Ágatha e Bárbara Seixas iniciaram sua campanha com derrota para dupla argentina
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 18.06.2014 – As duplas que representam o Brasil no Grand Slam de Berlim, na Alemanha, começaram o torneio feminino com grandes resultados na tarde desta quinta-feira (18.06). Foram seis vitórias e apenas duas derrotas pela fase de grupos, uma delas inevitável, já que aconteceu em confronto entre times brasileiros. A primeira fase termina nesta sexta-feira (19.06), quando cada equipe disputará mais uma partida.
Talita e Taiana venceram duas vezes e já estão garantidas nas oitavas de final da competição. Maria Clara e Carol também tiveram duas vitórias, mas decidem o primeiro lugar do grupo na rodada final. Juliana/Maria Elisa e Ágatha/Bárbara Seixas perderam um jogo cada, mas têm grandes chances de classificação à próxima fase.
O grupo C começou com um duelo muito equilibrado entre duplas brasileiras. Talita e Taiana venceram Juliana e Maria Elisa por 2 sets a 0 (26/24, 23/21), em 43 minutos de partida. Na sequência, as atuais campeãs do Circuito Mundial derrotaram as cazaques Tatyana Mashkova/Irina Tsimbalova por 2 sets a 0 (21/15, 21/11), em 32 minutos, enquanto Juliana/Maria Elisa se recuperaram e venceram as canadenses Jamie Broder/Kristina Valjas também por 2 sets a 0 (21/17, 21/15).
Com os resultados, Talita e Taiana já estão garantidas na primeira colocação da chave, e consequentemente nas oitavas de final. Elas cumprem tabela nesta quinta-feira (19.06), contra as canadenses, enquanto Juliana e Maria Elisa enfrentam o time cazaque para confirmarem a segunda posição e avançarem à próxima fase.
Na chave F, Ágatha e Bárbara Seixas iniciaram a campanha com derrota para as argentinas Ana Gallay e Georgina Klug por 2 sets a 1 (14/21, 21/16, 16/14), em 59 minutos de partida. As atuais campeãs do Circuito Banco do Brasil Open mostraram poder de reação e venceram o time alemão Victoria Bieneck/ Julia Grobner por 2 sets a 0 (21/16, 21/13), em 34 minutos. Com três pontos e sem chances de classificação em primeiro, elas enfrentam as norte-americanas Lauren Fendrick e Brooke Sweat nesta quinta em busca do segundo lugar.
Já pelo grupo H, Maria Clara e Carol protagonizaram duas grandes viradas e terminaram o dia na primeira colocação. No primeiro jogo, vitória sobre o time alemão Chantal Laboureur/Julia Sude por 2 sets a 1 (18/21, 21/15, 15/11), em 49 minutos. Na rodada seguinte, triunfo sobre as russas Evgenia Ukolova e Maria Prokopeva por 2 sets a 1 (10/21, 21/14, 15/11), em 43 minutos. Elas completam a fase de grupos contra as tchecas Kristyna Kolocova/Marketa Slukova e podem avançar na primeira posição mesmo em caso de derrota.
Maria Clara e Carol tiveram duas vitórias na estreia da fase de grupos (Foto: Divulgação/FIVB)
A fase eliminatória começa na próxima sexta-feira (20.06), quando ocorre a repescagem e oitavas de final. Quartas de final e semifinais estão reservadas para o sábado (21.06). No domingo, acontece a disputa da medalha de bronze e a final, que terão transmissão do canal SporTV e pelo link http://www.laola1.tv/en-int/fivb-web-tv/269.html.
Berlim é o terceiro Grand Slam da temporada 2014 do Circuito Mundial, que também teve a disputa de quatro Opens (Praga contou apenas com o torneio feminino) até agora. Além de um prêmio de mais de R$ 127 mil, a dupla campeã na capital da Alemanha soma 800 pontos na briga pelo troféu geral, contra 500 pontos por um título de etapa do Open.
VEJA TODOS OS RESULTADOS DO DIA NO TORNEIO FEMININO
VEJA A GALERIA DE FOTOS DO DIA DO TORNEIO FEMININO
Assessoria de Comunicação – CBV | Idigo – Núcleo de Inteligência Digital