De Astorga (PR), Orlando Gonzalez
O Campeonato Paranaense de Vôlei Sub-15 da Série B feminino definiu o seu campeão na tarde deste domingo, no ginásio de esportes de Astorga, que recebeu durante três dias o evento que tem a chancela da Federação Paranaense de Voleibol (FPV). E o jogo final reuniu as duas melhores equipes do torneio: o invicto Colégio Marcelino Champagnat, de Londrina, que não havia perdido um único set, diante do Clube Curitibano/Expoente, que também chegou forte. Assim como as londrinenses, invictas, mas haviam perdido um set em quatro partidas disputadas. E a final foi um jogão!
A equipe da capital começou o jogo forte, errou menos, e conseguiu a vitória no primeiro set, com parcial de 25 a 17. As londrinenses equilibraram as forças, acertaram mais, e a partida acabou disputada ponto a ponto, até que Londrina conseguiu uma pequena vantagem e fechou em 25 a 22 o segundo set.
Só que o Clube Curitibano/Expoente ´estragou´ a ´festa´ do Colégio Champagnat/Londrina, no set seguinte, e a parcial foi de 25 a 9 para o time curitibano, que levou o ´troco´ no quarto set. Só que o Champagnat teve que se aplicar em quadra para fechar com parcial de 25 a 21.
Após o empate em sets, o campeão foi conhecido após o emocionante tie-brak. A equipe do Colégio Champagnat/Londrina iniciou melhor. Abriu vantagem, viu a equipe curitibana evoluir em quadra, mas a medalha e ouro ficou com as londrinenses, que fecharam com parcial de 15 a 11.
O campeão somou cinco vitórias, venceu 15 sets e perdeu apenas dois. As duas equipes garantiram vaga na Séria A do Campeonato Paranaense em 2018.
O técnico Rodrigo Fumaça, da equipe de Londrina, diz que é preciso acreditar. “A vitória foi contra a equipe campeã do ano passado. Nós perdemos por 2 a 1, e eu sabia que a nossa hora ia chegar. E essa hora chegou. E ficou comprovado que Londrina tem voleibol. Temos um grupo que acredita que vai riar novos horizontes. Um grupo que vai responder algumas dúvidas, já que tem pessoas que ignoram o voleibol de Londrina. É a nossa resposta, ganhamos do campeão. E agora somos os campeões”, comentou
Apesar da medalha no peito, Fumaça não se esqueceu de agradecer. “Ao Rogério, pelo ótimo trabalho aqui em Astorga. À Federação, ao amigo Paulão, ao presidente Neury, ao China. O Colégio Champagnat e a cidade de Londrina que me permite trabalhar no esporte que gosto representando a minha cidade”, finalizou.
Fábio Almeida, diretor técnico da Federação Paranaense de Voleibol (FPV) e delegado do Estadual Sub-15 aprovou a etapa em Astorga. “100% positivo. A cidade muito receptiva. A estrutura também, de alimentação e hospedagem. As equipes gostaram muito. E esperamos num futuro próximo realizar mais etapas estaduais na cidade. E o nosso agradecimento ao prefeito (Antônio Carlos Lopes), ao Rogério (Martins) e ao Marcelo, do departamento de esporte de Astorga, que apoiaram intensamente a etapa do Paranaense de Vôlei na cidade.
TERCEIRO LUGAR
A equipe da Prefeitura de Santa Helena conquistou a terceira posição no campeonato. O confronto valendo a medalha de bronze foi diante da equipe anfitriã do Paranaense, e a vitória de Santa Helena foi de três sets a zero. Com superioridade, as parciais foram de 25 a 13, 25 a 19 e 25 a 19.
QUINTO LUGAR
A Prefeitura de Arapongas assegurou a quinta posição no Estadual. No jogo pela posição, a equipe ganhou de dois sets a zero da Prefeitura de Marialva, com parciais de 25 a 22 e 25 a 13.
SELEÇÃO DO TORNEIO
A FPV escolheu as melhores atletas do campeonato: Fundo quadra – Gabriela (Arapongas). Levantadora – Suellen (Santa Helena). Ponteiras – Gabriela (Londrina) e Kamila (Londrina). Centrais – Marcela (Curitibano) e Caroline (Santa Helena). Oposto – Jeniffer (Curitibano). A mais valiosa da competição: Gabriela (Londrina).
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1 – Colégio Champagnat de Londrina
2 – Clube Curitibano/Expoente de Curitiba
3 – Prefeitura de Santa Helena
4 – Prefeitura de Astorga
5 – Prefeitura e Arapongas
6 – Prefeitura de Marialva
7 – APE/CEEDUC/Palotina
8 – Colégio Santa Maria
O Campeonato Paranaense Sub-15 Série B feminino é uma realização da Federação Paranaense de Voleibol (FPV), com patrocínio da Penalty e da Copel Telecom. Mais informações desta e de outras competições estão disponíveis no site www.voleiparaná.com.br, na fan page www.facebook.com/voleiparana e no instagram @voleiparana.
Assessoria de imprensa FPV
www.facebook.com/voleiparana
www.flickr.com/voleiparana