Por assessoria FPV
A campanha do Vôlei Clube Cascavel foi marcada por altos e baixos na temporada 2023. Depois de um início avassalador no Campeonato Paranaense Adulto feminino, o time caiu de rendimento e chegou a fase final com a terceira melhor campanha. Nos jogos decisivos, o elenco novamente oscilou nas partidas, mas garantiu a medalha de bronze.
Antes das fases finais, o treinador Ladir destacou que a equipe precisava oscilar menos no campeonato, para conseguir vitórias importantes e chegar à decisão. Logo na disputa das quartas de final, na partida de abertura da fase mata-mata, o comandante viu o elenco começar o confronto com Pato Vôlei inconstante.
No primeiro set, o Cascavel perdeu por 25 a 18, mas conseguiu empatar no segundo set com um 25 a 11. As meninas do oeste continuaram oscilando no confronto e só garantiram a vaga nas semifinais após virar o jogo no tie-break.
Nas semifinais o Cascavel enfrentou o Unilife Maringá, que vinha em busca do tricampeonato. Desde o início da competição, o treinador Ladir reforçou que a equipe favorita ao título do estadual era o Maringá. No duelo que valia a vaga na final, as meninas do Cascavel não tiveram muitas chances e perderam por 3 a 0.
Para encerrar a temporada com vitória, o Cascavel disputou o terceiro lugar com o PM Foz do Iguaçu/ Smel, que foi vice-campeão em 2022. Novamente o Cascavel teve momentos irregulares e após abrir 2 a 0 com certa facilidade (25/14 e 25/18), o time viu o Foz empatar e levar o jogo para o tie-break. A disputa do set decisivo foi emocionante.
Com as equipes disputando ponto a ponto o lugar no pódio, o Cascavel levou a melhor com um 16/14.
O Campeonato Paranaense Adulto é promovido pela Federação Paranaense de Voleibol, com patrocínio da Itaipu Binacional e da Penalty.