SAQUAREMA (RJ), 10.01.2013 – Com muito suor nas quadras de areia e na academia do Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ), 13 dos 16 atletas masculinos convocados pela técnica Letícia Pessoa iniciaram, nesta semana, a preparação da Seleção Brasileira de Vôlei de Praia para as competições internacionais de 2013. O primeiro período de treinamentos do grupo será encerrado nesta SEXTA-FEIRA (11.01).
O grupo que trabalha em dois períodos no Aryzão é composto por Alison, Álvaro Filho, Bruno Schmidt, Daniel Souza, Daniel Lazzari, Emanuel, Evandro, Hevaldo, Pedro Cunha, Pedro Solberg, Ricardo, Thiago e Vitor Felipe. Também fazem parte da seleção brasileira os atletas Brian, Edson Filipe e Leonardo Gomes, que não participaram da semana de treinamentos por disputarem a etapa cearense do Circuito Banco do Brasil Nacional, neste final de semana. A lista original de convocados pode ser alterada, com inclusão e exclusão de atletas, ao longo do ano.
Com quatro dias de trabalho no novo sistema adotado no vôlei de praia brasileiro, Letícia Pessoa não esconde a satisfação com a nova realidade. A treinadora, três vezes medalhista olímpica, aposta em um futuro ainda mais vitorioso nas areias brasileiras.
“Está sendo uma satisfação muito grande participar deste trabalho. A criação da seleção brasileira representa uma valorização muito grande no nosso esporte. Pela primeira vez, temos os melhores atletas treinando juntos, na melhor estrutura possível. O vôlei de praia tem muito a crescer com esse projeto, principalmente os atletas mais jovens, que não têm condições de dispor de um trabalho do nível que temos aqui. O objetivo é conquistar duas medalhas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro”, afirma a treinadora.
Atleta mais experiente da equipe, o campeão olímpico Emanuel, de 39 anos, também aprova a iniciativa e destaca que os treinamentos em conjunto com os outros convocados é benéfico para todo o grupo.
“A criação de uma seleção brasileira era uma necessidade diante do cenário internacional que temos hoje, e esta iniciativa vai ajudar muito o vôlei de praia brasileiro a manter sua hegemonia. Ao longo da minha carreira, já vivi todo tipo de experiência no que diz respeito ao treinamento, e essa possibilidade de treinar em uma seleção tem me motivado muito. É preciso dar sempre o seu melhor para acompanhar o ritmo do grupo”, analisa o paranaense.
Por outro lado, o jovem paranaense Daniel Lazzari, de 23 anos, se mostra encantando com a possibilidade de dividir as quadras de areia do Aryzão com ícones do vôlei de praia brasileiro e mundial.
“É uma honra estar aqui, junto com atletas que já fizeram tanto pelo vôlei de praia brasileiro. Estou tentando aprender tudo o que posso em cada treinamento. Para os atletas mais jovens, está sendo uma oportunidade única de desfrutar do que o vôlei de praia brasileiro tem de melhor”, resume.
Integram a comissão técnica comandada por Letícia os assistentes Abel Martins e Mônica Rodrigues, os auxiliares Tiê Santana, Matias Santana, Marcelo Silva, Wellington Souza e Pedro Marins, os preparadores físicos Ricardo Inocêncio e Thiago Bolligan, o fisiologista Paulo Figueiredo, os estatísticos Ricardo Seixas e Adriano Roza, o fisioterapeuta Diego Erves, as psicólogas Sâmia Hallage e Renata Ianni, os médicos Felipe Serrão, Felipe Malzac e João Olyntho e o supervisor Paulo Victor Branco.
A seleção masculina voltará a treinar no dia 22 de janeiro, em local a ser definido. Na ocasião, a seleção feminina, composta por Ângela, Bárbara Seixas, Carolina Solberg, Elize Maia, Lili, Maria Clara, Maria Elisa, Rebecca, Taiana e Talita, e comandada por Marcos Miranda, se reunirá pela primeira vez, no Aryzão.
A primeira competição internacional prevista para a temporada é a segunda etapa do Circuito Sul-Americano 2012/2013, que acontecerá entre os dias 8 e 10 de janeiro, em Viña del Mar, no Chile. O calendário do Circuito Mundial ainda não foi divulgado.
GALERIA DE FOTOS:
http://www.cbv.com.br/v1/imprensa/abrir.asp?id=1480
– –
Fonte: CBV