O clima de decisão estava no ar. Quando soou o apito os olhos se voltaram para a quadra onde as duas equipes disputariam o ouro. Cascavel começou melhor na partida abrindo logo quatro pontos de vantagem (7 a 3). Os ataques certeiros da capitã Letícia Felippi e Keila Loriane, colocaram a equipe na frente no placar. A reação de Maringá veio das mãos de Bruna, Gabriela e Carla Moreira, empatando a partida (9 a 9) colocando a equipe novamente no jogo. O duelo ficou muito disputado. A partida permaneceu empatada até o 24º ponto, quando as cascavelenses passaram a frente e fecharam o set (26 a 24).
Maringá fez um início de segundo set devastador, abrindo 11 pontos de diferença (11 a 0). Cascavel parecia não se encontrar em quadra, criava poucas oportunidades com Letícia, Keila e Barbara Heiss, e a maioria delas paravam no excelente bloqueio armado pelas adversárias, que com os bons ataques de Bruna e Carla Moreira, continuavam 12 pontos a frente no placar (18 a 6). Com o domínio total do set, foi uma questão de tempo e alguns pontos para as maringaenses fecharam o set (25 a 8). Empatando a partida (1 a 1).
O terceiro set começou disputado ponto a ponto. Cascavel saiu na frente no placar e continuou tento o domínio do jogo. Letícia e Bárbara Heiss, voltaram a jogar seu melhor voleibol e conseguiram manter a equipe com uma pequena diferença no placar (11 a 9). Maringá conseguiu descontar com alguns ataques de Bruna (17 a 15). Nesse ritmo as maringaenses conseguiram passar a frente no placar, abrindo três pontos de vantagem (21 a 18). Mas as cascavelenses foram buscar o resultado e empataram novamente a partida (23 a 23). O jogo se tornou emocionante até o final do set, quando Ana Vett cometeu dois toques ao levantar a bola e Maringá fechou o terceiro set (25 a 23). Passando a frente no placar (2 a1).
No quarto set, novamente Maringá saiu a frente, abrindo cinco pontos de vantagem (5 a 0). Cascavel tentou reagir, marcou pontos, mas não foram o suficiente para engrenar a equipe dentro de quadra. As maringaenses continuaram tento o domínio do jogo, Gabriela, Carla Moreira e Bruna Aoki comandaram o ataque, que em poucos minutos ampliou a vantagem em sete pontos (16 a 9). A diferença diminuiu (22 a 18) mas não a vontade de vencer. O ponto da vitória da equipe do noroeste do estado veio de bloqueio, das mãos de Burna Aoki, fechando o set (25 a 20) garantindo a medalha de ouro.
31 anos. Esse é exatamente o tempo que o técnico Valdemar Silva “Dema” está a frente das equipes de Maringá. Desde 1982, todos os títulos conquistados pelo município nos JOJUPS, ele estava em quadra dirigindo as equipes feminina e masculina do município. Um número incrível. Tanto anos dedicados ao voleibol já trouxeram 17 medalhas de ouro na competição. Em 27 anos de jogos, somente em 10 Valdemar não esteve no lugar mais alto do pódio.
Outro dado curioso é que Valdemar Silva teve sua formação como atleta em Umuarama. Em seguida passou a ser técnico e ocupou o cargo de secretário de esportes do município na década de 70. Foi nessa época que Valdemar, durante sua gestão, construiu o ginásio Amário Vieira da Costa, que leva este nome em homenagem ao importante professor e seu padrinho de Casamento, que morreu vítima de acidente automobilístico. Portanto, essa conquista é mais do que especial para Valdemar Silva, mais conhecido como “Dema”.
Terceira colocação
Em terceiro lugar ficou a equipe de Marechal Cândido Rondon, que venceu Guarapuava por 3 sets a 0.
Classificação final
1º Maringá
2º Cascavel
3º Marechal Cândido Rondon
Assessoria de Imprensa FPV
Thiago Paes
[email protected]
www.facebook.com/voleiparana
www.flickr.com/voleiparana