O jogo entre ASPMA/Araucária e Foz do Iguaçu/Pisossul não determinava mais classificação ou rebaixamento do Campeonato Estadual Adulto Masculino – Divisão Especial. Mas era a reedição dos dois últimos títulos de âmbito estadual: o Estadual de 2015 vencido pela ASPMA e os Jogos Abertos do Paraná vencido por Foz do Iguaçu.
Neste ano, as duas equipes já se enfrentaram no primeiro turno em Foz do Iguaçu com vitória dos visitantes que praticamente definiu a classificação da ASPMA/Araucária para a final. Neste sábado (08.10) o vencedor não foi diferente. Com um jogo envolvente, forçando o saque, a equipe de Araucária venceu por 3 sets a 2 e ganha um ânimo a mais na semana decisiva da final. No dia 12 recebe Caramuru/Castro no primeiro jogo da final.
Ao final da partida, o técnico Everson Ribeiro destacou a vitória: “Sempre temos jogos difíceis contra Foz do Iguaçu e hoje não foi diferente. Temos uma semana decisiva, usamos o jogo para deixar o time com ritmo, com volume, afinado para as finais. A equipe mostrou força de recuperação, concentração nos momentos decisivos e isso é importante neste momento. Mas ganhar sempre é bom.”
O jogo
O início do jogo foi de estudo pelas duas equipes. Ajustando o time para a fase final, o técnico Everson Ribeiro teve que controlar os ânimos da equipe no começo do jogo. Tanto que o jogo seguiu equilibrado até a primeira metade (10/10). Melhor no ataque a equipe de Araucária abriu vantagem e administrou para fechar em 25 a 15.
No segundo set a equipe da fronteira começou melhor e ajustou o passe. O levantador Pedro teve mais facilidade de trabalhar o ataque, dificultando o posicionamento do bloqueio adversário. A equipe consolidou a vantagem e fechou o segundo set em 25 a 19, empatando o jogo em 1 set a 1.
No terceiro set a tônica foi o equilíbrio no início. Foz do Iguaçu só abriu vantagem no primeiro tempo técnico (8/5), mas aos poucos viu a vantagem ruir, e logo o empate de Araucária (10/10) com bloqueio do central Danilo. Na boa sequência de saque do ponteiro Bruno Araucária abriu dois pontos (13/11). A vantagem final no set de apenas três pontos deu a Araucária o segundo set no jogo.
No quarto set as duas equipes se oscilavam na frente do placar. Tanto que no primeiro tempo técnico era Araucária que liderava (8/7) e no segundo, Foz (16/15). O jogo equilibrado com boas jogadas de ataque foi até o fim, vitória do Foz/Pisossul por 25/23, empatando o jogo em 2 sets a 2.
No quinto set a equipe de Araucária entrou com todas as jogadas de ataque disponível. Abriu vantagem de 8/5 na troca de quadra, mas após reclamação da arbitragem o levantador Ruan, que estava fora de quadra, levou cartão vermelho e recolocou Foz do Iguaçu no jogo, diminuindo a vantagem para dois pontos (13/11). Foz buscou a diferença e empatou (13/13), depois também (14/14). Foz teve a chance de fechar (15/14), mas sacou para fora. Araucária virou para 16/15, mas também não fechou. Depois de rallys disputadíssimos, ASPMA/Araucária fechou em 19/17 e venceu o jogo em 3 sets a 2.
As duas equipes voltam a se enfrentar neste domingo as 10h00 no Ginásio Parque Cachoeira.