De Londrina, Guilherme Becker
A cidade de Ponta Grossa é campeã do voleibol masculino da fase final A dos 61º Jogos Abertos do Paraná (JAPS). Na manhã deste domingo (30), no ginásio do SESI, em Londrina, a equipe enfrentou os atuais campeões da competição, o Palmas. Porém, neste ano, o troféu foi para os Campos Gerais após vitória por 3 a 0 (25/22 25/16 27/25).
As equipes se reencontraram na competição, após duelarem na primeira fase. Naquela ocasião, Ponta Grossa levou a melhor por 3 a 0. Desta vez, Palmas queria dar o troco e manter o troféu na cidade. Entretanto, a missão não seria fácil. No primeiro set, os ponta-grossenses começaram melhor e chegaram a abrir 16/12. Na reta final Palmas ameaçou uma reação com o saque forçado, porém não conseguiu evitar a derrota, 25/22.
Na segunda parcial Palmas teve mais dificuldades. Com a potência dos ataques e bloqueios de Ponta Grossa, os atuais campeões não conseguiram impedir o 2 a 0, com um 25/16. Já no terceiro set, o equilíbrio dominou até a reta final. Com Palmas apostando todas as fichas no saque, para quebrar a linha de passe, o time chegou ao set point com 24/23. Porém, o dia era dos ponta-grossenses que, no bloqueio de Alex Willian, fecharam em 27/25. “O time veio como favorito e fez por merecer. Mostramos o trabalho dentro de quadra, perdemos apenas um set na competição e faturamos o troféu que era o objetivo”, conta o levantador Gustavo Campelo.
Na competição, Fabio Sampaio foi o treinador de Ponta Grossa. Após conquistar o título, o comandante destacou a força do plantel e reforçou a importância do campeonato, já visando à preparação para a Superliga. “Sabíamos do favoritismo, não pudemos contar com o grupo completo de atletas, tivemos que deixar 10 jogadores em Ponta Grossa, mas isso só salienta a qualidade do nosso grupo. É de suma importância estar disputando os Jogos Abertos, principalmente por contar com equipes fortes como Maringá, Palmas, Foz do Iguaçu, e também por acontecerem situações aqui, que não acontecem no dia-a-dia dos treinos. Logo teremos uma competição nacional pela frente”, destaca Sampaio.
Vice-campeão
Pelo segundo ano consecutivo na decisão, desta vez Palmas não conseguiu subir no lugar mais alto do pódio. Com a derrota para Ponta Grossa, o município leva para casa as medalhas de prata. Entretanto, esta segunda posição tem um gosto especial.
“A superação começou quando saímos de Palmas. Consegui trazer apenas os meninos que possuem vínculo com o município, então chegamos para a primeira fase com sete atletas. Pelas circunstâncias, sem dúvidas essa prata para nós tem um sabor especial. Estou bastante feliz, o título agora passa para a cidade de Ponta Grossa, que possui um projeto muito bom, então o troféu está em boas mãos”, destaca o treinador Cristiano Baniski, de Palmas.
Completando o pódio, Maringá superou Toledo por 3 a 0 (25/20 25/16 25/15) na disputa do bronze.
COM/SEET
Guilherme Becker
[email protected]
(41) 99212-1161