Campeões mundiais vencem a etapa de abertura da temporada superando Franco e Bruno Schmidt em batalha de três sets
Em uma partida muito disputada, com clima quente dentro e fora da quadra, os medalhistas olímpicos Alison e Emanuel (ES/PR) derrotaram Franco e Bruno Schmidt (CE/DF) por 2 sets a 1, parciais de 21/15, 16/21 e 20/18, e conquistaram o título da primeira etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013, nas areias de Cuiabá (MT). O torneio disputado no Parque de Exposição foi o primeiro da dupla após nas areias do país depois da conquista da prata nos Jogos Olímpicos de Londres.
Com a vitória, Emanuel chegou ao tetracampeonato nas areias do Mato Grosso. O campeão olímpico, que venceu em 2003, em Cuiabá, 2006, em Várzea Grande (MT), e 2008, em Cáceres (MT), destacou a exigência física e técnica da decisão da primeira etapa da temporada 2012/2013.
“Essa etapa de Cuiabá e, principalmente a final, foi uma das mais quentes que já joguei, tanto dentro da quadra como fora. Fora, acredito que estivesse uns 44 graus, com uma taxa de umidade muito baixa e foi difícil respirar e jogar. E dentro da quadra foi um jogo super bom. Franco e Bruno jogaram bem o tempo todo, buscaram todos os pontos. As duas duplas se revezaram à frente dos placares. O mais importante é que no final o trabalho de equipe que eu e Alison tivemos conseguiu sobrepor e mudar um pouco a estratégia. Nossa experiência de jogar juntos há mais tempo fez a diferença. Realmente, para jogar em uma temperatura como essa, tem que ter muita saúde”, comenta Emanuel, eleito o melhor jogador da decisão.
Atuais campeões do Circuito Banco do Brasil, Alison e Emanuel garantiram o nono título da dupla na competição, desde 2009. Autor do ponto de bloqueio que fechou a partida, Alison revelou que o espírito de união fez a diferença em favor da dupla nas horas de dificuldade.
“A estratégia do Bruno e do Franco foi pressionar o Emanuel o tempo todo e, como estava muito quente, procurei ajudá-lo o máximo possível. Felizmente, no fim o bloqueio funcionou. Ainda estamos recuperando o melhor ritmo de competição e começar vencendo é muito bom. Não foi fácil, mas conseguimos”, diz o “Mamute”.
Apesar da derrota na decisão, Franco e Bruno deixaram Cuiabá com saldo extremamente positivo. Formada às vésperas da competição, por conta de uma lesão de Pedro Solberg, que jogaria com o brasiliense, a parceria esteve muito perto da vitória, quando abriu vantagem no tie-break.
“Foi um torneio mágico para mim. Comprovei pessoalmente porque o Franco tem uma carreira tão vitoriosa. É um cara que tem físico, psicológico e voleibol para seguir jogando por muitos anos. Espero que continue, porque me espelho muito nele. Queria muito tê-lo ajudado a vencer esta etapa, mas saímos de cabeça erguida. Não consegui lidar muito bem com a questão do calor e o Alison e o Emanuel tiveram muitos méritos na virada”, diz o brasiliense, que deve iniciar sua parceria com Pedro Solberg na próxima etapa.
Na disputa de terceiro lugar, Bruno e Hevaldo fizeram valer a experiência da dupla e superaram os jovens Evandro e Vitor Felipe (RJ/PB) por 2 sets a 0, parciais de 21/16 e 21/11. Este foi o quarto pódio da dupla na competição, com um títulos, dois vice-campeonatos e uma terceira colocação.
A segunda etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013 acontecerá em Goiânia (GO), dentro de duas semanas. As disputas na capital goiana acontecerão entre os dias 28 e 30 de setembro, na arena montada no estacionamento do Shopping Flamboyant.
TABELA E RESULTADOS:
http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/et-resultados.asp?torneio=P&Naipe=M&Etapa=1
GALERIA DE FOTOS:
http://www.cbv.com.br/v1/imprensa/abrir.asp?id=1392
– –
Fonte: CBV
*De Cuiabá (MT), Guilherme Torres