Com mais tranquilidade do que na estreia, quando saíram perdendo e viraram o jogo diante da Áustria, os brasileiros Alison e Emanuel conquistaram, nesta terça-feira (31.07), a segunda vitória da dupla nos Jogos Olímpicos de Londres. Na arena montada no Horse Guards Parade, os campeões mundiais tiveram boa atuação e superaram o brasileiro naturalizado suíço Bella e o medalhista olímpico Patrick Heuscher por 2 sets a 0, parciais de 21/17 e 21/12, pela segunda rodada do Grupo A.
Com duas vitórias nas rodadas iniciais em Londres, os brasileiros já estão garantidos na segunda fase da competição, já que os suíços, que perderam seus dois primeiros jogos, não poderão mais alcançá-los. Desta forma, a dupla brasileira garante, na pior das hipóteses, a terceira colocação do grupo ao fim da primeira fase.
Alison e Emanuel podem, ainda nesta terça, garantir classificação direta às oitavas de final. Para isso, os italianos Daniele Lupo e Paolo Nicolai precisam superar os austríacos Clemens Doppler e Alexander Horst no duelo marcado para as 16h. Neste caso, brasileiros e italianos já teriam vagas garantidas nas oitavas e disputariam a primeira colocação da chave no duelo marcado para quinta-feira (02.08), às 6h (de Brasília).
O torneio olímpico de vôlei de praia é disputado por 24 duplas. As parcerias formam seis chaves com quatro componentes cada e jogam contra os rivais dos próprios grupos na primeira fase. Avançam diretamente às oitavas de final os dois primeiros colocados de cada chave e os dois melhores terceiros. Os quatro terceiros colocados restantes disputarão as últimas duas vagas disponíveis nas oitavas.
Alison se destaca no ataque
No duelo contra a dupla suíça, o estreante Alison impressionou por seu ótimo desempenho ofensivo. Das nove bolas que atacou, o “Mamute” converteu oito em ponto. O capixaba contribuiu ainda com um ponto de bloqueio e outro de saque. Regular na virada de bola, Emanuel conseguiu 13 pontos de ataque e um de saque, além de 11 defesas.
“Os dois jogos que tivemos até agora foram difíceis. Entramos focados contra os suíços e conseguimos vencer. Já tínhamos jogado contra eles no Circuito Mundial e sabíamos que tínhamos que forçar o saque, por isso erramos um pouco no começo. O jogo contra os italianos também será complicado. É um time jovem, que joga com muita alegria e está em uma crescente. Vamos estudá-los da melhor maneira”, explica Alison.
Para o experiente Emanuel, que participa dos Jogos Olímpicos pela quinta vez, o foco e a concentração vem sendo as principais armas brasileiras na competição.
“O primeiro set da partida foi muito próximo. Todas as duplas que estão aqui se conhecem bem e isso nivela os jogos. Por isso, o importante é estar sempre bem focado. Estudamos bem para este jogo e o resultado condiz com isso”, analisa o campeão olímpico.
O JOGO
O começo da partida teve diversos erros no saque dos dois lados, o que gerou grande equilíbrio. Com erro de ataque de Heuscher, o Brasil abriu dois pontos pela primeira vez em 11/9. Pouco depois, Emanuel finalizou um contra-ataque com força e aumentou a liderança brasileira para 15/11. Mantendo a consistência até o fim do set, os campeões mundiais fecharam em 21/17 com uma largada de Alison.
Os brasileiros mantiveram o controle da partida no início do segundo set e conseguiram abrir 8/5 com uma pancada do “Mamute” na diagonal. Após um bonito rally, Emanuel atacou no meio da quadra suíça para ampliar a vantagem brasileira para 8/5. Um saque do campeão olímpico deixou o Brasil ainda mais perto da vitória: 18/11. Muito regular na virada de bola, a dupla brasileira manteve a segurança no marcador até Bella arcar para fora para marcar 21/12 e fechar a partida em favor dos brasileiros.
Ricardo e Pedro Cunha tentam garantir liderança
Também invictos no torneio olímpico, Ricardo e Pedro Cunha voltam à quadra em Londres nesta quarta-feira (01.08) dispostos a assegurar a primeira posição do Grupo F. Líderes da chave com duas vitórias, os brasileiros tentarão confirmar a condição diante dos canadenses Martin Reader e Josh Binstock, às 16h (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal Sportv.
“Já nos enfrentamos uma vez em Praga e foi um jogo duro, vencemos por 2 a 1. É um time novo como o nosso, que quer mostrar o que pode fazer e que vai buscar a vitória a todo custo porque perdeu para a dupla da Noruega”, diz Ricardo, sobre os canadenses, que têm uma vitória e uma derrota.
No outro jogo da chave, às 13h30, os britânicos Steven Grotowski e John Garcia-Thompson, que ainda não venceram, enfrentarão os noruegueses Tarjei Skarlund e Martin Spinnangr, que venceram um jogo e perderam outro em Londres.
TABELA E RESULTADOS:
http://www.fivb.org/en/olympics/london2012/resultsBVB-M.asp
CLASSIFICAÇÃO:
http://www.fivb.org/en/olympics/london2012/poolsBVB-M.asp
GALERIA DE FOTOS:
http://www.cbv.com.br/v1/imprensa/abrir.asp?id=1320
– –
Fonte: CBV