O Campeonato Brasileiro de Seleções na categoria Infanto-Juvenil Feminina de voleibol que acontece em Guaratuba de 28 de novembro a 04 de dezembro será histórico para o voleibol brasileiro e também para o esporte paranaense. Através da FPVTV – a web TV da Federação Paranaense de Voleibol, todo campeonato em Guaratuba será transmitido ao vivo para todo planeta.
Uma parceria com a Secretaria do Esporte do Paraná, a Federação de Voleibol do Paraná e a Confederação Brasileira de Voleibol possibilitou essa iniciativa que já deu certo durante o ano de 2011 em campeonatos estaduais e que agora será implantada em uma competição nacional.
Já tradicional no voleibol do Paraná, a transmissão de jogos pela internet com qualidade de uma TV convencional vai agora coroar o melhor voleibol do planeta. De 29 de novembro a 04 de dezembro serão 33 jogos transmitidos ao vivo através do site da Federação Paranaense de Voleibol que mantém parceria com a MID TV, produtora e responsável técnica de toda geração em Guaratuba.
Apesar de Web TV, a transmissão não deixa a desejar. São quatro câmeras, narrador, repórter de quadra, replay, slow motion e a possibilidade de estar no ar o tempo todo sem preocupação com outra programação. Entre os jogos estão previstas entrevistas com atletas, técnicos, dirigentes e personalidades do voleibol.
A novidade vai possibilitar que pais, atletas, dirigentes e amantes do esporte de todo Brasil possam acompanhar o voleibol mais vitorioso do planeta, basta ter acesso à internet. O fato vai marcar história no voleibol e oxalá no esporte brasileiro. Pela primeira vez uma competição terá todos os seus jogos transmitidos ao vivo, sem exceção e sem cortes.
Segundo o Presidente da FPV, Neuri Barbieri, a experiência que começou no Paraná em abril agora já vai ganhar dimensões nacionais: “A tecnologia chegou ao esporte. Enquanto esporte amador não temos espaço na mídia e nós no Paraná encontramos uma ferramenta que nos oferece visibilidade. A CBV conheceu nossa estrutura e agora vai experimentar em um campeonato nacional. Tenho certeza que será sucesso.”
A realização do Campeonato Brasileiro em Guaratuba só foi possível porque a FPV fez parceria com o Governo do Estado através da Secretaria do Esporte. Segundo o Presidente da FPV, sem o auxílio da Secretaria se tornaria inviável a realização: “Há de se ressaltar que o Secretário Evandro Roman prontamente atendeu nosso apelo e colaborou para realizarmos essa festa do voleibol aqui no Paraná. Mostrou uma nova mentalidade para tratar o esporte paranaense e sei que teremos bons campeonatos também em 2012. A transmissão só acontece porque ele (Evandro) conheceu e acreditou em nosso projeto desde o começo.”
Todos os jogos acontecem no Ginásio Municipal José Richa de Guaratuba a partir das 10h00min que receberá o piso utilizado em jogos de Superliga. Emborrachado, o piso diminui o risco de contusões além de ser visualmente melhor para a transmissão de TV.