Por assessoria FPV
A Federação Paranaense de Voleibol celebra nesta quinta-feira, 10 de abril, 72 anos de dedicação ao esporte, sendo referência no incentivo e desenvolvimento do voleibol no estado do Paraná. Com um trabalho consistente, principalmente nas categorias de base, a entidade tem sido fundamental na revelação de grandes talentos que se destacam no cenário estadual, nacional e até mundial, reafirmando sua importância na formação de atletas e promoção da modalidade.
A história da FPV começou a ser escrita em 10 de abril de 1953, marcando o início de uma trajetória de paixão, dedicação e incentivo ao voleibol no estado. Desde então, a entidade vem construindo seu legado, promovendo competições durante todo o ano e batendo recordes de jogos no estado, elevando, assim, o nível do esporte paranaense ao longo das décadas.
“Tenho orgulho em estar gerindo uma entidade que tem mais de 70 anos de história. Comecei na assessoria de imprensa, depois fui coordenador de arbitragem, diretor técnico, superintendente, vice e agora presidente. Isso que nas quadras já fui árbitro, delegado técnico, fotógrafo, narrador, comentarista, cinegrafista, fiz todas as funções. Por isso sei que cada um tem uma parcela de importância nessa história, eu sou apenas mais um privilegiado em fazer parte da Federação”, comentou o presidente Jandrey Vicentin.
Segundo o presidente, desde que entrou na federação como gestor em 2016, o foco foi interiorizar o voleibol para que mais municípios desenvolvessem a modalidade. “Hoje estamos com mais de 50 municípios filiados e isso contribuiu para termos a maior quantidade de jogos e equipes do Brasil. Veremos em breve muitos atletas na seleção brasileira”.
Com a crescente evolução e a alta promoção de competições que organiza, a Federação Paranaense é considerada uma das melhores do Brasil. Em 2024, por exemplo, a entidade organizou 137 campeonatos (estaduais e regionais) com a realização de 2.775 jogos em 20 cidades diferentes, envolvendo 11.196 atletas de 919 equipes. De acordo com o presidente, o objetivo é continuar crescendo e fortalecer o voleibol ainda mais no Paraná e no Brasil. “Temos o maior número de atletas registrado na CBV, maior número de jogos, mais seguidores nas redes sociais, maior quadro de arbitragem. Isso tudo foi construído ano a ano. O que pretendemos é utilizar esse potencial para atrair novos parceiros para que possamos melhorar na gestão e as condições nas nossas competições”, finalizou.
Parabéns a todos que fazem parte desse história!