Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 14.03.2014 – O termômetro colocado na areia para medir a temperatura na quadra marcava nada menos do que 47 graus. Foi sob esse intenso calor que, nesta sexta-feira (14.03), os atletas brigaram pelas últimas vagas no torneio principal da etapa de Maringá (PR) do Circuito Banco do Brasil Nacional 2013/2013, a última da temporada. No qualifying foram conhecidas as últimas oito duplas – quatro em cada naipe – que seguirão na disputa do título.
No feminino, não foi preciso nenhum tie break para definir as equipes classificadas, que neste sábado já iniciam a primeira fase do torneio principal. A primeira a se garantir foi Sandressa/Rafaela (AL/PA), que, no jogo decisivo, derrotou Paola/Tainá (SC/SE) por 2 a 0, parciais de 21/17 e 21/12. Na sequência, as catarinenses Leize e Andréa Teixeira venceram as paranaenses Juliana Simões e Camila Ortiz por 2 a 0 (21/17 e 22/20) e também avançaram.
As outras duas duplas que carimbaram o passaporte para a próxima fase foram Danielle/Nathasha (MS/RJ), que bateu Karine/Patrícia (PR) por 2 a 0, parciais de 21/9 e 21/13, e Solange/Alba (DF/BA), com vitória sobre Flávia/Rosimeire Lima (RJ/AL) por 2 a 0 (21/16 e 31/29).
As quatro equipes se juntam no torneio principal a Rachel/Érica Freitas (RJ/MG), Michelle Carvalho/Amanda Maltez (RJ), Andrezza/Luciana (AM/CE), Bruna/Pauline (PB/RJ), Evelyn/Fernanda Nunes (SC/RJ), Izabel/Camila (PA/RJ), Haissa/Karine (MS/CE) e Aline/Fabrine (BA). Também neste sábado serão disputadas as quartas de final, com semifinais, finais e disputas de terceiro lugar marcadas para domingo.
Entre os homens, a primeira dupla a confirmar presença no torneio principal foi Felipe Cavazin/Daniel Lazzari (PR/SC), que venceu André/Marcus Borlini (ES) com um duplo 21/17. Outra a se garantir foi Tiago/Jefferson (BA/RJ), que derrotou Vinícius/Stersa (RJ) por 2 a 0, parciais de 21/19 e 21/10. Marcelo/Everson (RS/PR) também avançou ao superar Rico/George (PB) no tie break (24/22, 15/21 e 15/6).
Dupla da casa estreia no torneio e garante uma das vagas
No último jogo do dia, o duelo mais emocionante, ainda mais porque envolvia uma dupla da casa. Os paranaenses Fernando Santos e Arthur Lanci, pela primeira vez na competição, e com total apoio da torcida da casa, acabou vencendo uma dupla mais experiente, formada por Luccas Lima/Miguel (SP/MS): 2 a 1, parciais de 21/19, 19/21 e 15/10. No fim, o desabafo de quem espera chegar ainda mais longe na carreira.
“É uma experiência a mais, nova pra mim. Nunca tinha jogado esse torneio, que é muito forte. Dei meu máximo em todos os momentos e sabia que podia chegar. É um campeonato muito importante. Agora, eu e Fernando teremos duplas ainda mais duras pela frente na fase de grupos. Buscaremos fazer o nosso melhor para chegar ainda mais longe”, afirmou Arthur Lanci.
Neste sábado, os classificados no masculino retomarão a luta pelo título na cidade paranaense contra Harley/Renatão (DF/PB), Guto/Rhuan (SP/RJ), Ramon Gomes/Bernardo Lima (RJ/CE), Léo Vieira/Averaldo (DF/TO), Saymon/Fábio (MS/CE), Léo Gomes/Beto Pitta (RJ), Ícaro/Fabiano (PB/PE) e Yuri/Álvaro Andrade (BA/SE).
Paranaenses Fernando Santos e Arthur Lanci garantem última vaga (Foto: Paulo Frank/CBV)
GALERIA DE FOTOS:
http://www.cbv.com.br/v1/imprensa/abrir.asp?id=1962
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do vôlei brasileiro.
Assessoria de Comunicação – CBV | Idigo – Núcleo de Inteligência Digital