As equipes femininas de São José dos Pinhais e Cascavel/Caio/Ortho vão participar da Liga Nacional – Região Sul, em Blumenau (SC), o caminho mais curto para ingressar na Superliga Feminina de Voleibol. A partir de segunda-feira, dia 5, as equipes paranaenses vão estrear na competição cheias de expectativas e novidades. O torneio vai até sexta-feira, dia 9.
As paranaenses estão na chave V do torneio, junto do Blumenau Vôlei Clube, Aprov/Chapecó e Humaitá/Nova Trento, todas de Santa Catarina. O campeão ganha o direito de disputar a Fase Final, entre 26 e 31 de agosto, em sede a ser definida.
Veja AQUI a tabela completa da Fase Sul da Liga Nacional Feminina.
Enquanto São José dos Pinhais da treinadora Kelly Medeiros vai estrear no torneio, a equipe de Cascavel, do técnico Fenando Bonatto, participou no ano de 2008 e já é veterana nesta competição. Contudo, segundo Bonatto, isso é irrelevante, pois atualmente o torneio acontece em outro formato. “Desta vez a competição é para a categoria Sub-23, outra realidade, uma competição inédita na qual não temos referências. Sabemos que as equipes de Santa Catarina estão reforçadas e se prepararam exclusivamente para este campeonato”, disse o treinador cujo objetivo é fazer jogos equilibrados. “É o que pretendemos. Mas temos ainda temos alguns desafios, como controlar a ansiedade das garotas”, avisa Bonatto.
Disputando pela primeira vez o torneio da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), a ponteira Renata, 20 anos, não vê a hora de entrar em quadra pela Liga Nacional. “É a realização de um sonho. E como atleta, para mim, existe a ansiedade e a empolgação de disputar uma competição nacional contra atletas de alto nível. E para o nosso grupo, é uma experiência nova”, completa.
Cascavel vai para Santa Catarina com o time base que disputa o Campeonato Estadual da Juventude. A maioria das atletas cascavelenses tem menos de 18 anos e, por isso, o treinador achou importante mesclar o grupo com atletas mais experientes. Por isso, entre outras, a levantadora Mariana Leite e a líbero Fernanda foram convidadas a integrar a equipe, que viaja para Blumenau na madrugada de sábado para domingo. A comissão técnica espera contar também com a central Amanda Brock, pelo menos, nos dois últimos jogos da competição. A atleta defendeu a Seleção Brasileira no Mundial de Vôlei Infanto-Juvenil na Tailândia.
O jornalista Luciano Neves, do jornal Gazeta do Paraná, de Cascavel, vai acompanhar a delegação durante os dias de disputa.
São José dos Pinhais
A equipe do assistente técnico Alex Paiva também vai disputar a Liga Nacional com a equipe juvenil que está jogando o Estadual Adulto. O time pega a estrada rumo a Blumenau neste domingo, dia 4, às 14h e vai com vontade de fazer bonito.
Para isso a equipe também correu atrás de reforços e emprestou três atletas, uma levantadora e duas pontas. Do Maringá/Uningá/Amavolei veio a ponteira Natália, a única atleta da equipe que já disputou a Liga Nacional. “Se não me engano ela disputou o torneio em 2011, quando a liga ainda era somente para a categoria adulta. Ela tem experiência, já jogou brasileiro de seleções e tem um bom histórico”, afirma Alex.
Do Círculo Militar/Dom Bosco/Ponta Grossa quem vai compor a equipe são-joseense são a ponteira Laís e a levantadora Elissa. “Apostamos muito no nosso conjunto, é um grupo que joga junto há um bom tempo e certamente os reforços vão ajudar muito. Hoje fizemos treinos muito movimentados, com muito volume, bastante rali, defesa, ataque. Vamos disputar com consciência de que fizemos uma boa preparação e por isso a expectativa é boa”, completou.
– –