A 1ª etapa do Circuito Paranaense de Vôlei de Praia encerrou neste domingo, dia 22, em São José dos Pinhais, com domínio das duplas de Maringá que venceram três das quatro finais em disputa.
No masculino, Juliano e Adrielson fizeram campanha 100% e ficaram com o ouro na Sub-19 e na adulta. Na Sub-19 feminina, Maringá apareceu de novo com Monique e Amanda. Paulinha e Karine, de Apucarana, ficaram com a primeira colocação na adulta.
O torneio realizado pela Federação Paranaense de Voleibol (FPV) inaugurou em grande estilo o calendário do vôlei de praia no Estado em 2015, mostrando que as duplas do interior do Paraná estão afiadas e vão dar muito trabalho aos adversários durante toda a temporada.
E é isso o que pensa o presidente em exercício da Federação Paranaense de Voleibol, José Francisco Alves Macedo. Para ele, os resultados da primeira etapa fortalecem e mostram a força do interior do Estado na modalidade. “O Circuito mostrou como o interior do Paraná é forte quando se trata de vôlei de praia. Parabéns a todos os municípios, principalmente a Maringá, que conquistou um excelente resultado aqui. O trabalho que os treinadores de lá fazem é exemplar e muito eficiente. Há tempos que os maringaenses dominam o vôlei de praia no Estado e são convocados para as seleções brasileiras. Isso se deve à estrutura que temos lá. É importante que aconteça (os resultados) porque nos mostra que estamos no caminho certo”, afirma.
Com arquibancada cheia nos dois dias de disputa, os jogos movimentaram as quadras do Complexo Esportivo Ney Braga e reuniram mais de 40 duplas disputando centenas de partidas.
FINAIS MOSTRAM EQUILÍBRIO ENTRE AS DUPLAS
Não houve disparidade técnica entre as equipes que disputaram as finais do CPVP. Todas jogaram de igual para igual na fase decisiva e mostraram que rivalidade também está presente no vôlei de praia.
Na final da Sub-19 masculina, Juliano e Adrielson (Maringá) venceram os conterrâneos Mateus e Patrick por 2 sets a 1 (18×21/21×14/20×18) e ficaram com o outro e prata, respectivamente. O bronze ficou com a dupla Felipe e Rafael, também de Maringá, que venceram Junior e André, de Londrina, por 1 set a 0, parcial de 21×19. Todas as decisões de 3º lugar foram disputadas em apenas um set vencedor, ao contrário das finais que foram em melhor de dois sets.
Na decisão da Sub-19 feminina, a dupla maringaense Monique e Amanda levou o título ao vencer de virada, por 2 sets a 1 (19×21/23×21/15×12), a excelente dupla formada pelas irmãs gêmeas Vanda e Eduarda, atuais campeãs dos Jogos Escolares do Paraná e representando o município de Salto do Lontra, cidade com quase 14 mil habitantes distante cerca de 500km da capital Curitiba. Acompanhadas de perto pelo pai e pela mãe, as lontrenses tiveram bons momentos durante todo o jogo e chegaram a liderar por várias vezes o placar, mas no final demonstraram nervosismo e cometeram erros cruciais que culminaram com a derrota para as maringaenses. Na terceira colocação da etapa, a dupla Aline e Boschi, de Curitiba, venceu Laís e Clara de Maringá por 1 a 0, parcial de 21×15.
A categoria adulta feminina deu o título à dupla de Apucarana, Paulinha e Karine, ao derrotarem por 2 sets a 0 (21×16/21×15) as curitibanas Angie e Mari. Além de permanecerem na liderança do ranking do Circuito até a próxima etapa, a dupla vencedora ganhou duas bolas Mikasa, triféu e mais R$ 600 na conta das atletas. Em terceiro lugar ficou a dupla Nicole e Bia, de Maringá, que levou a melhor sobre as donas da casa, Lais e Jaqueline, por 1 set a 0 com parcial de 21×14.
Na final da categoria adulta masculina, os maringaenses Juliano e Adielson mostraram que não estão de brincadeira e botaram “água no chope” da dupla de Campo Largo, Bode e Leo, uma das mais experientes do torneio e apontada como uma das favoritas ao título. O jogo entre eles foi disputado, com muita vibração e vontade de vencer de ambos os lados, com lances de raça e doação de todos os atletas. O jogo teve momentos de tensão e, quase no final, a arbitragem precisou interferir apresentando dois cartões amarelos e um vermelho. Mas nada foi capaz de deixar o jovem Juliano satisfeito, comemorando com a medalha no peito. “É motivo de inspiração jogar contra atletas que disputaram o Circuito Open, que é o topo do vôlei de praia no Brasil. Eu e meu parceiro Adrielson fizemos boas partidas, principalmente nas finais, e ficamos muito felizes por vencer as duas categorias. Treinamos muito em Maringá e o que estamos colhendo hoje é fruto do que o nosso treinador nos ensina. Agora é esperar as próximas etapas do paranaense e continuar tentando vencer as etapas para conquistar o título do Circuito”, avisa o confiante Juliano.
Fechando, a dupla Dólar (SJP) e Felipe (Maringá), ficou na terceira colocação ao derrotar os experientes Lipe e Dal’pozzo, de Maringá, com parcial de 21×17, numa partida franca onde os bloqueios e ataques precisos foram uma constante e renderam pontos para os dois lados. Venceu quem errou menos.
Além das medalhas, dos troféus e das duas bolas Mikasa, os campeões ganharam também um prêmio de R$ 800 para a dupla em nome da FPV. A próxima etapa do CPVP vai acontecer em maio, possivelmente na região Oeste do Estado.
Confira AQUI todas as fotos dos dois dias de disputa.
– –