O Circuito Banco do Brasil Sub-21 conheceu seus primeiros vencedores no último domingo (17.05), em Maringá (PR). Pela primeira das cinco etapas da temporada, os estados do Paraná e Ceará se destacaram, fazendo as finais dos dois torneios. No masculino, melhor para Allysson Lima/Jefferson (CE), enquanto Nicolly Bittencourt e Monique (PR) levaram o ouro no feminino, jogando ‘em casa’. A próxima etapa ocorre no Rio de Janeiro (RJ), de 25 a 28 de junho.
Na decisão feminina, em uma partida extremamente equilibrada, Nicolly Bittencourt/Monique (PR) venceram Hegê e Verena (CE) por 2 sets a 1 (21/15, 20/22, 15/11), em 56 minutos, garantindo o título. Na disputa de bronze, horas antes, vitória de Tainá/Carol (SE) por 2 sets a 0 sobre Anna Luisa/Carol (RS), em 40 minutos.
As representantes do Paraná somam 200 pontos no ranking que define o campeão da temporada, enquanto as cearenses somam 180 pontos pelo vice-campeonato. A dupla sergipana leva 160 pontos com a medalha de bronze.
O torneio masculino também teve uma final decidida no tie-break, marcada por muita disputa e viradas. Allysson Lima/Jefferson (CE) venceram Arthur Lanci/Adrielson (PR), que contavam com apoio da torcida local, por 2 sets a 1 (21/15, 19/21, 9/15), em 52 minutos. Os paraibanos Thales e Kevin superaram Jardel/Liton (RN) por 2 sets a 1 (21/17, 19/21, 15/13), em 52 minutos, e completaram o pódio com a medalha de bronze.
A federação cearense leva 200 pontos pelo título da primeira etapa da temporada, com 180 pontos para o Paraná pelo vice-campeonato, enquanto o time da Paraíba fica com 160 pontos.
Assim como ocorre no circuito Sub-19, o Sub-21 é um campeonato de seleções estaduais. Ele mantém o formato das últimas duas temporadas, com as federações indicando suas delegações nos dois gêneros em busca do título. Além dos atletas, que podem ser alterados a cada etapa, as federações também são responsáveis por indicar um técnico. Os pontos são acumulados para o estado e o campeão geral é determinado ao final das cinco etapas.
Além de Maringá (PR), o Circuito Banco do Brasil Sub-21 também passará em 2015 por Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG), Saquarema (RJ) e uma cidade a definir. O atual modelo foi implementado em 2013 com o objetivo de identificar novos talentos nas areias, num trabalho de renovação. E, a partir daí, analisar quais são os polos que precisam receber um incentivo maior para se desenvolverem e serem trabalhados de forma mais direcionada.
VEJA TODOS OS RESULTADOS DO TORNEIO FEMININO
VEJA TODOS OS RESULTADOS DO TORNEIO MASCULINO
– –
Fonte: CBV