Mais uma conquista para o voleibol paranaense. Mostrando que estamos entre as grandes forças também nas areias
O calor estava intenso na cidade de Porto, em Portugal, durante a 13 ª edição do Campeonato Mundial Sub-19 de Vôlei de Praia. O Brasil foi representado por quatro duplas, sendo duas masculinas e duas femininas. O evento reuniu 32 equipes de cada gênero, que duelaram em busca do lugar mais alto do pódio.
Entre os brasileiros estava Arthur Lanci (atleta TOP 2016), de Maringá, que e faz parte da equipe da Associação Maringaense de Vôlei de Praia (AMVP). Ele, com a ajuda de seu parceiro George Wanderley, conquistaram o título de forma invicta. Detalhe, a última conquista do Brasil tinha sido em 2002, na primeira edição do campeonato.
Caminho
A dupla formada por Arthur e George fizeram uma campanha repleta de vitórias, que inclui um resultado positivo contra a equipe dos Estados Unidos, nas oitavas de final. Já nas quartas, contra os franceses, e na semifinal derrotaram a dupla da venezuelana, por 2 sets a 0. A final foi contra a forte equipe da Ucrania e a vitória veio somente no tie break. Conquistando assim, de forma invicta, o título do Campeonato Mundial sub-19.
O técnico Robson Xavier, estava na cidade do Porto acompanhando as equipes brasileiras no Mundial e relatou que ficou muito feliz. “Ser o melhor do mundo não é para qualquer um e certamente a cidade de Maringá deve se orgulhar do investimento que faz e dos expressivos resultados que vem conquistando”, afirmou.
Para Arthur Lanci foi um sonho representar o Brasil, que ficou completo com a conquista do primeiro lugar. Mas agora falta outra meta a ser cumprida. “Estou feliz, mas sei que ainda falta alcançar outro objetivo – as Olimpíadas da Juventude -, que começa daqui uma semana”.
Ele ainda afirmou que tem trabalhado diariamente para atingir seus objetivos e “levar o nome de minha cidade [Maringá] bem como do meu Estado [Paraná] é motivo de orgulho e também de muita responsabilidade. Tenho somente que agradecer a todos pelo o que vem ocorrendo e continuar a treinar mais para as próximas competições”, finalizou.
Robson afirma que em 2013, Arthur conquistou praticamente todos os campeonatos que disputou. “Ele venceu o Brasileiro Sub-21, Jogos Escolares do Paraná, Jogos da Juventude do Paraná, Jogos Escolares da Juventude em Belém e ficou em terceiro lugar no Brasileiro Sub-19, além das duas etapas do Sul Americano. Certamente um desempenho espetacular”, completou.
A dupla formada por Arthur e George fizeram uma campanha repleta de vitórias (Foto: Divulgação)
Jogos Olímpicos da Juventude
Os Jogos Olímpicos da Juventude (JOJ) são um evento internacional multidesportivo, cuja primeira edição foi realizada em Singapura, entre 14 e 26 de Agosto de 2010. Os Jogos são realizados a cada quatro anos entre edições da mesma estação (Verão ou inverno), tal como sucede o atual formato dos Jogos Olímpicos . A idade dos participantes está limitada – os atletas só podem ter entre 14 e 18 anos.
As próximas Olimpíadas da Juventude de Verão serão realizadas em Nanjing (China) em 2014, de 15 a 31 de Agosto. E a dupla campeã mundial, Arthur Lanci e George Wanderley, vão representar o Brasil nesta edição.
Assessoria de imprensa AMVP