O Brasil começou demonstrando a qualidade de suas duplas no torneio feminino do Major Series de Hamburgo, na Alemanha. Foram oito vitórias em 10 jogos, com quatro duplas invictas. Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Juliana/Taiana (CE), Larissa/Talita (PA/AL) e Lili/Maria Elisa (ES/PE) venceram os dois jogos que disputaram, enquanto Duda e Elize Maia (SE/ES) tiveram duas derrotas, mas seguem com chances de classificação.
As cinco duplas brasileiras volta à quadra nesta quinta-feira (08.06), quando disputam mais uma partida na fase de grupos. A disputa da repescagem, oitavas e quartas de final ocorre na sexta-feira (10.06), enquanto as semifinais e finais do torneio feminino serão realizadas no sábado (11.06). O torneio em Hamburgo é o primeiro de quatro Majors no Circuito Mundial 2016.
Larissa/Talita (PA/AL), cabeça de chave número dois do torneio e representante brasileira nos Jogos Olímpicos, começou a disputa com duas vitórias. Elas superaram as gregas Arvaniti e Karagkouni por 2 sets a 1 (21/18, 11/21, 9/15), em 36 minutos. Horas mais tarde, vitória sobre as alemãs Holtwick e Semmler por 2 sets a 0 com parciais de 21/19 e 21/16, em 32 minutos. A dupla encerra participação no grupo B contra as canadenses Broder e Valjas.
Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ), cabeça de chave 4 e representantes olímpicas, também começaram com o pé direito. Elas venceram na estreia as alemãs Bieneck e Grossner em uma verdadeira batalha por 2 sets a 1 (16/21, 29/27, 18/16), em 55 minutos de jogo. Na sequência, triunfo sobre as compatriotas Duda e Elize Maia (SE/ES) por 2 sets a 0 (21/19, 21/15), em 34 minutos.
As campeãs mundiais encerram presença no grupo D contra Matuatu e Pata, de Vanuatu. Já Duda e Elize, que também perderam a segunda partida da chave por 2 sets a 0 (22/20, 21/18), em 33 minutos, para as representantes de Vanuatu, encerram a primeira fase contra as alemãs Bieneck e Grossner e precisam de vitória para seguirem no torneio.
Lili e Maria Elisa (ES/PE) tiveram uma importante vitória no grupo C. Elas começaram superando as italianas Martha Menegatti e Orsi Toth por 2 sets a 1 (21/15, 10/21, 11/15), em 44 minutos. Na sequência, triunfo sobre as norte-americanas Walsh e Ross, que duas semanas atrás conquistaram o Grand Slam da Rússia. Vitória das brasileiras no tie-break por 12/21, 21/13, 18/20, em 47 minutos de jogo. Lili comentou a partida.
“A chave foi que nós nunca perdemos o foco e jogamos com grande emoção e contra as norte-americanas. Maria jogou uma grande partida e nós não perdemos nossa fé uma na outra quando elas vieram fortes no segundo set. Continuamos jogando duro e acreditando em nós mesmas em um tie-break desafiador, contra uma grande equipe”.Lili e Maria Elisa encerram a chave contra C contra as alemãs Mersmann e Schneider.
Juliana e Taiana (CE) foram a quarta dupla brasileira a manter 100% de aproveitamento no primeiro dia. Elas superaram na estreia as chinesas Fan Wang e Yuan Yue por 2 sets a 0 (21/13, 21/14), em 33 minutos. Na sequência, vitória contra as finlandesas Lehtonen e Lahti por 2 sets a 1 (21/12, 21/18), em 34 minutos. Elas encerram o grupo F contra as suíças Heidrich e Zumkehr, que também venceram duas vezes nesta quarta.
O Major Series de Hamburgo será a última etapa do Circuito Mundial a contar pontos para o ranking olímpico. Os primeiros 15 times da lista (respeitando o limite máximo de duas duplas por país), garantem vaga nos Jogos de 2016. O Brasil fica fora da conta, pois conquistou uma das vagas por ser país sede e a outra ao vencer o Campeonato Mundial. Ao todo, 24 duplas em cada naipe disputam os Jogos.
O Brasil lidera o quadro de medalhas em etapas do Circuito Mundial realizadas na Alemanha. Até hoje foram realizados 15 eventos no naipe masculino e outros nove no feminino, todos na capital Berlim. Os brasileiros possuem 19 medalhas no masculino (nove ouros, quatro pratas e seis bronzes) e nove medalhas no feminino (quatro ouros, três pratas e dois bronzes).
A etapa de Hamburgo dará 57 mil dólares às duplas campeãs, distribuindo 800 mil dólares em premiações no total. Os campeões somam 800 pontos no ranking do Circuito Mundial. Após a parada na Alemanha, o tour mundial segue para o Grand Slam de Olsztyn, na Polônia.
Fonte: CBV