De Maringá (PR), Josi Schmidt
A final da temporada 2017 terá em quadra duas equipes estreantes no Campeonato Paranaense Adulto 2017 Série B feminino. De um lado as curitibanas experientes que se reencontraram este ano para a formação da AREC/Curitiba/AASRC e de outro a equipe juvenil da PM Telêmaco Borba/AVTB. As semifinais aconteceram na tarde deste sábado (14.10), no ginásio de esportes da AABB, em Maringá (PR).
No primeiro confronto o equilíbrio entre as equipes prevaleceu durante toda a partida. Nas finalizações dos sets a AREC foi mais firme e superou a PM Toledo/Avotol por 3 a 0, com parciais de 25/22, 25/23 e 25/22, em 1h22 de jogo, garantindo a primeira vaga na decisão.
No segundo jogo a PM Telêmaco Borba/AVTB fez 3 a 0 sobre a UEPG/Vôlei Base, com parciais de 25/16, 25/10 e 25/12, em 57 minutos de jogo e decidirá o título pela primeira vez.
Após a partida, a capitã da AREC, Carol, disse que chegar à final é um grande fortalecimento para a equipe que nasceu este ano e juntou várias antigas parceiras de quadra. “Primeiro ano com essa equipe e isso nos deixa super contentes de fazer amanhã essa final. Estamos muito unidas nesse reencontro e motivadas para ir em busca do título”, comentou.
Do lado adversário, o técnico Reinaldo Bento, lamentou a derrota e acredita que o calendário e o formato da disputa vem prejudicando a classificação da equipe que pela segunda vez consecutiva vai disputar a medalha de bronze.
“A gente planeja no início do ano de uma forma e ao longo do campeonato acontecem algumas coisas que acabam prejudicando, como aconteceu no ano passado aonde fomos campeões na segunda etapa mas acabamos ficando de fora da final devido o critério de desempate. Já este ano viemos novamente com uma equipe de atletas da casa, onde algumas delas já são mães e acabam se programando em um feriado prolongado com viagens e não puderam estar aqui hoje porque nos preparamos para uma data que acabou sendo mudada. Esses desfalques acabaram fazendo muita falta nos momentos decisivos de hoje. Nesse ponto é mérito para a equipe de Curitiba que conseguiu vir com a equipe mais completa e venceu a partida. A Federação deveria olhar de uma forma diferente para essa categoria que acaba tendo outros compromissos paralelos e por isso demandam de datas previamente determinadas. Questões assim acabam desmotivando as equipes a participarem”, desabafou Reinaldo.
Após a vitória, o técnico de Telêmaco, Aldori Gaudêncio comentou sobre a estreia da equipe juvenil que decidirá seu primeiro título na categoria. “Criamos o projeto pensando em chegar na categoria Adulto. Todas as atletas são formadas pelas categorias menores mas sempre vislumbrando chegar na divisão A do Adulto. Então tudo são etapas, onde nos programamos para trabalhar e subir degrau por degrau. Já estamos com parte do objetivo alcançado. A organização e todas as equipes estão de parabéns pelo trabalho realizado até aqui. Agora vamos nos concentrar para que amanhã possamos fazer um bom jogo contra a forte e experiente equipe de Curitiba e tentar buscar um resultado favorável”, afirmou Aldori.
O técnico da UEPG/Vôlei Base, João Aplewicz, avaliou positivamente o trabalho da equipe na competição. “Chegar até a fase final já é um resultado positivo. Infelizmente muitas dessas atletas têm outros afazeres e isso acaba complicando na hora de sair para uma viagem de competição. O que salvou nosso time nessas fase final foram as meninas mais novas que foram a maioria aqui. Mas encaramos de uma forma positiva essa questão. Que sirva de experiência para essas meninas nascidas em 2002 para crescerem e pegarem mais rodagem. Agora vamos tentar beliscar uma medalha de bronze porque se chegamos até aqui não foi à toa”, declarou.
A briga pelo título e pela vaga de acesso à divisão de elite em 2018 será às 11h30, no ginásio da AABB. Mais cedo, às 8h30, acontece a decisão de terceiro lugar no mesmo local.
TABELA DE JOGOS
Ginásio de esportes da AABB
Sábado (14.10)
Semifinais
14h – PM Toledo/Avotol 0 x 3 AREC/Curitiba/AASRC (22/25, 23/25 e 22/25)
15h30 – PM Telêmaco Borba/AVTB 3 x 0 UEPG/Vôlei Base (25/16, 25/10 e 25/12)
Domingo (15.10)
Disputa do bronze
8h30 – PM Toledo/Avotol x UEPG/Vôlei Base
Final
11h30 – AREC/Curitiba/AASRC x PM Telêmaco Borba/AVTB
O Campeonato Paranaense Adulto Série B é uma realização da Federação Paranaense de Voleibol (FPV), com patrocínio da Penalty e da Copel Telecom. Mais informações desta e de outras competições estão disponíveis no site www.voleiparaná.com.br .
[email protected]
www.flickr.com/voleiparana
www.facebook.com/voleiparana
www.instagram.com/voleiparana