De Apucarana (PR), Josi Schmidt
A decisão do voleibol da fase final dos 64º Jogos Escolares do Paraná (JEPs), categoria A, para atletas de 15 a 17 anos garantiu o bicampeonato consecutivo ao Colégio Expoente, de Curitiba, no feminino e Colégio Neo Master, de Ponta Grossa, no masculino. Os ponta-grossenses somam quatro títulos ao todo na categoria (2004, 2006, 2016 e 2017). Os confrontos aconteceram na manhã desta quinta-feira (27.07), no ginásio do Colégio Estadual Nilo Cairo, em Apucarana (PR).
A vitória garantiu às equipes campeãs as vagas para representar o Paraná na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que será realizado este ano em Brasília (DF), entre os dias 16 a 25 de novembro.
No confronto final feminino, o Colégio Expoente superou o Colégio Cecília Meireles, de Palotina, por 3 sets a 0, com parciais de 25/15, 25/13 e 25/14, após 59min de jogo. O Expoente chegou ao título com uma campanha exímia. Foram cinco vitórias sem perder nenhum set. O técnico campeão, Jorge Edson, comentou sobre o retorno comandando uma equipe escolar após quase 10 anos.
“É uma celebração voltar para uma equipe de voleibol de base e uma honra conquistar esse título com elas, que já haviam vencido ano passado e agora, mais uma vez disputar uma etapa nacional. Daqui saem muitos potenciais olímpicos e por ser uma competição escolar acaba tendo um maior comprometimento desses atletas-estudantes. Me sinto muito feliz e gratificado com esse resultado”, declarou o técnico.
A decisão do masculino demonstrou toda a força desta edição dos JEPs. Neo Master e Anglo levaram o jogo para o tie-break e o título de campeão levou a equipe que conseguiu manter o melhor equilíbrio na partida. A vitória do Neo Master veio após 1h58 de jogo em cinco sets, com parciais de 25/20, 18/25, 19/25, 25/19, 20/18 e 20/18.
Esta é a segunda vez consecutiva que o time ponta-grossense vence no tie-break uma equipe maringaense, desta vez o Colégio Anglo. Para o técnico campeão, Laury, em um jogo de final nunca tem favoritismo. “O fator emocional sempre vai interferir e os atletas acabam discutindo entre eles então isso acaba atrapalhando bastante. E foi o que aconteceu com o nosso time no segundo e terceiro set. No intervalo para o quarto set eu não passei nada tático para eles. Só falei que estávamos perdendo para nossa própria cabeça. Eles assimilaram e voltaram para o jogo. O tie-break foi aquela loucura, ponto a ponto e graças a Deus conseguimos fechar na primeira chance que tivemos. Parabéns ao Anglo e agora Brasília nos aguarda”, resumiu Laury.
Disputa do bronze
No feminino o Colégio Estadual João Mondrone, de Medianeira, venceu o Colégio Positivo, de Telêmaco Borba, por 2 sets a 1 (25/23, 13/25 e 15/10) e garantiu a terceira colocação no torneio. Já no masculino, a equipe do Colégio Positivo, de Telêmaco Borba foi melhor em quadra e ficou com a medalha de bronze ao fazer 2 a 0 (25/15 e 25/15) em cima do Colégio Estadual Dom Pedro I, de Pitanga.
Acompanhe a fanpage dos JEPs:
www.facebook.com/jogosescolaresdoparana
Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias do Esporte e Turismo e da Educação, com apoio do município de Apucarana.
COM/JEPS
Josi Schmidt
[email protected]
(41) 99942-8277