Por assessoria FPV
O Campeonato Paranaense Masculino Adulto, Série A, 2025 chegou ao fim neste domingo (26) com mais um título do Araucária Vôlei. O time da região metropolitana de Curitiba mantém uma hegemonia no estado e alcançou o quarto troféu consecutivo. Com o final da competição e com os resultados da Série B, os participantes da elite do voleibol paranaense da edição 2026 estão definidos.
Ao todo, foram 46 jogos do Campeonato Paranaense Masculino Adulto, com 11 equipes participantes entre as divisões A e B. No primeiro semestre de 2025 teve início os jogos da Série B e na segunda metade do ano as equipes da elite do voleibol paranaense disputaram o troféu mais importante da temporada.
“Foi uma honra dirigir tecnicamente esta competição que é o ápice do voleibol paranaense. O nível técnico e a intensidade das partidas mostraram a grandeza de nosso esporte. Equipes que disputaram a Superliga C. Essa edição superou todas as expectativas e comprovou porque nosso Estadual é tão especial”, avaliou Gustavo Silva, diretor técnico do Campeonato Paranaense Adulto.
Com os resultados da temporada 2025, Sâo José dos Pinhais/ Aiel e AAAEF Londrina conquistaram o acesso para a Série A e estão de volta a elite do voleibol paranaense. Por outro lado, Foz do Iguaçu/ Smel e PM Nova Esperança/ Homenet Telecom tiveram as piores campanhas e jogarão a Série B na próxima temporada.
Série A
A Série A do Campeonato Paranaense Masculino Adulto terminou com o tetracampeonato consecutivo do Araucária Vôlei. Assim como nas últimas temporadas, a equipe de Everson Ribeiro dominou a competição de ponta a ponta e finalizou com o ouro, desta vez jogando a fase final em casa, no ginásio Parque Cachoeira.
Na primeira fase o Araucária Vôlei venceu os sete jogos. Já na fase final, o time superou o Unilife Maringá nas semifinais e bateu o PM Toledo/ Line/ Avotol na grande decisão. Em toda a competição, o Araucária perdeu apenas um set.

Na parte debaixo da tabela de classificação, o Foz do Iguaçu/ Smel teve a pior campanha com apenas uma vitória em sete rodadas. A equipe do oeste foi rebaixada para a Série B, assim como o PM Nova Esperança/ Homenet Telecom, que ficou na sétima posição. Confira como ficou a classificação final:

Série B
Nos meses de maio e agosto, as equipes da Série B do Campeonato Paranaense Masculino Adulto disputaram duas vagas na elite do vôlei paranaense. Os jogos foram disputados em Cascavel e Londrina.

No final de oito rodadas, a equipe do São José dos Pinhais/ Aiel finalizou a competição com a primeira posição, com apenas uma derrota no campeonato. Com o resultado, o time da região metropolitana de Curitiba conquistou o acesso, assim como o AAAEF Londrina, que terminou na segunda posição.Confira a classificação final da Série B 2025:

O Campeonato Paranaense Adulto Masculino, Séries A e B, é promovido pela Federação Paranaense de Voleibol, com patrocínio da Itaipu Binacional e da Penalty.