Dois jogos definiram a classificação parcial do Campeonato Estadual Adulto masculino da divisão especial neste domingo (05.06) em Maringá e Toledo. E foram os times visitantes que se deram melhor na rodada.
O voleibol masculino do Foz do Iguaçu/Pisossul conquistou, em Toledo, a sua segunda vitória contra o Prefeitura de Toledo/Prati/Donaduzzi/Avotol no Campeonato Estadual da Divisão Especial. Depois fechar em 3 sets a 1 no sábado, desta vez os comandados do técnico Marcão Vinicius Dias Antunes fizeram 3 sets a 0 com parciais de 25/15 no primeiro e no terceiro set e 25/19 no segundo set.
Na avaliação do técnico Marcão foi uma boa estreia, visto que a equipe sofreu algumas alterações nesta temporada como a troca de levantadores com Vini ganhando posição de titular e Pedro Espírito Santo sendo o substituto imediato e ainda o retorno do central Arthur, depois de ter defendido a equipe na Superliga B no ano passado. Ele também foi eleito o melhor jogador da partida deste domingo.
“Conseguimos manter o mesmo nível de jogo a essa estreia serve também para avaliarmos alguns pontos e efetuar os ajustes que vão ocorrer durante os treinamentos. Também erramos em alguns fundamentos, mas nada que não possa ser corrigido ou venha atrapalhar a nossa meta de chegar às finais”, disse o técnico que é o atual vice-campeão da Divisão Especial.
Mesmo com as duas derrotas, o técnico da casa Marcos Assunção avaliou como interessante a estreia e como um bom teste para a equipe que vai disputar no próximo fim de semana, a fase regional dos Jogo Abertos do Paraná (JAPs). “Esperávamos dificuldade contra a forte equipe de Foz do Iguaçu, mas essa etapa foi importante para desenvolver um bom voleibol e para tirar algumas que tinha quanto a escalação”, disse o técnico Assunção.
Foz do Iguaçu atuou nos confrontos com os atletas Arthur, Lucas, Jordan, Kibe, Raphael, Vini, Pedro Espírito Santo, Pedro Nascimento, Paulo, Marlon, Fernando e Henrique. Os toledanos atuaram com Edimar, Kaê, Luan, Rauan, Giovane, Ricardo, Douglas, Alberto, Guilherme, Gustavo, Matheus e Marcelo. André Van de San atuou como assistente técnico.
As duas equipes voltam atuar pelo Estadual fora casa e ambas contra Castro. Toledo joga nos dias 17 e 18 deste mês e Foz do Iguaçu nos dias 10 e 11 de julho.
Caramuru/Castro vence AMVP pela segunda vez no Clube Olímpico
O Caramuru/Castro obteve o segundo resultado positivo contra o AMVP/Maringá na abertura do Campeonato Paranaense de Vôlei da Divisão Especial masculino adulto. Depois de ganhar no sábado por 3 sets a 0, a equipe superou o time maringaense neste domingo (5), pela segunda vez, no ginásio de esportes do Clube Olímpico, em Maringá, por 3 sets a 1.
No primeiro set, o time da Cidade Canção foi para o ´tudo ou nada´ e conseguiu o resultado, com parcial de 25 a 21. No segundo set veio a reação do rival, que esteve durante todo o set à frente no marcador. Mas a diferença que garantiu o set começou a partir do décimo quinto ponto. O jogo estava em 15 a 12, quando o Caramuru só fez a vantagem aumentar, de quatro (16 a 12) para 13 pontos, quando o set terminou com parcial de 25 a 12. O time de Maringá parou no décimo segundo ponto e foram nove pontos em sequência do adversário até conseguir o empate na partida.
Veio o terceiro set, e a AMVP/Maringá começou melhor e chegou a fazer 4 a 2, mas depois de chegar a 5 a 3, a equipe maringaense viu o rival novamente evoluir em quadra, empatar a partida em cinco pontos, mas Castro só conseguiu mesmo a liderança no set no décimo segundo ponto (12 a 11). Depois, repetiu o bom desempenho do segundo set, em sequência de pontos. A AMVP ´travou´ nos 11, enquanto Castro chegou a 21, e abriu boa vantagem. Na sequência, Maringá ainda descontou, e os pontos foram ´lá e cá´, mas o rival manteve boa diferença, e o set se encerrou em 25 a 14 para o Caramuru/Castro.
No quarto set, desta vez o Caramuru/Castro, começou avassalador, e abriu 5 a 0. Foi a partir daí que o time maringaense anotou o primeiro ponto, mas a diferença de cinco pontos para o rival se manteve até os 6 a 1. Maringá reagiu e empatou o jogo em sete pontos, e até conseguiu a virada para 9 a 8, e ainda ampliou para 10 a 8. Castro, entretanto, voltou a encostar, e empatou em 11 pontos. Aí, Castro abriu vantagem mínima, que se manteve até o décimo quarto ponto em favor do rival. A diferença subiu para dois pontos quando o Caramuru chegou ao décimo quinto ponto, e a vantagem foi até quatro pontos, em 17 a 13. Maringá voltou a ´apertar´ o marcador em dois pontos: 18 a 16 para Castro, que ´segurou´ o bom rendimento, e voltou a ampliar para quatro pontos (20 a 16), até fechar o jogo com parcial de 25 a 23, em três sets a um.
O Caramuru/Castro conseguiu o resultado positivo e mais pontos, projetados pelo técnico Fábio Sampaio na véspera, e ainda teve o central Diego como o melhor da partida. Ele recebeu de Arthur Lanci, atleta da AMVP/Maringá e campeão mundial de vôlei de praia, a homenagem.
Para o técnico vencedor, Castro ´pecou´ no início do jogo. “A equipe entrou um pouco desconcentrada em quadra, e para nós isso não é normal. Vamos ver o que está acontecendo, e tentar melhorar várias coisas”. Sobre o favoritismo da equipe para o título da temporada, Sampaio apontou outras equipes: Nós vencemos a Superliga B, mas isso não torna o time favorito. Isso traz um peso maior para nós, mas favorito é Foz e Araucária, que têm um orçamento bom para a competição”, finalizou.
“Essa conquistar vou dedicar à equipe. Porque foi um jogo mais difícil hoje, e a gente entrou errando pouco, e a gente conseguiu colocar o nosso ritmo de jogo, possibilitando suporte para eu fazer o que eu fiz hoje”, disse Diego, o melhor do jogo.
O Estadual da Divisão Especial 2016 é promovido e organizado pela Federação Paranaense de Voleibol (FPV). Neste ano, a competição será disputada por cinco equipes. Além de Toledo, Foz do Iguaçu, Caramuru/Castro e AMVP/Maringá, os atuais campeões do ASPMA/Araucária também estão na disputa.
Classificação Parcial – Estadual Adulto Masculino
1 Caramuru/Castro – 6 pts
2 Foz/Pisossul – 6 pts
3 Toledo – 0 pt
4 AMVP/Maringá – 0 pt
– –
Federação Paranaense de Voleibol
Assessoria de Imprensa
41 3363-4653
41 9218-3107
Textos e fotos: Silmar Ramos (Toledo) e Orlando Gonzalez (Maringá)