguel Ribeiro Senes (Círculo Militar do Paraná)
Centrais: Arthur Lorenzo Spohr (PM Toledo/Avotol), Emanuel Silveira Bertoncini (Assoc. Vila Velha) e João Pedro Souza e Silva (Círculo Militar do Paraná)
Oposto: Raul de Mellos Lacerda da Silva (Círculo Militar do Paraná)
CBS SUB-18 FEMININO
Grupo A: Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Norte e Ceará
Grupo B: Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás e Roraima
COMPOSIÇÃO
Técnico: Claudemiro Santos (Martin Luther/Marechal Cândido Rondon)
Assistente Técnico: Marcos Assunção (PM Toledo/Avotol)
Levantadoras: Hedyleila Dal Pra (Santa Helena/Asavolei) e Luanna Markus (ACEL/Chopinzinho)
Centrais: Eduarda Fabricio (Clube Curitibano), Rayssa Sontag (PM de Foz do Iguaçu/SMEL) e Gabrielli Pereira (NELP/Paranaguá)
Oposta: Bruna Luiza Fantinel (Col. Martin Luther/Marechal)
Ponteiras: Gabrielle de F. Damborowiski (NELP/Paranaguá), Lara Schumacher (PM Toledo/Avotol), Laura Perugini (ACEL/Chopinzinho), Maria Fernanda Zgoda (Clube Curitibano) e Nicoly Kachemborger Zarichta (PM Toledo/Avotol)
Líbero: Gabriela Valenga Souto Rosa (São José dos Pinhais/AIEL)
Forma de disputa
O Campeonato Brasileiro de Seleção, Divisão Especial, será disputado em dois grupos de cinco seleções, chave A e B, obedecendo o critério efeito serpentina de acordo com a classificação do ano anterior para a distribuição das seleções nas mesmas.
Fase classificatória
As seleções jogarão todas contra todas em suas respectivas chaves, em jogos de três sets obrigatórios, duas vezes ao dia e classificando-se do 1º ao 5º lugar em cada chave para as próximas fases. Após a fase classificatória todos os jogos serão desenvolvidos em 3 sets vencedores.
Fase Final
1º. de A x 2º. de B (semifinal)
2º. de A x 1º. de B (semifinal)
Perdedor x perdedor (Disputa de 3º lugar)
Vencedor x Vencedor (Disputa de1º. lugar)
3º. de A x 4º. de B
4º. de A x 3º. de B
Perdedor x Perdedor (Disputa de 7º lugar)
Vencedor x Vencedor (Disputa de 5º lugar)
5º. de A x 5º. de B (Disputa de 9º lugar)