Após um disputa caseira, o Paraná fica com a medalha de bronze no Circuito Brasileiro Sub-21 masculino, que foi disputado em Bauru (SP). Sergipe e Rio Grande do Norte foram os campeões da terceira etapa, subindo ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez na temporada. Os jogos da fase final foram realizados na manhã da última quinta-feira (08.06), no Aeroclube da cidade. O resultado altera a classificação do ranking geral no naipe feminino e mantém o Rio de Janeiro na liderança do masculino.
Na disputa da medalha de bronze, dois times do Paraná se enfrentaram, com vitória de Felipe/Adrielson por 2 sets a 0 sobre Juliano/Patrick (21/13, 21/17), em 27 minutos. Na decisão do naipe masculino, Raul e Matheus (SE) venceram de virada, em um grande jogo, Gabriel Gouveia e Igor Borges (RJ) por 2 sets a 1 (21/15, 14/21, 11/15), em 46 minutos de partida.
“Foi um resultado muito importante, nas duas primeiras etapas não terminamos na colocação que gostaríamos, ficamos em quinto lugar. O que contou demais nesta quinta-feira foi a paciência que eu tive com ele e vice-versa. Nós não treinamos na mesma cidade, então tivemos que ter tranquilidade para reverter vários jogos, inclusive na semifinal. É uma alegria imensa poder representar bem nosso estado”, disse Raul, após o título.
Apesar do vice-campeonato, o Rio de Janeiro mantém a liderança do ranking geral no naipe masculino, com 560 pontos. Eles somam 560 pontos, após um ouro e duas pratas nas três paradas. O Paraná aparece na segunda posição geral, com 500 pontos somados. Eles ficaram com um quarto lugar e um ouro nas etapas realizadas até agora.
Na decisão do naipe feminino, Talita e Teresa (CE) superaram Kyce/Milena (RN) por 2 sets a 0 (21/17, 21/19), em 44 minutos, conquistando pela primeira vez a etapa nesta temporada. A disputa de bronze teve como vencedora Victoria e Ana (MS), que superaram as cariocas Roberta e Anne (RJ) por 2 sets a 0 (22/20, 21/18), em 34 minutos.
“Acho que conseguimos ter uma sintonia muito boa. Acreditamos muito uma na outra, na nossa dupla. Sabemos do potencial e do que podemos conquistar. Temos a dificuldade de não morarmos juntas, eu estou em Brasília e ela em Fortaleza, mas superamos as adversidades, acreditamos. Temos que trabalhar a mente, acreditar no treinamento que cada uma realiza em sua cidade. Nossos técnicos fazem um trabalho excelente e conseguimos alcançar o nosso objetivo aqui em Bauru”, analisou Teresa.
O ouro na etapa levou o Ceará da terceira posição para a liderança do ranking geral, com 500 pontos, seguido pelo Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul, ambos com 480 pontos.
O time campeão de cada etapa soma 200 pontos para o estado que representa, enquanto a prata garante 180 pontos, o bronze 160 e o quarto lugar 140. Reduzindo 20 pontos a cada posição. Quando um estado possui mais de um time, apenas uma dupla é elencada para receber a pontuação ao final da parada.
O Circuito Brasileiro Sub-21 é composto por quatro etapas ao longo de 2017. Após as paradas em Maceió (AL), Maringá (PR) e agora em Bauru (SP), ele será encerrado no Rio de Janeiro (RJ), de 7 a 9 de agosto. Os pontos obtidos em cada etapa vãos para o estado e o campeão geral é determinado ao final das paradas, com o somatório total.
Assim como ocorre no Circuito Brasileiro Sub-19, o Sub-21 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas da mesma federação. Ele mantém o formato das últimas duas temporadas, com cada estado indicando suas delegações nos dois gêneros em busca do título. Além dos atletas, que podem ser alterados a cada etapa, as federações elegem um técnico.
VEJA OS RESULTADOS DO TORNEIO MASCULINO
http://www.aplicativoscbv.com.
VEJA OS RESULTADOS DO TORNEIO FEMININO
http://www.aplicativoscbv.com.
Fonte: Confederação Brasileira de Voleibol (CBV)