Da assessoria
A primeira edição do Congresso Internacional de Voleibol nasce já com status de sucesso após presença de 153 profissionais no primeiro dia do evento que contou com a participação de dois ícones do esporte, Bernardo Rezende e Marcos Pacheco. Os técnicos abriram o congresso que iniciou nesta quarta-feira (24), em São José dos Pinhais, com a presença de treinadores bolivianos, peruanos e brasileiros que atuam no país, na América do Norte e também na Europa.
O primeiro a palestrar foi o técnico do Ribeirão Preto, Marcos Pacheco, que falou sobre a construção de uma equipe de alto nível. Dentro desse tema, Pacheco abordou conceitos técnicos e táticos de uma equipe vencedora, organização da semana de pré-jogo e treino tático da semana de jogo. Após a aula teórica, os participantes puderam ver na prática como são realizados os treinos pelo técnico.
Pacheco afirmou que esta é uma oportunidade de ouro, poder vivenciar essa troca de experiências. “Eu sempre fui um grande questionador porque percebo que temos pouquíssimas oportunidades como esta. Hoje vimos um auditório lotado de pessoas com pouca experiência, alguns com muita, técnicos de Superliga trabalhando hoje no exterior, e todos com o propósito de compartilhar informação. Isso é muito importante. Hoje a gente vive um momento difícil no voleibol, pelo investimento, onde muitos profissionais estão buscando o seu espaço e num ambiente como este as ideias fluem. A gente se renova e constrói situações diferentes. Quero parabenizar ao Gersinho e Josmar e apoiar sempre porque esta é uma oportunidade de ouro devido a todo esse contexto. O Brasil, o esporte e o voleibol precisam de eventos como este.”
No início da noite o técnico multicampeão Bernardinho abriu oficialmente o evento com uma palestra sobre liderança e excelência, e ainda respondeu a perguntas dos participantes ao final da apresentação. “É uma honra participar desse evento incrível que está sendo realizado com tantos treinadores de renome que atuam no Brasil, na Superliga, em campeonatos internacionais, entre outros treinadores de países vizinhos. Não me lembro, em um passado recente, de algo dessa qualidade. Espero que seja o primeiro de muitos e que a cada ano possamos juntar treinadores a fim de compartilhar informações e experiências, e, com isso, desenvolver ainda mais o nosso voleibol. Parabéns aos organizadores e a todos aqueles, nós professores, Josmar, Gersinho e toda essa turma que começou conosco os projetos aqui no Paraná há muitos anos e continuam capitaneando, desde a Taça Paraná e agora com esse evento incrível que espero que tenha o mesmo sucesso dos demais eventos que eles costumam organizar”, declarou.
Na abertura, os organizadores do evento, Josmar Coelho e Gerson Amorin agradeceram a presença do secretário de esportes de São José dos Pinhais, Alessandro Hendler, do secretário de governo do município Cláudio Alves, do presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF9/PR), Antonio Eduardo Branco e de todos os participantes do evento.
“Certamente esse evento é um divisor de água. Planejarmos um congresso desse nível, que vai proporcionar discussões enriquecedoras entre esses profissionais, nos deixa extremamente satisfeitos e certos de que estamos, juntos, de fato contribuindo para o desenvolvimento e crescimento do voleibol”, comentou Josmar Coelho.
Gersinho agradeceu também a disponibilidades dos palestrantes que apostaram na grandiosidade do evento que tende a se ampliar ainda mais. “Estou muito feliz em contar com o apoio e credibilidades de grandes nomes do esporte já nesta primeira edição. Espero que a gente possa fazer anualmente eventos como este para discutir sobre voleibol, buscando sempre a excelência dentro e fora de quadra”, afirmou.
O congresso vai até domingo (28) com programação diária de aulas teóricas e práticas dos palestrantes, encerrando com mesa redonda ao final de cada dia. O debate será mediado pelo técnico e jornalista, Cacá Bizzocchi, que foi treinador de grandes equipes do voleibol brasileiro e fez parte da comissão técnica campeã olímpica em 1992 na primeira conquista de uma medalha olímpica no desporto coletivo do Brasil.
Cronograma
Quinta-feira (25.07)
– Javier Weber, ex-levantador, que foi técnico no Brasil e campeão da Superliga como jogador e ainda teve passagem pela Seleção Argentina.
– Maurício Paes, campeão na França e bicampeão da Vleague no Japão 2017/2018 e 2018/2019.
Sexta-feira (26.07)
– Henrique Modenesi, atual estatístico da Seleção Brasileira masculina adulta e considerado o melhor estatístico do Brasil que atuou também como assistente nas equipes por onde passou.
– Hélio Griner doze vezes campeão da Superliga feminina como assistente na equipe do Rio de Janeiro.
Sábado (27.07)
– Rubinho, campeão olímpico juntamente com Bernardinho e recentemente vice-campeão da Superliga 2018/2019 com Sesi-SP.
– Fábio Correia, preparador físico bicampeão mundial com o Sada Cruzeiro e cinco vezes campeão da Superliga com diferentes equipes.
Domingo (28.07)
– Luizomar de Moura técnico, campeão da Superliga feminina pela equipe de Osasco, técnico da seleção brasileira infantojuvenil e assistente técnico da Seleção Brasileira adulta feminina.