A seleção brasileira juvenil feminina de vôlei abriu com vitória o triangular internacional amistoso. Nesta QUINTA-FEIRA (14.07), no ginásio do Taquaral, em Campinas (SP), a equipe verde e amarela, comandada por Luizomar de Moura, venceu a Itália por 3 sets a 0 (25/23, 25/23 e 25/20), em 1h20 de jogo. O Brasil voltará à quadra neste sábado (16.07), às 20h, para jogar contra o Japão. Os amistosos servem como preparação para o Campeonato Mundial, entre os dias 21 e 30 de julho, em Lima, no Peru. O time brasileiro buscará o sétimo título da competição (87, 89, 01, 03, 05 e 07).
Embora a seleção italiana não tenha conquistado nenhum set, o jogo foi equilibrado e, em vários momentos, a Itália esteve à frente no marcador. Para o treinador brasileiro faltou paciência em alguns lances do jogo, mas a união do grupo prevaleceu.
“O nosso passe demorou a funcionar e isso deixou as meninas um pouco impacientes e ansiosas para resolver as jogadas. O emocional pesa muito nessa idade, mas isso faz parte do amadurecimento do grupo. Foi muito importante poder usar praticamente todas as jogadoras e ver que as atletas que saem do banco também podem corresponder dentro de quadra. Essa equipe está formada desde a categoria infanto e acho que esse tempo de trabalho juntas foi fundamental para se encontrarem durante a partida”, avalia Luizomar.
Após a derrota para o Brasil, o técnico italiano Marco Mencarelli, foi econômico nas palavras. “Se jogarmos da maneira que jogamos, vai ser impossível ganhar do Brasil”. Marco creditou a derrota da Itália ao bloqueio que não funcionou. O Brasil marcou 13 vezes neste fundamento, enquanto a equipe italiana apenas em três oportunidades.
O destaque do time brasileiro foi a central Ana Beatriz, com 16 pontos (10 de bloqueio, 5 de ataque e 1 de saque). Do lado italiano, a jogadora Bosetti foi a que mais pontuou: 9 vezes.
O jogo
O início do primeiro set foi marcado pela ansiedade do time brasileiro que não conseguia encaixar a recepção e permitiu que a Itália abrisse 4 a 1. Em seguida, o Brasil esboçou reação e virou o marcador: 6/8. No entanto, as italianas dispararam no placar e fizeram 16 a 7 na segunda parada técnica. A partir daí, prevaleceu a raça das brasileiras, que viraram e fecharam o set: 25/23.
A segunda parcial começou mais equilibrada. As duas seleções se mantiveram niveladas. No primeiro tempo técnico, as brasileiras estavam à frente com a vantagem mínima: 8/7. No segundo tempo técnico, a vantagem era maior: 16/13. A Itália tentou manter-se viva no jogo e passou à frente no placar (17/16). Como no set anterior, o Brasil virou o marcador e fechou o segundo set: 25/23.
As italianas voltaram melhores para o terceiro set e chegaram ao primeiro tempo técnico à frente: 8/5. No entanto, a equipe verde e amarela mostrou, mais uma vez, poder de reação e virou: 16/15. O jogo seguiu equilibrado até o Brasil marcar 20/18. Depois, a Itália conseguiu apenas mais dois pontos, enquanto o Brasil pontuou cinco vezes até fechar a partida (25/20).
Itália, um adversário conhecido do Brasil
Nesta temporada, as duas equipes já duelaram, oficialmente, cinco vezes. Com o resultado desta quinta-feira, o Brasil se manteve invicto nos confrontos. No Campeonato Mundial, no Peru, brasileiras e italianas voltarão a se encontrar. As seleções de Brasil e Itália estão na mesma chave do torneio.
Próxima partida: Japão x Itália
Enquanto o Brasil folgará na tabela, japonesas e italianas se enfrentarão nesta SEXTA-FEIRA (15.07), às 20h, no ginásio do Taquaral. O portão será aberto às 19h e a entrada gratuita.
Assim como Brasil e Itália, a seleção japonesa também se prepara para o Campeonato Mundial, no Peru. O Japão está no grupo D do torneio.
EQUIPES
BRASIL – Priscila, Sthefanie, Bia, Marjore, Samara e Gabriela. Líbero – Thaís
Entraram: Juliana, Carol, Sonaly e Isabela
Técnico – Luizomar de Moura
ITÁLIA – Bertone, Alberti, Camera, Diouf, Bosetti e Scarabelli. Líbero – Zardo.
Entraram: Bianchini, Vietti, Lotti e Pisani
Técnico – Marco Mencarelli