Com o mesmo objetivo São José dos Pinhas e Maringá/Famma/Amavolei entraram em quadra neste sábado (04.07) no Ginásio Max Roseamann na região metropolitana de Curitiba. A vitória e a liderança ainda era possível para as duas equipes, mas as maringaenses tinham atalho, vencer um jogo. Já São José dos Pinhas necessitava de duas vitórias para sonhar com o topo da classificação.
Com problemas para escalar a equipe, o técnico Dema colocou em quadra a levantadora Fernanda no lugar da experiente Dedé. Acontece que São José dos Pinhais possui uma equipe que joga há pelo menos cinco anos com a mesma base e isso influenciou no início do set. As donas da casa abriram 15 a 10, mas possibilitaram o empate no 20º ponto, e viram a ponteira Gaby comandar o ataque fulminante no final do set para dar a vitória para Maringá por 25 a 22.
No segundo set, quem começou melhor foi Maringá. Abriu 8 a 5 e foi comandando o placar durante quase todo set. Quando possuía uma rede com três atacantes, a levantadora Cibele conseguia equilibrar o jogo e São José dos Pinhais encostava no placar, mas não o suficiente para impedir nova vitória maringaense por 25 a 20.
A terceira parcial foi a mais equilibrada do confronto. A maior parcial que uma equipe abriu em relação à adversária foi São José dos Pinhais com 20 a 17. Maringá empatou em 21 a 21 e o placar se arrastou até o 24º com Maringá na frente. Com um bloqueio da central Jéssica, São José dos Pinhais fechou o set em 26 a 24 e levou o jogo para o quarto set.
No quarto set a equipe do técnico Alex Paiva começou melhor, abriu 7 a 4 e depois 11 a 5. Porém a vantagem desapareceu quando o bom saque da ponteira Gaby fez a diferença e o jogo empatou em 14 a 14. Daí em diante a consistência do passe da líbero Rayani foi essencial para a arrancada de São José dos Pinhais que fechou o set em 25 a 20 e levar o jogo para o quinto set.
O frio já batia a casa dos 11 graus quando o quinto set começou. Mas nos 162m² que vale ponto no voleibol, São José dos Pinhais e Maringá esquentaram o jogo. Uma vantagem superior a um ponto só foi acontecer com 8 a 6, depois de um bloqueio da central Emanuele. Impossível, a central 97 fez mais um para ampliar para 10 a 06. Não satisfeita, fez duplo com Duane para fazer 11 a 06. Controlando o ataque adversário, a equipe abriu 13 a 09. E teve tranquilidade para rodar a bola e fechar o jogo em 15 a 11, conquistando importantes pontos na classificação.
A ponteira Laís foi escolhida a melhor da partida.
O técnico Alex Paiva destacou a superação da equipe de São José dos Pinhais no jogo.
– Jogamos três vezes contra Maringá no ano passado e não vencemos nenhum set. Hoje saímos atrás, mas crescemos durante a partida e aproveitamos a chance. A equipe mostrou evolução tática e nos credenciamos mais uma vez para lutar pelo título. –
Já o técnico Dema avaliou o jogo como um bom padrão e volume.
– O jogo foi bom, o resultado não foi. Estamos sofrendo com lesões e isso atrapalha o rendimento. Mas a equipe está em constante crescimento. –
Com a vitória, São José dos Pinhais foi a 14 pontos e pode perder a segunda colocação em caso de vitória da Unibrasil (jogo não encerrado até o fechamento desta matéria). Maringá conquistou mais um ponto, vai a 16 só depende de suas forças para terminar o turno em primeiro, basta vencer o segundo duelo contra Maringá, neste domingo (05/07) às 10h00.