Por assessoria FPV
O Campeonato Paranaense Adulto Feminino, Série A, 2025, chegou ao fim no dia 9 de novembro, com a final entre Unilife/ Maringá/ Sancor Vôlei e Vôlei Clube Cascavel. Pela sexta vez consecutiva na grande decisão, a equipe maringaense conquistou mais um título da principal competição do estado. Com a vitória por 3 a 0, o time de Maringá chegou ao pentacampeonato consecutivo.
Após nove anos, a grande decisão da principal competição do estado voltou a ser protagonizada por um embate entre times das cidades de Maringá e Cascavel, que são conhecidas pelo incentivo ao esporte. Em 2016, a decisão teve Maringá/ Famma/ Amavolei e Cascavel/ Unimed, e também terminou com o título para as maringaenses.
Neste ano, um dos grandes destaques foi a equipe do Vôlei Clube Cascavel. Com um projeto bem estruturado, o time teve a segunda melhor campanha da fase classificatória e confirmou o bom desempenho nos jogos finais. As atletas comandadas por Igor Mateus tiveram apenas duas derrotas na competição e chegaram a vencer o campeão, Unilife Maringá jogando em casa na primeira fase da disputa.

Entretanto, na grande final disputada em Maringá, as atuais campeãs mostraram entrosamento, técnica e qualidade de um time que representa o Paraná na Superliga A. Com apenas uma derrota na competição, a equipe não teve grandes dificuldades para confirmar o pentacampeonato consecutivo diante da torcida. Na decisão, vitória por 3 a 0 diante do Cascavel, com parciais de 25/8 25/12 25/12.

Se na parte de cima o domínio foi de Maringá e Cascavel, com um destaque para Londrina Vôlei que faturou o bronze, na parte debaixo, times tradicionais do estado nao tiveram uma boa temporada. O PM Irati, que em 2023 foi finalista e conquistou a prata, neste ano amargou a pior campanha com oito derrotas e nenhuma vitória.
O PM Toledo/ Line/ Avotol e o Foz do Iguaçu/ Smel também não conseguiram boas campanhas e ficaram de fora da fase final. Confira a classificação final:

O Campeonato Paranaense Adulto Feminino, Série A, é promovido pela Federação Paranaense de Voleibol, com patrocínio da Itaipu Binacional e da Penalty.