Ágatha e Bárbara ganharam duas das três últimas etapas
Erich Onida, de Natal (RN) – 06.02.2014 – Pode-se dizer que elas se acostumaram com o lugar mais alto do pódio do Circuito Banco do Brasil há menos de um ano. Exatamente no dia 24 de fevereiro de 2013, em João Pessoa (PB), Ágatha e Bárbara Seixas sagravam-se campeãs pela primeira vez de de uma etapa da competição mais importante do vôlei de praia brasileiro. O título da temporada 2012/2013 viria numa sequência de tirar o fôlego. Regularidade mantida na atual edição, da qual já são líderes e esperam manter o posto em Natal (RN).
Se forem contabilizadas as nove últimas etapas do Circuito, sendo as três últimas da temporada passada e as seis da atual, a paranaense Ágatha e a carioca Bárbara Seixas só não foram vistas no pódio apenas uma vez, justamente na abertura da edição 2013/2014, em Recife (PE). A primeira conquista da dupla, na capital paraibana, foi seguida de outras duas, em Maceió (AL) e Brasília (DF), o que garantiu a elas o inédito título brasileiro, desbancando, na ocasião, Lili/Rebecca (ES/CE) na reta final.
Apesar de terem iniciado a defesa do título sem irem ao pódio, Ágatha e Bárbara Seixas mostram que a dupla, junta desde o meio de 2011, está mais do que afinada. O brilho voltou em Vitória (ES), com o terceiro lugar, mesmo resultado obtido na etapa seguinte, no Rio de Janeiro (RJ). Mas ainda faltava o retorno à grande final. E veio logo em dose tripla. Nas três últimas escalas, no Guarujá (SP), em São José (SC) e em São Luís (MA), três decisões seguidas contra Juliana/Maria Elisa (CE/PE) e dois títulos.
“O momento, por mais que pareça semelhante ao da reta final da temporada passada, é diferente. Lá, vivíamos uma coisa nova, porque nenhuma das duas jamais tinha sido campeã de uma etapa do Circuito. Em João Pessoa, era a nossa primeira conquista, uma descoberta. E nos firmamos no cenário nacional com as vitórias seguintes. Agora, é um momento de mais experiência, já sabemos o caminho das pedras. Sem qualquer arrogância, estamos com aquele gostinho da vitória mais aguçado”, declarou Ágatha.
No momento, a três etapas do fim da temporada, as atuais campeãs Ágatha e Bárbara Seixas lideram o ranking com 2.080 pontos, seguidas bem de perto por Juliana e Maria Elisa, que têm 2.040. As três finais seguidas entre as duas duplas comprovam a boa fase que elas atravessam. Mas, com tantas outras parcerias de qualidade na disputa, qual seria a explicação para uma repetição que costuma ser improvável nas areias?
“Talvez, pelo fato de serem as duas únicas duplas que não jogaram juntas em boa parte do ano passado, pelo Circuito Mundial. Na seleção, eu joguei com a Maria Elisa, enquanto a Bárbara jogou com a Lili. Até conseguimos alguns pódios para o Brasil, mas acho que a satisfação por voltarmos a formar nosso time e a treinar juntas faz com que os resultados apareçam no circuito brasileiro”, analisou Ágatha, que, com Maria Elisa, foi prata no Grand Slam de Corrientes (ARG) e bronze no Grand Slam de São Paulo.
Ágatha e Bárbara durante durante a competição (Foto: Paulo Frank/CBV)
Primeira fase entra em cena na manhã desta sexta em Natal (RN)
De sexta (07.02) a domingo (09.02), Ágatha estará apenas pela segunda vez em Natal (RN). Em 2005, disputou a etapa Open do Circuito Banco do Brasil ao lado de Shaylin, que foi realizada na Praia de Ponta Negra. Desta vez, os jogos acontecerão na arena montada na Praia do Forte, em frente à Fortaleza dos Reis Magos. A primeira fase será disputada na sexta, com as quartas e semifinais no sábado e as finais e disputas de terceiro lugar no domingo.
Ágatha e Bárbara Seixas disputarão o título da sétima etapa com Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Talita/Taiana (AL/CE), Maria Clara/Carol (RJ), Lili/Duda (ES/SE), Val/Ângela (RJ/DF), Elize Maia/Fernanda Berti (ES/RJ), Vivian/Josi (PA/SC), Neide/Carol Horta (AL/CE), Rachel/Érica Freitas (RJ/MG), Andrezza/Luciana (AM/CE) e Thati/Naiana (PB/CE).
No masculino, as 16 duplas na disputa são Emanuel/Pedro Solberg (PR/RJ), Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Ricardo/Márcio (BA/CE), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Thiago/Oscar (SC/RJ), Moisés/Jorge (BA/PB), Fernandão/Rodrigo Saunders (ES/CE), Luciano/Gilmário (ES/PB), Luizão/Benjamin (AM/MS), Álvaro Filho/Edson Filipe (PB/ES), Harley/Renatão (DF/PB), Bernardo Lima/Ramon Gomes (CE/RJ), Ferramenta/Bernat (RJ), Fábio Luiz/Daniel Souza (ES/RJ) e Léo Vieira/Averaldo (DF/TO).
Vale lembrar que todas as partidas realizadas na quadra central da arena terão transmissão ao vivo pelo site da CBV (http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo1.asp). O SporTV transmitirá as semifinais e finais. Além disso, usuários de iPhones, iPads e iPods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp.
CREDENCIAMENTO: Os jornalistas interessados em realizar a cobertura da etapa de Natal (RN) deverão se cadastrar no site da Confederação Brasileira de Voleibol, no link http://www.cbv.com.br/v1/credenciamento/index.asp. Com o pedido aprovado, receberão por email a confirmação. E, assim que cadastrado, cada profissional já passará a ter o seu acesso próprio para efetuar outros pedidos de credenciamento no futuro. As credenciais poderão ser retiradas de sexta a sábado com o assessor Erich Onida (21 98419-4240), na sala de imprensa da arena. Vale ressaltar que não haverá retirada de credenciais no domingo, dia das finais.
O CIRCUITO BANCO DO BRASIL 2013/2014:
2013
1ª etapa – Recife (PE) – 30 de agosto a 1º de setembro
2ª etapa – Vitória (ES) – 20 a 22 de setembro
3ª etapa – Rio de Janeiro (RJ) – 18 a 20 de outubro
4ª etapa – Guarujá (SP) – 15 a 17 de novembro
5ª etapa – São José (SC) – 6 a 8 de dezembro
2014
6ª etapa – São Luís (MA) – 17 a 19 de janeiro
7ª etapa – Natal (RN) – 7 a 9 de fevereiro
8ª etapa – João Pessoa (PB) – 21 a 23 de fevereiro
9ª etapa – Maceió (AL) – 21 a 23 de março
SUPER PRAIA – Salvador (BA) – 9 a 13 de abril
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do vôlei brasileiro.
Assessoria de Comunicação – CBV | Idigo – Núcleo de Inteligência Digital