
Faltando pouco mais de um mês para começar a 15ª Taça Paraná de Voleibol, 125 equipes já confirmaram presença no maior campeonato de clubes do Brasil, realizado pela Federação Paranaense de Voleibol (FPV). Neste ano o torneio acontece entre 10 e 15 de novembro em São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba que já sediou a competição no ano passado. Com o encerramento das inscrições preferenciais, as demais equipes têm até dia 10 de outubro para confirmar o interesse através do e-mail [email protected].
Segundo o coordenador geral Josmar Coelho, a participação já superou as expectativas dos organizadores. “Tecnicamente o número grande de instituições já está acima do que esperávamos. O foco agora está em receber as novas equipes que não participaram no ano passado. Agora são elas quem devem proceder as inscrições, até porque não restam muitas vagas”, alerta Josmar, que emenda. “Para a infantil feminina, por exemplo, não existe mais vagas e para as outras categorias são poucas que ainda restam”.
Ao todo são quatro categorias em disputa: mirim (para atletas nascidos em 2002 e 2003, Sub-14), infantil (Sub-16, 00/01), infanto (Sub18, 98/99) e juvenil (Sub21, 95/96/97). Na mirim masculina ainda restam cinco vagas. Na infanto três e na juvenil, duas. Nas demais categorias todos os lugares foram ocupados. Contudo, caso outras equipes ainda desejem participar, é imprescindível que entrem em contato com a organização do evento.
Única equipe paranaense que ganhou a medalha de ouro no ano passado, a equipe feminina de São José dos Pinhais faturou o título mais cobiçado do torneio: no ano que estreou na categoria Juvenil, o time comandado pelo treinador Alex Paiva fez uma final arrasadora contra o Flamengo (RJ), vencendo o jogo por 3 sets a 1. No elenco, a equipe contava com a ponteira Maiara Basso (hoje no Minas), a líbero Arielle (que hoje joga em Chapecó), com a levantadora Cibele e a central Jéssica, entre outras atletas que ainda permanecem na equipe mas estouraram a idade para participar da Taça Paraná, cuja idade máxima é de 20 anos.
Para defender o título nesta temporada, São José vai toda renovada para a disputa, com a ponteira Jaqueline sendo a única remanescente da equipe campeã. Segundo o treinador Alex, para compor o elenco o clube está trazendo atletas de fora. “Nosso time está todo renovado e estamos, inclusive, trazendo atletas de fora da cidade e do Estado para compor nosso elenco. A expectativa de todos continua alta, esperamos estar pelo menos entre os quatro primeiros, mas o grupo está bem mais novo com média de idade de 18 anos. Mesmo assim esperamos fazer um bom campeonato. A única pressão que existe é por termos ganho no ano passado e todos pensam que, por isso, temos que ganhar de novo. Com certeza vamos e queremos brigar pelo bicampeonato, mas com pé no chão. Estamos muito conscientes em relação a isso e temos tido muita tranquilidade para trabalhar”, afirma Alex.

A equipe do Águia/Neo Master de Ponta Grossa também foi outra equipe paranaense que foi bem no ano passado. O time do treinador Dalmo de Souza ficou com o vice-campeonato na categoria infantil masculina, perdendo a final para o Tijuca do Rio de Janeiro.
Na temporada 2015, 8 estados já confirmaram seus representantes na Taça Paraná: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e mais o Distrito Federal. Ao todo são 45 instituições representadas, números que ano após ano fazem da Taça Paraná de Voleibol a maior competição de base do voleibol brasileiro.

Entre as confirmadas para a 15ª edição estão grandes equipes do vôlei nacional. Minas Tênis Clube, Tijucas, SESI, SADA/Cruzeiro, Pinheiros, Flamengo, entre outras. Do Paraná são 30 equipes de diversas regiões do Estado. Entre elas São José dos Pinhais, UniBrasil Vôlei, Círculo Militar do Paraná, Clube Curitibano, AVP/Dental UNI, Medianeira e Clube Santa Mônica, entre outras.Â
– -Â