Por assessoria
Nas últimas quatro temporadas o lugar mais alto do pódio do Campeonato Paranaense Adulto Masculino, Série A, é do Araucária Vôlei. Desde a derrota na final do estadual de 2021, no tie-break para o AVP Palmasnet/ Sudati/ PM Palmas, o time da Região Metropolitana de Curitiba não sabe o que é derrota na principal competição do estado. Em 2022, 2023, 2024 e 2025, o Araucária faturou o título de maneira invicta.
Ao todo, contando com o primeiro título estadual conquistado em 2015, são cinco títulos estaduais do Araucária Vôlei. A atual sequência, coroada com a vitória por 3 a 0 na grande final do Paranaense 2025, diante do PM Toledo/ Line/ Avotol, conta com quatro títulos conquistados de maneira consecutiva.
Nesta sequência de hegemonia no estado, o time conta com a liderança do comando técnico de Everson Ribeiro. O treinador destacou a supremacia da equipe na conquista deste ano, com apenas um set perdido em todo o campeonato.
“Eles estão muito de parabéns pelo trabalho, perderam apenas um set, mostrando a supremacia no vôlei paranaense. E tudo isso é fruto de muita responsabilidade, que devemos trabalhar no dia a dia, e mostrar dentro de quadra o resultado”, declarou o treinador Everson Ribeiro.

Por trás das conquistas do Araucária Vôlei
Apesar de não ter uma fórmula para as conquistas, o Araucária Vôlei conta com um projeto a longo prazo, uma base integrada com um programa da cidade e apoio de patrocinadores, além do suporte da secretaria municipal.
Campeão com a equipe Sub-17 neste ano, o treinador Gustavo Ribeiro participa dos treinos do time Adulto e costuma integrar os atletas para o amadurecimento e fortalecimento da base.
“O contato dos atletas da base com os do adulto faz muita diferença, não só o treino, as questões de jogo, mas poder conversar com os jogadores que são referência. Hoje nós temos no treino para o Paranaense sempre atletas do Sub-19 e do Sub-17 treinando junto, e isso faz muita diferença”, comentou Gustavinho.
O apoio de investidores e patrocinadores também fortalece o projeto do Araucária Vôlei. “A manutenção do título estadual, de se manter no topo do Campeonato Paranaense, eu acredito que seja muito em virtude dos patrocinadores. Sem o suporte não conseguiríamos pagar os salários dos atletas e outras coisas que precisamos, isso ajuda muito a mantermos um time com bons jogadores”, completou Gustavinho.
Próximos passos
Com o final da temporada estadual, o Araucária Vôlei se prepara para a Superliga B, que começa ainda neste mês de novembro. O time para a competição será reforçado, porém, a base será a mesma do time que conquistou o tetracampeonato Paranaense.
“A base da equipe vai ser essa, teremos alguns reforços de atletas que já jogaram aqui. Temos pouco tempo de preparação, menos de um mês para a estreia”, destacou Gustavinho.
O Campeonato Paranaense Adulto Masculino, Série A, é promovido pela Federação Paranaense de Voleibol, com patrocínio da Itaipu Binacional e da Penalty.